Buscar

ATIVIDADE DE RADIOLOGIA INDUSTRIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE RADIOLOGIA INDUSTRIAL 
1) Faça uma descrição sobre os métodos de END mais empregados e quando usá-los e como é feita a escolha entre as diversas modalidades de END.
ENSAIO VISUAL
É realizado quando fazemos uma análise apenas olhando o produto, e tirando algumas conclusões de acordo com critérios de aceitação e rejeição. É necessário o treinamento específico para executar essa modalidade. Ele acaba se fazendo presente em todos os métodos de verificação END. 
LIQUÍDOS PENETRANTES 
É a utilização de um líquido na superfície do material que o penetra, assim deixando em evidência as alterações existentes na peça. Existem vários tipos de líquidos utilizados, eles são escolhidos de acordo com o que se deseja detectar na peça. Ele é escolhido quando querem detectar defeitos abertos na superfície. 
PARTÍCULAS MAGNÉTICAS 
Utilizado para a detecção de defeitos, como: Segregação e trincas; Nas regiões superficiais e subperficiais em materiais ferromagnéticos. É gerado um campo magnético que por possuir defeitos, o mesmo fica retido onde possui defeitos. 
RADIOLÓGICOS 
Devido á variações de densidade e espessura de materiais, diferentes regiões de peças absorvem quantidades diferentes de radiação. Esse processo é utilizado para detectar defeitos volumétricos nas peças, utilizados em soldas, materiais fundidos e etc. 
É escolhido quando é preciso verificar se o produto possui as características adequados, para a sua função destinada. 
ULTRA SOM 
Utilização de som –Ondas mecânicas- para detectar defeitos internos presentes em materiais ferrosos ou não ferrosos, durante a fabricação da peça. Tem o objetivo de verificar se a peça está pronta para utilização e ida ao mercado. 
CORRENTES INDUZIDAS 
Verificação por meio de uma sonda. Método sem necessidade de haver contato direto entre a sonda e o material á ser verificado. Inspeção de componentes metálicos revestidos 
2) Explique em um breve texto qual a importância de se seguir o PPR desenvolvidos para instalações radiológicas. Explicando sobre os riscos decorrentes da não implementação integral deste PPR. 
A norma PPR –Programa de proteção radiológica- tem como objetivo a proteção básica de pessoas em exposição á radiação ionizante. Aplica-se á práticas de posse de fontes, produção e manuseio. Podendo haver intervenção em casos de emergência em que seja necessário mais atenção em relação á proteção. 
O controle de exposição é realizado de várias formas; Podendo ter controle de dose, controle institucional, controle de qualidade e entre outros. Com isso, terá um controle total desde o trabalhador até o local de trabalho, assim reforçando a proteção radiológica, e evitando ao máximo exposições, e acidentes radiológicos. 
O dever dos titulares e empregadores é implantar, documentar e fiscalizar a aplicação dessa norma. Caso a norma PPR não seja implantada e seguida, os riscos de acidentes e exposições desnecessárias serão de alto índice. 
3) Explique por que o local de armazenamento de fontes radioativas deve ser inspecionado regularmente e testado quanto á contaminação. 
De acordo com a CNEN há 2 tipos de armazenamento de fontes radioativas.
Tipo 1: A própria empresa proprietária da fonte disponibiliza um local apenas para armazenar a fonte, sendo um local fechado, com blindagem própria para aquela fonte. Toda construção e medidas protetivas autorizadas pelo CNEN. 
Tipo 2: O armazenamento da fonte é realizado em outro local, dependente de terceiros. Nesse local isolado, com proteção adequada, só é permitido o armazenamento de até 4 equipamentos de radiografia. 
Esses locais devem ser sempre devidamente inspecionado, sempre se mantendo dentro das normas da CNEN. Assim evitando acidentes radiológicos e contaminação, tanto de trabalhadores, como até mesmo do local podendo o tornar uma zona proibida. Supervisores de proteção radiológica devem está sempre cientes das verificações e testes. 
4) Explique de forma sucinta a frase ‘’A radiosensibilidade celular é diretamente proporcional a sua capacidade de reprodução e inversamente proporcional ao seu grau de especialização’’. 
Ao ter contato com a radiação pode ocorrer efeitos biológicos, e um deles é relacionado á reprodução. Esses efeitos são mais radiossensíveis em tecidos e órgãos jovens, pois quanto maior a atividade metabólica da célula, maior será a radiossensilidade. Que sempre irá afetar as células reprodutoras, e sendo um enorme risco para fetos. 
5) Explique o que são os irradiadores gama do tipo II P. Sua estrutura e mecanismos de segurança. 
É um irradiador em que podemos ter acesso á câmara de irradiação, assim podendo controla-la. Quando a fonte não está sendo utilizada ela é recolhida á um local de armazenamento seco, sólido e blindado, para que permita a entrada para a manutenção, verificação ou para pôr ou retirar materiais á serem expostos á radiação. Quando utilizado, a fonte é retirada da blindagem, mas antes disso, os trabalhadores são retirados da câmera de irradiação, que segue sem acesso até o fim do processo. Para que os trabalhadores não sejam irradiados na parte externa, há uma blindagem de concreto para reduzir a irradiação a fonte está fora do local de armazenamento. 
6) Explique o porquê da utilização de urânio exaurido nos irradiadores gama e qual sua função nos mesmos. 
O urânio exaurido irá ser utilizado na blindagem de irradiadores gamas. Pois o mesmo não possui capacidade de emitir partículas radioativas, sendo assim estável. Absorve a radiação emitida pela fonte, ainda assim mantendo a parte externa dentro dos padrões determinados.

Continue navegando