Buscar

Violência por parceiro íntimo - definições e tipologias_PROVA UNASUS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Violência por parceiro íntimo: definições e tipologias
Questões Avaliativas: Nota final: 70
1- A Organização Mundial da Saúde (OMS) propõe três grandes categorias de violência: a coletiva, a autoinfligida e a interpessoal. Escolha a alternativa na qual os exemplos de atos violentos correspondem à tipologia da violência.
A violência por parceiros íntimos é um exemplo de violência interpessoal familiar.
2- Márcia chega a Unidade Básica de Saúde (UBS) relatando dor de cabeça, dificuldade para dormir, sentimento de profunda tristeza e desânimo. Seus filhos reclamam que não ela não é mais a mesma. Em seu relato, refere que seu parceiro a impede de trabalhar fora e controla seus gastos. Além de frequentemente chamar sua atenção por considerar que é relaxada e gorda. Diante desta situação, você como profissional da saúde observa indícios de possível violência. Que violência você suspeita que Márcia esteja sofrendo?
Violência psicológica
3- A violência está presente nas mais diferentes classes sociais e atinge a todos de forma direta ou indireta como registrado no conto de Clarice Lispector ao discorrer sobre a notícia da morte violenta de um procurado criminoso no Rio de Janeiro nos anos 60, e como isso havia sido noticiado na época. " .... Esta é a lei. Mas há alguma coisa que, se me faz ouvir o primeiro e o segundo tiro com um alívio de segurança, no terceiro me deixa alerta, no quarto desassossegada, o quinto e o sexto me cobrem de vergonha, o sétimo e o oitavo eu ouço com o coração batendo de horror, no nono e no décimo minha boca está trêmula, no décimo primeiro digo em espanto o nome de Deus, no décimo segundo chamo meu irmão. O décimo terceiro tiro me assassina — porque eu sou o outro. Essa justiça que vela meu sono, eu a repudio, humilhada por precisar dela. Enquanto isso durmo e falsamente me salvo. " Trecho do conto Mineirinho de Clarice Linspector. Existem diferentes modalidades de violência que afetam a vida e a saúde das pessoas de variadas formas. Considerando o termo violência de forma geral como podemos diferenciar um ato de violência física moderada de um ato de violência severo?
O ato de violência severa pode ter ou não o uso de armas, e resulta em lesões temporárias ou permanentes, cicatrizes ou queimaduras diferindo da moderada.
4- Em relação às violências física, psicológica, sexual e comportamento controlador, escolha a alternativa na qual o tipo de violência e o ato violento estão adequadamente relacionados.
Práticas sexuais sem o consentimento, mesmo sem penetração, são tipos de violência sexual.
5- Em relação às violências física, sexual, psicológica e comportamento controlador, pode-se afirmar que
O comportamento controlador é tido como qualquer comportamento que cause dano emocional e diminuição da autoestima.
 A violência caracterizada pela Lei nº 11.340 em vigor como “[...] qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima, ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento [...]” (BRASIL, 2006, p. 3), é a violência psicológica.
6- Natan e Adriana namoram há 1 ano e meio. Natan atualmente se reconhece enquanto do gênero masculino, mas nasceu com sexo feminino.É transgênero. Vive junto com Adriana que é do sexo feminino. Adriana insiste em saber onde Natan está a todos os momentos, além de frequentemente suspeitar que esteja sendo traída por ele. Nesta relação você identifica que tipo de violência?
Violência psicológica, no entanto a relação entre Natan e Adriana não pode ser considerada entre parceiros íntimos porque não é uma relação heterossexual.
 A violência psicológica envolve os atos que a compõem, como os seguintes: insulto, humilhação, degradação pública, intimidação e ameaça. Esta não é a situação informada. Natan e Adriana vivem uma relação íntima, a relação entre parceiros íntimos independe de sexo e gênero.
7- Uma das formas de classificar a violência é considerando contra qual grupo ela é perpetrada. Nesse sentido, pode-se afirmar que:
É considerada violência doméstica a que ocorre dentro ou fora de casa entre pessoas que tenham vínculo como por exemplo de namoro.
 A violência doméstica é espacial restringida, por não contemplar a violência que pode ocorrer fora do ambiente doméstico – por exemplo, a violência nas ruas, urbana e de namoro, assim como outras configurações de conjugalidade.
[...] Menos visível, mas ainda mais disseminado, é o legado do sofrimento individual diário. É a dor das crianças que sofrem abusos provenientes das pessoas que deveriam protegê-las, mulheres feridas ou humilhadas por parceiros violentos, pessoas idosas maltratadas por aqueles que são os responsáveis pelos seus cuidados, jovens oprimidos por outros jovens e pessoas de todas as idades que infligem violência contra si próprias [...]' Trecho de preambulo escrito por Nelson Mandela para o primeiro Relatório mundial sobre violência e saúde publicado pela OMS em 2002. Os traumas resultantes da violência física e sexual podem deixar lesões temporárias ou permanentes nas vítimas. Identifique a alternativa que melhor descreve os principais problemas de saúde resultantes desses tipos de violência.
Pessoas que sofreram violência física e/ou sexual têm mais problemas em relação ao funcionamento físico, ao bem-estar psicológico e à adoção de futuros comportamentos de risco, inclusive fumar, inatividade física e abuso de álcool e drogas.
9- A exposição a eventos violentos pode comprometer a saúde psicológica de vítimas de violência reduzindo a qualidade e a expectativa de vida. Considere os possíveis efeitos psicológicos decorrentes de viver situação de violência e escolha a alternativa que considera mais adequada:
As pessoas em situação de violência podem ter como consequência desta agressão quadros psicopatológicos como diminuição da auto estima e distúrbios psiquiátricos como a depressão.
 
10- O século vinte será lembrado como um século marcado pela violência. Em uma escala jamais vista e nunca antes possível na história da humanidade, ele nos oprime com seu legado de destruição em massa, de violência imposta. Mas esse legado - resultado de novas tecnologias a serviço de ideologias de ódio – não é o único que carregamos, nem que devemos enfrentar. (...) Muitos dos que convivem com a violência dia após dia assumem que ela é parte intrínseca da condição humana, mas isto não é verdade. A violência pode ser evitada. As culturas violentas podem ser modificadas'. Trecho de preâmbulo escrito por Nelson Mandela para o primeiro Relatório mundial sobre violência e saúde publicado pela OMS em 2002. A violência é compreendida como um problema de saúde pública e ocorre em todas as partes do mundo, nas mais diferentes culturas, raças, gêneros, credos, organismos sociais e classes socioeconômicas. Diante da realidade onde estamos inseridos e considerando que este é um problema em que temos que atuar enquanto profissional de saúde, perguntamos: qual das alternativas abaixo melhor explica o que é violência?
Todo ato direto ou indireto que cause de forma permanente ou temporária algum dano físico, psicológico, social ou material a vítima.

Continue navegando