Buscar

PROVA DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM OBJETIVA FINAL

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Tatiane Aparecida Moreira Provasi (1906906)
	
	Disciplina:
	Comunicação e Linguagem (ADG08)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:512481) ( peso.:3,00)
	Prova:
	15894842
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Algumas palavras na Língua Portuguesa apresentam o mesmo som, no entanto, sua escrita e significado são distintos. Essas palavras são chamadas de homófonas. Os porquês são um caso de homófonas. Temos quatro formas diferentes de escrevê-los e o uso na frase dependerá do sentido pretendido ou de sua posição. Com relação ao uso dos porquês, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Minhas amigas não explicaram por que não irão ao cinema hoje.
	 b)
	O vendedor esperava um porquê para a negativa do cliente.
	 c)
	Por que não haverá aula amanhã?
	 d)
	Não entendemos porque você sai cedo da festa.
	2.
	Na construção da coesão textual, utilizam-se diversos elementos que auxiliam na contiguidade do discurso com o objetivo de torná-lo claro e resoluto. Os dêiticos representam uma dessas categorias de elementos coesivos. Sobre o exposto, analise as seguintes afirmativas:
I- Os pronomes pessoais e demonstrativos, bem como os advérbios de lugar e de tempo são exemplos de dêiticos.
II- Dêiticos são elementos linguísticos que fazem referência ao falante, à situação de produção de um enunciado ou ao momento de produção. 
III- Os elementos dêiticos não fazem sentido na interação comunicativa, portanto é necessário que a situação de produção seja do conhecimento dos participantes do discurso.
IV- Os dêiticos fazem referência apenas a elementos inerentes ao contexto discursivo, sem considerar os componentes para além do texto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	3.
	Os gêneros textuais são enunciados relativamente estáveis apoiados em tipos textuais. Eles surgem, principalmente, a partir da dinâmica das interações sociais. Sobre os gêneros textuais, associe os itens utilizando o código a seguir: 
I- Ata.
II- Ofício.
III- Relatório.
IV- Requerimento.
(    ) Melhor documento para registrar as decisões tomadas em reuniões, assembleias e associações pelo seu formato simples e prático.
(    ) Documento sistemático e bem organizado que define e analisa um assunto ou problema.
(    ) Documento, com suposto apoio legal, específico para fazer um pedido ou solicitação a uma autoridade competente.
(    ) Correspondência pela qual se mantém intercâmbio de informações a respeito de assunto técnico ou administrativo, cujo teor tenha caráter exclusivamente institucional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - IV - I.
	 b)
	III - II - I - IV.
	 c)
	I - IV - III - II.
	 d)
	I - III - IV - II.
	4.
	Para que ocorra a comunicação, podemos fazer uso da linguagem verbal e não verbal. Na primeira, utilizamos palavras para nos comunicar. Na segunda, utilizamos signos, desenhos, gestos, símbolos, imagens. Sobre o exposto e observando a charge, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No terceiro quadrinho, há a linguagem verba representada por meio da música que começa a tocar.
(    ) No terceiro quadrinho, a linguagem utilizada é somente a não verbal, representada pela música que os personagens estão ouvindo.
(    ) No quarto quadrinho, a mensagem apresentada utiliza a linguagem verbal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE DA IMAGEM:<https://s3.amazonaws.com/qcon-assets-production/images/provas/25188/Imagem%20002.jpg>. Acesso em: 28 set. 2018.
	
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	V - F - F.
	5.
	O processo de comunicação envolve a interação, ele se transforma e se constrói constantemente. A comunicação, no entanto, pode ser prejudicada por determinados fatores. Levando isso em consideração, leia a tirinha a seguir e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na tirinha, o fator que prejudica a comunicação é a ambiguidade da palavra "vendo", que pode se referir ao verbo "vender" (eu vendo) ou ao gerúndio do verbo "ver" (eu estou vendo). 
(    ) Podemos observar que há pleonasmo na linguagem empregada pelo personagem com a placa.
(    ) A ambiguidade é o duplo sentido de uma palavra ou expressão. Na tirinha, esta característica não está presente, pois o sentido do enunciado está claro para os personagens desde o início da conversa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: <http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/descomplica-blog/wp-content/uploads/2016/01/143-401x400.jpg>. Acesso em: 19 out. 2018.
	
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - F - F.
	6.
	Leia a tirinha a seguir, de Overman, um super-herói criado por Laerte que enfrenta vilões com poderes inusitados em São Paulo. Acerca das línguas falada e escrita, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É possível identificar na tirinha elementos pertencentes a língua falada, tais como a  informalidade das expressões e a espontaneidade vocabular.
(    ) O uso da contração "mó" em vez de "maior" e a palavra "ein", é uma interjeição utilizada exclusivamente na língua falada confirmam a tentativa de sua reprodução escrita.
(    ) Na reprodução escrita da língua falada pelas personagens, o autor se preocupou com a transcrição fidedigna das expressões utilizadas, para tanto empregou a variedade padrão da língua.
(    ) No último quadro, a fala "mó vício, ein, tio?" apresenta marcas da linguagem falada que revelam a grau de parentesco do menino com o herói e seu nível cultural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE DA IMAGEM:<http://www2.uol.com.br/laerte/tiras>. Acesso em: 6 maio 2018.
	
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	7.
	Leia o trecho a seguir, escrito por Clarice Lispector em uma de suas crônicas publicadas no Jornal do Brasil, em 1968. Sobre a classificação dos substantivos "Thoreau", "filósofo", "jornal" e "futuro", respectivamente, assinale a alternativa CORRETA:
"Thoreau era um filósofo americano que, entre coisas mais difíceis de se assimilar assim de repente, numa leitura de jornal, escreveu muitas coisas que talvez possam nos ajudar a viver de um modo mais inteligente, mais eficaz, mais bonito, menos angustiado.
Thoreau, por exemplo, desolava-se vendo seus vizinhos só pouparem e economizarem para um futuro longínquo. Que se pensasse um pouco no futuro, estava certo. Mas «melhore o momento presente», exclamava. (...)"
FONTE: Clarice Lispector. Aprendendo a viver. Jornal do Brasil, 1968. Disponível em: <https://obemviver.blog.br/2015/03/10/aprendendo-a-viver-clarice-linspector-evoca-thoreau-excelente/>. Acesso em: 18 jun. 2018.
	 a)
	Próprio, abstrato, comum, concreto.
	 b)
	Próprio, comum, concreto, abstrato.
	 c)
	Comum, próprio, abstrato, concreto.
	 d)
	Abstrato, concreto, próprio, comum.
	8.
	As palavras na língua portuguesa podem ou não sofrer alterações em relação ao gênero (masculino e feminino) e ao número (singular e plural). As expressões que têm essa natureza mutável chamamos de variáveis, e aquelas que possuem uma única forma inalterável chamamos de invariáveis. Sobre as classes gramaticais compostas por palavras variáveis, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Numeral, pronome, artigo e preposição.
	 b)
	Verbo, pronome, conjunção e advérbio.
	 c)
	Artigo, interjeição, substantivo e advérbio.
	 d)
	Substantivo, adjetivo, pronome e numeral.
	9.
	O trecho a seguir pertence ao conto "A moça tecelã" de Marina Colasanti. A partir das características predominantes neste texto, assinale a alternativa CORRETA que melhor designa esta tipologia:
"Acordava ainda no escuro, como se ouvisse o sol chegando atrás dasbeiradas da noite. E logo sentava-se ao tear. Linha clara, para começar o dia. Delicado traço cor da luz, que ela ia passando entre os fios estendidos, enquanto lá fora a claridade da manhã desenhava o horizonte.
Depois lãs mais vivas, quentes lãs iam tecendo hora a hora, em longo tapete que nunca acabava. Se era forte demais o sol, e no jardim pendiam as pétalas, a moça colocava na lançadeira grossos fios cinzentos do algodão mais felpudo. Em breve, na penumbra trazida pelas nuvens, escolhia um fio de prata, que em pontos longos rebordava sobre o tecido. Leve, a chuva vinha cumprimentá-la à janela.
Mas se durante muitos dias o vento e o frio brigavam com as folhas e espantavam os pássaros, bastava a moça tecer com seus belos fios dourados, para que o sol voltasse a acalmar a natureza.
Assim, jogando a lançadeira de um lado para outro e batendo os grandes pentes do tear para frente e para trás, a moça passava os seus dias (...)".
FONTE:<https://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/1413748>. Acesso em: 12 jun. 2018.
	 a)
	Texto argumentativo.
	 b)
	Texto descritivo.
	 c)
	Texto expositivo.
	 d)
	Texto narrativo.
	10.
	A língua pode variar de acordo com a faixa etária do grupo envolvido no processo de comunicação, bem como em outros fatores que também colaboram para as modificações ocorridas na língua a cada nova produção de enunciados. Leia a tirinha a seguir e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No primeiro quadrinho, o enunciado "Caia fora, Moska" é característico da linguagem informal, pois é formado uma expressão própria do vocabulário coloquial.
(    ) As tirinhas são um gênero textual no qual predomina a utilização da linguagem informal, visto que a espontaneidade e o humor caracterizam a história.
(    ) Na tirinha acima, foi utilizada a linguagem não verbal para compor o processo comunicativo, enquanto a linguagem verbal poderia ser descartada sem prejuízo de entendimento.
(    ) No último quadrinho, a palavra "xispa" é representativa da linguagem coloquial, utilizada em contextos informais em que não haja necessidade de maior rigor em relação ao vocabulário empregado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: <http://www2.uol.com.br/angeli/lukeetantra/tiras.htm?imagem=211>. Acesso em: 11 jun. 2018.
	
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - F - V.
Parte inferior do formulário

Continue navegando