Buscar

ATLETISMO (5)

Prévia do material em texto

ATLETISMO
Professora Cláudia Lobão
Provas de Campo
Saltos
Lançamentos
Arremesso
Saltos
* Projeção Horizontal
 - Salto em Distância 
 - Salto Triplo
* Projeção Vertical
 - Salto em altura
 - Salto com vara 
Salto em Distância
* Diferente das corridas, os saltos tem um grau maior de complexidade;
* São provas empolgantes, interessantes; 
* Utiliza-se das técnicas decorridas também para os saltos;
 O Salto em distância possui técnicas diferentes quanto ao salto propriamente dito, mas independente da técnica, as fases são:
. Corrida de aproximação.
. Impulsão.
.Vôo (flutuação).
.Queda.
* Corredor de 40 a 45 m;
* A distância que o atleta tem para chegar com sua perna forte até a tábua de impulsão;
* Se o atleta pisar antesda tábua de impulsão não tem problema , ele só perde distância do salto, pois a medida do salto se dá da distância da borda interna da tábua até a parte do corpo mais proxima da caixa de areia.
3 Tipos de Saltos Clássicos
* Grupado ( iniciação e queda básica)
* Arco (intermediário e avançado)
* Passadas mo ar (avançados - Altíssimo nível), 2 a 3 passadas no ar - para poder conseguir ganhar vantagem mecânica e poder se projetar para frente.
* O atleta precisa o máximo de força impulsiva para poder se projetar a frente.
Grupado
Arco
Passada no ar
* Queda
- Segurança;
- Projetar o corpo para frente;
- Pés paralelos;
- Mãos para frente;
- Joelhos flexinados;
- Cabeça para frente.
obs: Para não correr o risco de apoiar as mãos no chão, pois a medida do salto se dá pelo contato no solo mais próximo da tábua de impulsão.
* Corrida 
- Melhor maneira de chegar até a tábua de impulsão;
- 3 fases: Saída da inércia, ganho de velocidade, velocidade máxima (Para que na proximidade da caixa de areia, seja o ápice de aceleração  mais impulsão, mais tempo no ar (maior arco parabólico) queda mais bem definida.
Área de Salto em Distância
Orientações e Recomendações
( Ensino - Vivência - Aprendizado )
Para treinamentos:
- Executar atividades em grama e posteriormente transferir para a caixa de areia ( treinos mais exaustivos );
- Utilização de materiais como steps, bancos, bastões,cones e obstáculos adaptados.
CURIOSIDADES
- o salto em distância é considerado, dentre as provas de saltos, uma das mais antigas. Há, entretanto, registros de que era realizado com o auxílio de halteres de pedra, os quais, com formas e pesos diferenciados, eram segurados pelos atletas que consideravam que esse procedimento contribuiria para a extensão do salto.
- Nos Jogos Olímpicos da Era Moderna, essa prova faz parte da programação masculina desde 1896, ano em que o americano Ellery Clark venceu a prova saltando 6,35 m. Apesar dos registros de que tenha sido praticado desde 1860 em alguns países, os indícios de aprimoramento da técnica do salto em distância são do período entre 1922 e 1927, quando os americanos William de Hart Hubbard e Robert Legendre introduziram um movimento das pernas no ar que serviu como inspiração para o que hoje se conhece como “passada no ar”.
- No que diz respeito ao salto em distância feminino, o registro é de que a primeira competição ocorreu nos EUA em 1895. Contudo, seu primeiro recorde mundial foi homologado em 1928, e a estreia em Jogos Olímpicos ocorreu apenas em 1948, em Londres.Mais recentemente, nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, a brasileira Maurren Higa Maggi conquistou a medalha de ouro no salto em distância feminino, ao saltar 7,04 m.

Continue navegando