Buscar

crescimento urbano e pobreza

Prévia do material em texto

Crescimento urbano e pobreza.
Crescimento urbano e pobreza.
	A globalização no Brasil tem aprofundado as dimensões da desigualdade social, criando processos que podemos denominar de exclusão social. Esses processos estão acompanhados de uma urbanização, cuja importância na compreensão das transformações recentes, bem como, na elaboração de alternativas aos problemas contemporâneos, é decisiva. 
Crescimento urbano e pobreza.
	A recente urbanização brasileira tem evidenciado duas dimensões desses processos mais gerais: um processo global, impondo padrões de consumo e, um outro processo local, reproduzindo a desigualdade social, com novos conteúdos. A expansão das cidades médias tem revelado muito mais do que a simples expansão das desigualdades ou da exclusão social, evidencia uma descontinuidade na experiência social da vida cotidiana
	O primeiro aspecto, diz respeito à globalização que, a partir dos anos 90, imprimiu novas questões ao habitar urbano, trazendo consigo uma gama de novidades às tradicionais questões sociais urbanas. 
	O segundo aspecto destacado está relacionado aos problemas sociais decorrentes desses processos mais gerais que emprestam à exclusão social inéditas formas e conteúdos.
Crescimento urbano e pobreza.
A Globalização
1.O fenômeno da Globalização tem provocado efeitos cada vez mais concentradores e excludentes no que se refere às riquezas e ao poder. Ao mesmo tempo desencadeou-se uma revolução técnico-científica, baseada na informação e na automação dos processos produtivos.
A Globalização
	Os avanços das telecomunicações e da computação estão permitindo transferências, praticamente instantâneas, de vultuosos recursos especulativos de um centro financeiro a outro. 
	A formação desse mercado financeiro global criou as condições para uma desterritorialização crescente do capital. 
	Um capital que circula completamente desenvolto pelas economias nacionais, derrubando fronteiras e influenciando as políticas econômicas e nacionais.
A Globalização
	No que diz respeito a uma realidade social, econômica, política e cultural articulada em âmbito propriamente planetário . 
	A realidade multifacetada é fragmentada e também se impõe pela urbanização acelerada e concentrada em metrópoles . 
A Globalização
	As condições históricas e estruturais dos diferentes países e cidades - pesam na configuração das desigualdades sócio-espaciais, nos vínculos e relações de sociabilidade como as associativas, de segregação e/ou diferenciação.
A Globalização
	Ricas cidades pobres, pois nelas, paradoxalmente, foi gerado o crescimento de muitos países, bem como a própria pobreza e miséria. "A vulnerabilidade social privilegia os grupos que na sociedade estão mais expostos para privações: as mulheres, as crianças, os anciãos, indígenas, que se identificam como grupos vulneráveis, exigindo atendimento prioritário.
Problemas Sociais
	A exclusão social revela de forma conclusiva as diversas formas e modos pelos quais a exclusão se dá, superando uma concepção que a confundia com pobreza absoluta. É neste aspecto que procuramos apontar alguns pontos importantes sugeridos pelo crescimento das cidades médias. 
Desemprego
	Embora a geração de empregos tenha aumentado nos últimos anos, graças ao crescimento da economia, ainda existem milhões de brasileiros desempregados. A economia tem crescido, mas não o suficiente para gerar os empregos necessários no Brasil. A falta de uma boa formação educacional e qualificação profissional de qualidade também atrapalham a vida dos desempregados. Muitos têm optado pelo emprego informal (sem carteira registrada), fator que não é positivo, pois estes trabalhadores ficam sem a garantia dos direitos trabalhistas.
Saúde
	Nesses últimos tempos, pessoas que possuem uma condição financeira melhor estão procurando os planos de saúde e o sistema privado, pois a saúde pública encontra-se em estado de crise aguda. Hospitais superlotados, falta de medicamentos, greves de funcionários, aparelhos quebrados, filas para atendimento, prédios mal conservados são os principais problemas encontrados em hospitais e postos de saúde da rede pública. A população mais afetada é aquela que depende deste atendimento médico, ou seja, as pessoas mais pobres.
Educação
	Os dados sobre o desempenho dos alunos, principalmente da rede pública de ensino, são alarmantes. A educação pública encontra vários problemas e dificuldades: prédios mal conservados, falta de professores, poucos recursos didáticos, baixos salários, greves, violência dentro das escolas, entre outros. Este quadro é resultado do baixo índice de investimentos públicos neste setor. O resultado é a deficiente formação dos alunos brasileiros.
Habitação
	O déficit habitacional é grande no Brasil. Existem milhões de famílias que não possuem condições habitacionais adequadas. Nas grandes e médias cidades é muito comum a presença de favelas e cortiços. Encontramos também pessoas morando nas ruas, embaixo de viadutos e pontes. Nestes locais, as pessoas possuem uma condição inadequada de vida, passando por muitas dificuldades. 
Violência e Criminalidade
	A violência está crescendo a cada dia, principalmente nas grandes cidades brasileiras. Os crimes estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Nos jornais, rádios e tvs presenciamos cenas de assaltos, crimes e agressões físicas. A falta de um rigor maior no cumprimento das leis, aliada as injustiças sociais podem, em parte, explicar a intensificação destes problemas em nosso país.
Poluição
	Este problema ambiental tem afetado diretamente a saúde das pessoas em nosso país. Os rios estão sendo poluídos por lixo doméstico e industrial, trazendo doenças e afetando os ecossistemas. 
	O ar, principalmente nas grandes cidades, está recendo toneladas de gases poluentes, derivados da queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo - gasolina e diesel principalmente). Este tipo de poluição afeta diretamente a saúde das pessoas, provocando doenças respiratórias. Pessoas idosas e crianças são as principais vítimas.

Continue navegando