Buscar

ESTUDO DE CASO alemanha

Prévia do material em texto

A resposta deve contemplar todas questões orientadoras e o plano de ação, conforme modelo disponibilizado. 
1) De que forma países como Alemanha, por exemplo, compreendem o adolescente infrator? 2) A Declaração Mundial sobre a Educação para Todos tem um plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Este plano é estendido para a socioeducação? Em que momento do plano isto está claro e objetivo? Descreva pelo menos dois artigos do documento para embasamento teórico. Se não há respaldo para tal, argumente que estratégias são aplicadas para adolescentes infratores em um dos países citados (Alemanha, Índia e Cingapura). 
3) Diante do contexto do caso de Carolina e Alexandre e das leituras do referencial teórico, observe e pesquise se na sua cidade existe uma instituição pública responsável pela socio-educação. Relate os objetivos e as ações que são desenvolvidas. Se o espaço não existe em sua cidade, registre uma proposta simples para conscientizar as autoridades e a comunidade sobre a importância da socio-educação.
ESTUDO DE CASO – AII – SEGUNDA LICENCIATURA E FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Socio-educação e a Universidade: projetos de reintegração da pessoa em conflito com a lei
Responda em formato de resposta-texto, entre 20 e 25 linhas, às questões orientadoras do seu estudo de caso:
	 A Alemanha compreendem o adolescente infrator da seguinte forma dos 14 aos 21, ele poderá ser julgado por qualquer um dos dois sistemas ou sistema de justiça juvenil ou tradicional. Vai depender de seu estado de discernimento, de percepção dos fatos o qual está envolvido, a análise é feita caso a caso. A Declaração Universal dos Direitos Humanos diz que "toda pessoa tem direito à educação". Sendo assim cada país busca a melhor forma de aplicar e satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem, e sim este plano é estendido a sócio - educação, para que cada jovem ou adolescente consiga atuar de forma correta junto a sociedade. Fica claro observar que a educação sócio econômica funciona de maneira diferente na pratica, todo aquele estudo pedagógico que se faz na maioria das vezes não se consegue aplicar de maneira correta pois na maioria dos casos esses jovens vem de uma criação cheia de falhas.
 Em países como Alemanha, índia e Cingapura compreendem o adolescente infrator como indivíduos dotados de conscientes acerca de seus atos, e que devem enfrentar as penalidades da mesma forma que os adultos as enfrentam, mas tendo seus casos analisados com muita cautela um a um é desenvolvido projetos que envolvam o esporte e atividades educacionais, como forma de minimizar as consequências deixadas nesses jovens, os resultados vêm sendo eficazes, pois muitos jovens vêm sendo devolvidos a sociedade de forma mais sociável. 
 CSEUB - Centro Socioeducativo de Uberlândia - Os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no Centro Socioeducativo de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, participam, de um Programa Talentos do Futuro. Ministrado pelo Instituto Algar, o curso tem como objetivo desenvolver questões comportamentais que envolvem o mercado de trabalho, capacitando os jovens para a conquista de um emprego no futuro. A ideia é que os adolescentes saiam preparados para se inserir em qualquer ambiente de trabalho no mercado formal.

Continue navegando