Buscar

A DESAFIO COBALORATIVO CITOLOGIA EMBRIOLOGIA

Prévia do material em texto

IMPORTANCIA DAS ORGANELAS CELULARES 
ARI FELIX DA SILVA. 
	Levando em consideração que a célula é a ​menor unidade estrutural e funcional básica do ser vivo, sendo considerada a menor porção de uma matéria viva e que compõem os seres vivos (protozoários, fungos, plantas e animais) é fundamental e que as células funcionem bem e estejam sadias, para que os organismos a qual ela faz parte possam estar saudáveis e funcionando perfeitamente. 
	Trazendo em evidencia este raciocino, vemos a importância das organelas celulares no cumprimento de suas funções, trabalhando de uma forma perfeitamente e desempenhando os seus objetivos no organismo celular. Por exemplo: a começar da membrana plasmática que e seletiva que protege a células de fatores externos; o citoplasma contendo fluído chamado citosol, tendo a função de abrigar as organelas e favorecendo seus movimentos; o núcleo conserva e transmiti a informação genética na reprodução das células. O mesmo e envolvido por uma membrana (envoltório) nuclear, chamada de carioteca; já os nucléolos são importantes na produção dos componentes ribossômicos; o citoesqueleto participa do transporte de substâncias e dá forma a célula; os ribossomos participam na produção de proteínas; as vesículas no transporte de substância e união com a membrana para eliminar conteúdos para fora da célula; o retículo endoplasmático rugoso participa da síntese e transporte de proteínas, já o liso no processo de transporte celular, além de participar da síntese de lipídios. Complexo de Golgi cuida da secreção celular; mitocôndrias são responsáveis pela respiração das células. Os vacúolos atuam no processo de digestão intracelular (célula vegetal) e o lisossomo participa da digestão de substâncias orgânicas (células animal). Com relação aos centríolos estas organelas estão ligadas à organização do citoesqueleto, que mantem a formas das células e de suas organelas no citoplasma além dos movimentos de flagelos, fimbrias e cílios, que são importantes nos movimentos celulares e ate reprodução no caso de organismo procariontes. O DNA onde este localizado o material genético de todos os organismos celulares e de grande parte dos vírus. Este material genético transporta a informação necessária para dirigir a síntese de proteínas e sua replicação. E finalmente o RNA com sua principal  função que é de controlar a síntese de proteínas. 
		Como esses organoides mantem as células ativas a partir de suas funções? As células produzem varias substancias necessárias ao bom funcionamento do organismo. Dentre esta substancias destacamos: as proteínas, enzimas, hormônios que exercem controles eficientes do metabolismo geral células. Estas substancias são produzidas nas organelas e quando necessárias são ativadas, com objetivo evitar colapso ou distúrbio da mesma. 
	Esses organoides apresentam alguma função de autodestruição celular? Sim. Existe um processo celular que chamado autofagia (do grego autos, próprio, e phagein, comer), as células digerindo partes de si mesmas com o auxílio de seus lisossomos. Vale salientar que a autofagia é uma atividade indispensável à sobrevivência da célula. Em determinadas situações, a autofagia é uma atividade puramente alimentar. Quando um organismo é privado de alimento e as reservas do seu corpo se esgotam, as células, como estratégia de sobrevivência no momento de crise, passam a digerir partes de si mesmas.
Outro processo celular que podemos dar ênfase e a apoptose, que e uma forma programada de morte celular; podemos também chama-lo de suicídio celular. Este dispositivo celular e um processo ordenado, onde as células são compactas em pequenos pacotes de membrana, para que o sistema imunológico possa coletar, ou remover as células que durante o seu desenvolvimento, apresentaram com defeitos, ou infectadas com organismo que possam trazer desequilíbrio para o corpo. 
FONTES:
https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-infantil/dist%C3%BArbios-metab%C3%B3licos-heredit%C3%A1rios/galactosemia 
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito22_2.php
https://www.todamateria.com.br/sistemas-do-corpo-humano/
https://dle.com.br/biologia-molecular-genetica-humana/mitocondriopatias
https://brasilescola.uol.com.br/doencas/o-que-pelagra.htm
https://www.einstein.br/guia-doencas-sintomas/doenca-arterial-coronariana
https://dle.com.br/biologia-molecular-genetica-humana/mitocondriopatias

Continue navegando