Buscar

01 - aula completa - publicidade e propaganda

Prévia do material em texto

Propaganda e Publicidade
Qual a diferença ?
	Propaganda -> propaganda é o anúncio que tem veiculação paga como em revistas, televisão e links patrocinados na internet, por exemplo.
 Publicidade -> seria classificada como a comunicação não paga, que pode acontecer de forma espontânea. Como quando você falar bem do site da Conceito Ideal para um amigo, ou quando um jornal aceitar publicar um press release. ( comunicado de interesse pessoal).
É qualquer forma paga de apresentação impessoal e de promoção de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado.
É uma atividade de marketing utilizada com o objetivo de chamar atenção, despertar interesse, informar sobre um produto, marca, serviço. Disseminar idéias e construir conceitos junto aos consumidores.
O ponto forte da propaganda é o alcance que as mensagens alcançam através dos meios de comunicação de massa, a publicidade alcança grande numero de pessoas em um curto espaço de tempo. O ponto fraco é que atualmente as pessoas estão menos interessadas nos anúncios que vêem, ou seja, a propaganda perde um pouco seu poder de credibilidade.
exemplos
Consiste no conjunto de atividades do marketing aplicada a produtos, serviços ou marcas, visando, por meio da interação, junto ao seu público-alvo, alcançar os objetivos estratégicos de construção de marca, vendas e fidelização (AMPRO).
Exemplos
Campanha de incentivo. São aquelas que fazem parte do marketing de relacionamento e que estipulam metas de vendas com objetivos de diferenciar desempenho, motivar e melhorar os resultados.
Amostragem (Samppling). Ação de distribuição de amostra grátis do produto com objetivo de torná-lo conhecido em lançamento ou ampliar seu numero de consumidores, reforçando sua imagem.
Panfletagem. Distribuição de panfletos ou folhetos em espaços urbanos ou de venda. 
Degustação. São oferecidos aos consumidores o produto para experimentação , geralmente realizados com auxilio de balcão ou bandejas.
Feiras e eventos. Locais de concentração de expositores em estande. Onde podem ser realizados vendas, demonstrações, relacionamento com compradores ou divulgação em geral.
Redução de preço / bonificação. Redução aparente do valor a ser cobrado ou ação de bonificar o cliente.
Blitz. Ações em grupos de pessoas em locais definidos onde são realizados distribuições de produtos, realização de brincadeiras e entrega de brindes através de abordagem.
Concurso / sorteio / prêmio. Consumidor concorre a prêmios ou vale brindes mediante preenchimento de cupom.
consiste em planejar, implantar e desenvolver o processo total da comunicação institucional da organização. Gerar conceito favorável, despertar no público credibilidade e boa vontade.
é um sistema interativo do marketing que usa uma ou mais mídias de propaganda para obter uma resposta mensurável e/ou uma transação em qualquer localização 
(Cobra, 1986).
O marketing indireto é uma estratégia para trabalhar a divulgação de uma empresa, marca, produto ou serviço, de forma sutil e sem estar em um contexto puramente publicitário. Na utilização dessa estratégia, o produto é apresentado de forma subliminar, ou seja, nunca será o destaque principal no contexto apresentado.
Marketing de Guerrilha
	 A utilização desse artifício pode mostrar que criatividade, planejamento prévio, poucos recursos e ousadia para surpreender podem transformar o simples em algo muito mais eficiente do que o complexo. 
Exemplos
Marketing Viral
	Marketing viral ou publicidade viral são técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir maior divulgação da marca. São processos parecidos com o de uma epidemia; uma doença.
Buzz Marketing
	Buzz marketing é um tipo especifico de trabalho de marketing que visa a disseminação de propaganda de um produto ou serviço através de cadeias de consumidores.
Buzz Marketing
	Em poucas palavras, podemos definir Buzz Marketing como o conjunto de técnicas que vai colocar as pessoas para conversar sobre a sua marca.
Marketing Viral x Buzz Marketing
	A principal característica do Marketing Viral é construir uma mensagem que seja altamente compartilhável e que siga de uma pessoa para a outra, como um vírus.
	O objetivo do viral é se espalhar o máximo possível e chegar até um grande número de pessoas.
Marketing Viral x Buzz Marketing
	Já o Buzz Marketing não quer atingir as pessoas de qualquer forma. Não quer só que elas saibam que a sua empresa existe.
	O objetivo aqui é fazer com que elas conversem sobre a marca ao invés de apenas reconhecer sua existência ,por isso, uma estratégia de Buzz Marketing vai exigir uma construção diferente de uma estratégia viral, já que pretendemos fisgar o público e mantê-lo entretido conversando sobre a marca.

Continue navegando