Buscar

Processos Grupais - Avaliando 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Processos Grupais – 1
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Existem diversos tipos de grupos que embora possam manter objetivos gerais em comum, tal como ajudar o indivíduo a adquirir e desenvolver comportamentos mais funcionais do que os utilizados até o momento, para sua maior competência e ajustamento social, diferem quanto aos objetivos específicos. Indique, dentre as opções abaixo, os objetivos específicos dos grupos de terapia.
		
	
	Envolve o desenvolvimento cognitivo sobre um tema até então pouco dominado pelos integrantes do grupo em questão. É bem estruturado e não apresenta um coordenador específico sendo co-coordenador por todos os seus integrantes.
	
	Visam tornar seus membros mais sensíveis ao seu próprio funcionamento, às suas modalidades características de comportamento e aos processo importantes que se desenrolam dentro do grupo, para que alcancem insights sobre seus pontos cegos no relacionamento laboral.
	
	O trabalho orienta-se para o desenvolvimento da competência interpressoal e crescimento, objetiva-se apenas um insight superficial de seu desempenho em situações pessoais e profissionais.
	 
	Visam ajudar seus membros a alcançar insights sobre suas dificuldades pessoais, em situações interpessoais de todos os tipos, e as respectivas causas e, por conseguinte, permitir o alívio de suas ansiedades neuróticas, como primeira etapa na resolução dos problemas.
	
	Destina-se a alguma atividade de psicoeducação enquanto se aguarda um tratamento principal em particular, desta forma utiliza-se o tempo ocioso de forma produtiva e direcionada.
	Respondido em 28/05/2020 14:22:55
	
Compare com a sua resposta: Quando se trabalham com grupos a primeira sessão é das mais importantes pois a nova situação, antes que se esclareçam as expectativas, exige cautela e provoca atitudes defensivas. Caso não haja um planejamento adequado desta sessão pode-se provocar a formação de subgrupos e o desenvolvimento de facções que ir.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Freud reitera as possíveis influências dos fenômenos sociais na constituição do sujeito, e diz que uma relação entre no mínimo duas pessoas já poderia ser considerada uma relação social; sendo assim Freud:
		
	
	destaca que um Eu só é EU na dinâmica intersubjetiva.
	 
	estipula que um Eu não se constituiria sozinho, pois ele seria fruto de relações de outro, um ser plural.
	
	nega que um Eu não se constituiria sozinho, pois ele seria fruto do ambiente.
	
	corrobora com o conceito de arquétipos como gerados nos processos grupais.
	
	indica que o Inconsciente se constitui por experiências humanas.
	Respondido em 28/05/2020 14:25:56
	
Compare com a sua resposta:
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A expressão dinâmica de grupo tem servido historicamente a uma série de interpretações distintas, dentre as quais podemos incluir: 1) Ideologia política, 2) Conjunto de técnicas, 3) Campo de pesquisa. A primeira refere-se: (Marque a resposta CORRETA)
		
	
	À influência dos agrupamentos humanos sobre o comportamento psicológico do indivíduo.
	 
	À importância da liderança democrática, à participação dos membros de um grupo nas decisões e na solução de problemas, lançando a ideia de co-participação como princípio fundamental numa sociedade democrática.
	
	A um conjunto de práticas utilizadas em trabalhos com grupos, tais como o desempenho de papéis, interação e discussão de pontos relevantes respeitantes ao grupo em questão.
	
	À obtenção de conhecimentos a respeito da natureza dos grupos, das leis que regem o seu desenvolvimento e de suas relações e inter-relações com os indivíduos em outros grupos e com a sociedade em geral.
	
	Ao estudo do comportamento social que é tarefa do psicólogo, onde os seus fenômenos e princípios não podem ser deduzidos do estudo do comportamento, fora do contexto social.
	Respondido em 28/05/2020 14:27:34
	
Compare com a sua resposta: O aluno deve apresentar uma situação de seu conhecimento que exemplifique a aspiração das pessoas por poder na vida grupal/institucional.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	O processo grupal segundo Schutz, norteando a metodologia, identifica e propõe três dimensões de necessidades interpessoais que caracterizam as fases de desenvolvimento grupal, são elas:
		
	 
	Abertura, Controle e Encerramento.
	
	Inclusão, Controle e Abertura.
	
	Introdução, Controle e Abertura.
	 
	Inclusão, Controle e Afeição.
	
	Abertura, Controle e Engajamento.
	Respondido em 28/05/2020 14:28:17
	
Compare com a sua resposta: É importante que o aluno considere na sua resposta os fatores: existência, interdependência e contemporaneidade.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Para Bion, quando indivíduos se reúnem em grupos, são regidos por fantasias inconscientes compartilhadas. Elas determinam o aparecimento dos "supostos básicos". Avalie as afirmações a seguir: I. Dependência: Fantasia inconsciente segundo a qual o líder é invencível; II. Luta e Fuga: Fantasia inconsciente de que o líder é figura que tudo pode. O grupo, então, depende do líder para prosseguir em qualquer situação III. Acasalamento: Fantasia inconsciente segundo a qual há um líder que resolverá nossos problemas e está por vir. Está CORRETO o que se afirma em:
		
	 
	Apenas III
	
	I, II e III
	
	Apenas II
	
	Apenas I
	 
	Apenas I e II
	Respondido em 28/05/2020 14:29:19
	
Compare com a sua resposta: A técnica operatório de grupo caracteriza-se por estar centrada na tarefa privilegiando a tarefa grupal, a marcha à conquista de seus objetivos. Os propósitos e as finalidades dos grupos operativos estão centrados na mobilização de estruturas estereotipadas, dificuldades de aprendizagem e comunicação, devidas ao acúmulo de ansiedade que qualquer mudança desperta. Esta ansiedade, se intensa, pode levam ao encerramento do sistema de comunicação.

Outros materiais