Buscar

final comunicação e linguagem

Prévia do material em texto

1.
	Leia o trecho da crônica Brinquedos incendiados, de Cecília Meireles:
Uma noite houve um incêndio num bazar. E no fogo total desapareceram consumidos os seus brinquedos. Nós, crianças, conhecíamos aqueles brinquedos um por um, de tanto mirá-LOS nos mostruários - uns, pendentes de longos barbantes; OUTROS, apenas entrevistos em SUAS caixas. Ah! Maravilhosas bonecas louras, de chapéus DE seda! Pianos cujos sons cheiravam a metal e verniz! Carneirinhos lanudos, de guizo ao pescoço! Piões zumbidores! - e uns bondes COM algumas letras escritas ao contrário, coisa que muito nos seduzia - filhotes que éramos, então, de M. Jordain, fazendo a nossa poesia concreta antes do tempo.
Sobre as palavras destacadas em maiúsculo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No texto, as formas pronominais LOS e OUTROS fazem referência aos brinquedos.
(    ) O termo SUAS é um pronome que indica posse de algo.
(    ) A preposição DE apresenta um valor semântico de causa.
(    ) O conectivo COM é uma preposição que liga dois termos, subordinando um termo ao outro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MEIRELES, Cecília. Escolha o seu sonho. 25. ed. Rio de Janeiro: Record, 1996.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	2.
	O verbo é a classe de palavras mais rica em flexões. Possui variações de número, de pessoa, de modo, de tempo, de aspecto e de voz. Sobre a flexão de modo do verbo "terminar", presente na sentença "Espero que você termine a tarefa", assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O verbo expressa um fato que o enunciador toma como possível, que pode vir ou não a acontecer.
	 b)
	O verbo sugere um fato que acontece com frequência.
	  c)
	O verbo indica ordem, independente do contexto e da entonação do enunciador.
	 d)
	O verbo expressa a certeza do falante em relação ao que acontecerá.
	3.
	O trecho a seguir pertence ao conto "A moça tecelã" de Marina Colasanti. A partir das características predominantes neste texto, assinale a alternativa CORRETA que melhor designa esta tipologia:
"Acordava ainda no escuro, como se ouvisse o sol chegando atrás das beiradas da noite. E logo sentava-se ao tear. Linha clara, para começar o dia. Delicado traço cor da luz, que ela ia passando entre os fios estendidos, enquanto lá fora a claridade da manhã desenhava o horizonte.
Depois lãs mais vivas, quentes lãs iam tecendo hora a hora, em longo tapete que nunca acabava. Se era forte demais o sol, e no jardim pendiam as pétalas, a moça colocava na lançadeira grossos fios cinzentos do algodão mais felpudo. Em breve, na penumbra trazida pelas nuvens, escolhia um fio de prata, que em pontos longos rebordava sobre o tecido. Leve, a chuva vinha cumprimentá-la à janela.
Mas se durante muitos dias o vento e o frio brigavam com as folhas e espantavam os pássaros, bastava a moça tecer com seus belos fios dourados, para que o sol voltasse a acalmar a natureza.
Assim, jogando a lançadeira de um lado para outro e batendo os grandes pentes do tear para frente e para trás, a moça passava os seus dias (...)".
FONTE:<https://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/1413748>. Acesso em: 12 jun. 2018.
	 a)
	Texto expositivo.
	 b)
	Texto narrativo.
	  c)
	Texto descritivo.
	 d)
	Texto argumentativo.
	4.
	Observe as frases a seguir:
"Preciso DE um par DE meias..."
"As minhas estão COM buracos, Jô!"
"Você quer meias SEM buracos?"
Existe uma relação de dependência entre os termos ligados pelas palavras destacadas em maiúsculas (de, com e sem), já que o segundo termo completa o sentido do primeiro. A essas palavras damos o nome de preposição. Portanto, preposição é a palavra invariável que liga dois termos, de forma que o sentido do primeiro é completado pelo segundo. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As preposições têm como função ligar um complemento a um verbo, como no exemplo "Preciso de um par de meias...".
(    )  Uma mesma preposição pode assumir sentidos diferentes nos enunciados.
(    ) Há casos em que a preposição se une a outras palavras, dando origem a uma combinação, como nas locuções prepositivas "além de" e "junto a".
(    ) Na frase "O chef de cozinha preparou a receita", as preposições "de" e "a" expressam relações de finalidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BANDEIRA, Manuel. Berimbau e outros poemas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	5.
	A língua pode variar de acordo com a faixa etária do grupo envolvido no processo de comunicação, bem como em outros fatores que também colaboram para as modificações ocorridas na língua a cada nova produção de enunciados. Leia a tirinha a seguir e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No primeiro quadrinho, o enunciado "Caia fora, Moska" é característico da linguagem informal, pois é formado uma expressão própria do vocabulário coloquial.
(    ) As tirinhas são um gênero textual no qual predomina a utilização da linguagem informal, visto que a espontaneidade e o humor caracterizam a história.
(    ) Na tirinha acima, foi utilizada a linguagem não verbal para compor o processo comunicativo, enquanto a linguagem verbal poderia ser descartada sem prejuízo de entendimento.
(    ) No último quadrinho, a palavra "xispa" é representativa da linguagem coloquial, utilizada em contextos informais em que não haja necessidade de maior rigor em relação ao vocabulário empregado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: <http://www2.uol.com.br/angeli/lukeetantra/tiras.htm?imagem=211>. Acesso em: 11 jun. 2018.
	
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	6.
	A coesão e a coerência são mecanismos que aparecem bastante relacionados no texto. Geralmente, quanto mais coeso for um texto, mais ele será coerente, pois sua organização gramatical irá influenciar em seu sentido. Sobre a coesão e a coerência textuais, analise as sentenças a seguir:
I- A coerência estabelece uma relação de sentido entre as ideias e está ligada ao plano do conteúdo.
II- A coesão diz respeito aos recursos da língua usados para "costurar" o texto, articular suas partes e está ligada ao plano gramatical.
III- A construção de um bom texto depende dos elementos linguísticos e de sua organização, bem como do conhecimento de mundo partilhado pelo autor e pelo leitor, além do contexto de situação comunicativa em que o texto foi produzido.
IV- O uso inadequado dos elementos coesivos (além disso, ao contrário, porém, realmente, exceto etc.,) pode gerar mudanças nos aspectos formais do texto, sem gerar mudanças nas ideias.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	7.
	A audiência pública é uma reunião que visa à comunicação entre os vários setores da sociedade e as autoridades públicas. A fala em audiência pública é uma das formas de participação dos cidadãos nos debates com a administração pública sobre questões de relevância social. Nesse contexto comunicativo predomina o uso da:
	 a)
	Linguagem não verbal.
	 b)
	Linguagem conotativa.
	 c)
	Linguagem informal.
	 d)
	Linguagem verbal.
	8.
	A coesão textual é a ligação linguística que permite a união das ideias dentro de um texto. Existem várias formas de tornar um texto coeso. Sobre essas formas de coesão, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Coesão referencial endofórica.
II- Coesão referencial exofórica.
III- Coesão sequencial.
IV- Coesão recorrencial.
(    ) Os estudantes trouxeram os livros para que pudessem estudar.
(    ) Vovó guardava suas lembranças naquela caixa. Aquela escondida em cima do armário.
(    ) Corria, corria, corria.Até que chegasse ao fim da corrida.
(    ) Sabíamos que seus pais não viriam à reunião. Eles estavam em viagem pela Europa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - IV - III.
	 b)
	III - II - IV - I.
	  c)
	I - III - IV - II.
	 d)
	III - I - IV - II.
	9.
	Observe a propaganda a seguir de uma empresa especializada em produtos alimentícios congelados. Com relação às características das linguagens verbal e não verbal utilizadas e a intenção comunicativa predominante nesta composição, de acordo com a análise realizada, é possível inferir uma a função de linguagem prevalecente. Sobre essa função, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE:<https://www.freeshop.com.br/brindes/noticias/fatima-bernardes-estreia-como-garota-propaganda-para-seara/5606>. Acesso em: 11 jun. 2018.
	
	 a)
	Função emotiva.
	 b)
	Função fática.
	 c)
	Função conativa.
	 d)
	Função referencial.
	10.
	As palavras que exprimem um fato - em geral uma ação (corre, cai), um estado (é, está) ou um fenômeno (chove, venta) - localizando-o no tempo, são chamadas de verbos. Estes podem ser flexionados no passado (pretérito), presente e futuro e podem vir precedidos pelos pronomes pessoais. Com relação aos verbos, analise as sentenças a seguir:
I- O verbo é uma palavra invariável que se flexiona em número e pessoa.
II- O modo verbal é a flexão que indica a atitude do falante em relação ao fato expresso pelo verbo.
III- O verbo pode se apresentar em um dos três modos (indicativo, subjuntivo, imperativo), ou pode ocorrer em uma forma nominal.
IV- São tempos básicos do modo indicativo: presente, pretérito e futuro.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.

Continue navegando