Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MODULO 4
Sobre a proteção da criança e do adolescente, a Constituição Federal de 1988 afirma:
	É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
	   
	A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
	   
	Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
	   
	A proteção de crianças e adolescentes é prioridade para a família e para o Estado.
	   
	É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
	   
Julgue os itens acima como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a alternativa que contempla a alternativa correta.
Escolha uma:
a. V, F, F, F, F.
b. V, V, V, F, V.
c. F, V, F, V, V.
d. F, F, V, V, F. 
Questão 2
No tema do enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, o Brasil foi bastante influenciado por mobilizações internacionais  as leis brasileiras são bastante inovadoras. A respeito dos encontros mundiais sobre o tema é CORRETO afirmar.
I - Os três congressos mundiais realizados na Suécia em 1996; Japão em 2001 e Brasil em 2008 trouxeram deliberações importantes que foram aprimoraram sobretudo o atendimento às vítimas.
II - O III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes, que reuniu no Brasil, 160 países, mais de três mil pessoas dos cinco continentes, sendo 300 adolescentes estabelece um novo marco considerando a diversidade de crianças e adolescentes vítimas e a importância do mercado do sexo pago, para esse tipo de exploração.
III- Só aconteceram dois congressos mundiais em 1996 e 2001.
Escolha uma:
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Nenhuma das alternativas está correta.
c. Apenas as alternativas I e II estão corretas.
d. Nenhuma das acima está correta. 
Questão 3
Marque a alternativa que se apresenta incoerente com as discussões contemporâneas sobre o tema do abuso sexual.
Escolha uma:
a. Durante toda a história da humanidade, encontram-se relatos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Vêm de longa data até os dias de hoje, principalmente, em um país como o Brasil com grande parte da população com baixa escolaridade e pouca renda. É fato que, os casos de abuso sexual são, predominantemente, das classes populares.
b. A escola deve se constituir como instituição de fundamental importância junto a todas as pessoas comprometidas com a luta contra a violência sexual.
c. É necessário orientar as pessoas para saber o que fazer nesta situação, onde devem ir para relatar o abuso, com quem se deve falar, e como evitar que isso continue acontecendo, independente de classe social.
d. Apenas uma pequena parte dos casos de abuso sexual na infância e adolescência tem, como abusadores, pessoas estranhas. 
Questão 4
Quanto às manifestações de violência sexual cometidas contra crianças e adolescentes, aponte a única alternativa INCORRETA.
Escolha uma:
a. O abuso sexual se caracteriza pela utilização do corpo de uma criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual.
b. O abuso sexual intrafamiliar é assim considerado  quando a agressão ocorre dentro da família, ou seja, a vítima e o agressor possuem alguma relação de parentesco.
c. A exploração sexual caracteriza-se pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção do lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. Nesse caso, pode haver a participação de um agente entre a criança ou adolescente e o usuário ou cliente. É por isso que se diz que a criança ou adolescente foi explorada, e nunca prostituída, pois ela é vítima de um sistema de exploração de sua sexualidade.
d. Exploração sexual no contexto do turismo somente se caracteriza se houver uma rede de exploradores que envolvam desde a compra do pacote de turismo incluindo a disponibilização de criança ou adolescente para fins sexuais. 
Questão 5
O abuso sexual de crianças e adolescentes se mostra como uma  Problemática de alta complexidade, de tal modo que recentemente foi implementada a Lei 13.431/2017 (que altera a Lei 8.069/90 ECA) que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente, vítima ou testemunha de violência, e define aspectos referentes à escuta especial de crianças e adolescentes. Assinale a afirmativa CORRETA em relação a essa problemática.
Escolha uma:
a. Para que uma situação seja considerada violência sexual contra crianças ou adolescentes, é necessário o contato físico entre agressor e vítima diferenciando essa modalidade de violência do que se constitui um abuso sexual.
b. A exposição da criança ou adolescente a situações que configurem violência sexual requer prioridade absoluta além de ter considerada sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento no processo de escuta desses sujeitos.
c. Nos casos de ocorrência de abuso sexual em relação a crianças e adolescentes, é de grande importância que no decorrer da escuta desses sujeitos, o profissional psicólogo dê ênfase à minuciosa descrição do evento abusivo.
d. A escuta especial é obrigatória para o profissional de Psicologia como o procedimento a ser realizado.
Selecione