Buscar

Atividade A1 - Antropologia e Cultura Brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ricardo Antonio Santos da Silva RA: 2147454
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
ATIVIDADE 1 (A1)
Sabemos que o Brasil tem uma diversidade cultural muito grande devido ao número de pessoas que migraram para o Brasil no período após o seu “descobrimento”. A matriz cultural brasileira foi originalmente formada por nativos indígenas, colonizadores vindos da Europa, africanos que vieram como escravos inicialmente e outros povos (como italianos e japoneses) que vieram posteriormente.
Entretanto, foi dos portugueses que recebemos a herança cultural fundamental, onde a história da imigração portuguesa no Brasil confunde-se com nossa própria história. Foram eles, os colonizadores, os responsáveis pela formação inicial da população brasileira. Isso decorreu do processo de miscigenação com índios e negros africanos, de 1500 a 1808.
A miscigenação entre brancos e negros originou os povos chamados de mulatos. Já da mistura entre índios e brancos surgiram os mamelucos, considerados como os primeiros brasileiros no período após o descobrimento. Já a miscigenação entre índios e negros deu origem aos cafuzos.
 Alguns dos principais elementos da cultura brasileira são: 
· Cristianismo Europeu. 
· Umbanda da África. 
· Culinária proveniente de diferentes países, tais como África, Portugal, Japão, França e Itália. 
· Língua Portuguesa. 
· Arte europeia.
Os conflitos étnicos brasileiros tiveram partida durante o período do Brasil colônia. A chegada dos colonizadores motivou o choque entre culturas indígenas e europeias.
Além da doutrinação religiosa e trabalho escravo, esse encontro culminou na proliferação de epidemias e extermínio de tribos. 
Outro conflito que marca o desenvolvimento do Brasil é entre brancos e negros. A classe branca e burguesa acumulou fortunas em cima da mão de obra de negros escravizados – um dívida histórica com a população negra que o país ainda se mantém longe de solucionar.

Continue navegando