Buscar

Aula 08 - Ação Recisória (1)

Prévia do material em texto

*
*
Direito Processual Civil
Recursos
21/05/2020
Mossoró – RN, Tayro Leopoldo de Oliveira Bezerra
OBS: O disposto nesse material não substitui a bibliografia indicada
*
*
*
Ação Rescisória
*
*
AÇÃO RESCISÓRIA
	Esgotados os recursos, a sentença transita em julgado. Então, não é mais possível rediscuti-la nos mesmos autos, pois haverá coisa julgada formal, que afeta todas as sentenças, terminativas ou definitivas. 
	Se o julgamento for de mérito, haverá também a coisa julgada material sobre todas as decisões de mérito, que projeta seus efeitos fora do processo e impede que as partes rediscutam em qualquer outro aquilo que tenha sido decidido sobre os pedidos.
	Em casos excepcionais, porém, a lei permite a utilização de ação autônoma de impugnação, cuja finalidade é desconstituir a decisão de mérito transitada em julgado. Admitindo a possibilidade de reapreciação daquilo que foi decidido em caráter definitivo. Esse instituto foi denominado de Ação Rescisória.
	Quando o vício é daqueles que desaparecem quando o processo se encerra, não cabe a ação rescisória. Ela exige que a nulidade seja absoluta, que se prolongue para além do processo.
	Ex: suspeição não alegada no decorrer do processo.
*
*
AÇÃO RESCISÓRIA
Hipóteses de Cabimento:
Art. 966.  A decisão de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando:
I - se verificar que foi proferida por força de prevaricação, concussão ou corrupção do juiz;
II - for proferida por juiz impedido ou por juízo absolutamente incompetente;
III - resultar de dolo ou coação da parte vencedora em detrimento da parte vencida ou, ainda, de simulação ou colusão entre as partes, a fim de fraudar a lei;
IV - ofender a coisa julgada;
V - violar manifestamente norma jurídica;
VI - for fundada em prova cuja falsidade tenha sido apurada em processo criminal ou venha a ser demonstrada na própria ação rescisória;
VII - obtiver o autor, posteriormente ao trânsito em julgado, prova nova cuja existência ignorava ou de que não pôde fazer uso, capaz, por si só, de lhe assegurar pronunciamento favorável;
VIII - for fundada em erro de fato verificável do exame dos autos.
§ 1o Há erro de fato quando a decisão rescindenda admitir fato inexistente ou quando considerar inexistente fato efetivamente ocorrido, sendo indispensável, em ambos os casos, que o fato não represente ponto controvertido sobre o qual o juiz deveria ter se pronunciado.
*
*
AÇÃO RESCISÓRIA
Hipóteses de Cabimento de Ação rescisória contra decisões que não são de mérito
	Art. 966
	[...]
	§ 2o Nas hipóteses previstas nos incisos do caput, será rescindível a decisão transitada em julgado que, embora não seja de mérito, impeça:
	I - nova propositura da demanda; ou
	II - admissibilidade do recurso correspondente.
*
*
AÇÃO RESCISÓRIA
 Legitimidade:
Art. 967.  Têm legitimidade para propor a ação rescisória:
I - quem foi parte no processo ou o seu sucessor a título universal ou singular;
II - o terceiro juridicamente interessado;
III - o Ministério Público:
a) se não foi ouvido no processo em que lhe era obrigatória a intervenção;
b) quando a decisão rescindenda é o efeito de simulação ou de colusão das partes, a fim de fraudar a lei;
c) em outros casos em que se imponha sua atuação;
IV - aquele que não foi ouvido no processo em que lhe era obrigatória a intervenção.
Parágrafo único.  Nas hipóteses do art. 178, o Ministério Público será intimado para intervir como fiscal da ordem jurídica quando não for parte.
*
*
Natureza Jurídica 
	A sua natureza primordial é desconstitutiva. Isso porque toda ação rescisória tem de ter o juízo rescindente, o pedido de desconstituição total ou parcial do julgamento anterior transitado em julgado.
	O juízo rescisório pode ter qualquer tipo de natureza: condenatória, constitutiva ou declaratória 
*
*
Juízo Rescindente e Juízo Rescisório 
	o juízo rescindente, aquele em que o órgão julgador rescinde a decisão impugnada; e o juízo rescisório, em que, se for o caso, procede-se a novo julgamento. 
*
*
Outros mecanismos de anulação
	Há dois outros mecanismos, além da rescisória, pelos quais se pode impugnar uma sentença transitada em julgado. A ação anulatória e declaratória de nulidade, prevista no art. 966, § 4º, do CPC.
	Sempre que a sentença for apenas de homologação, como ocorre quando há acordo entre os litigantes, a ação rescisória não será o mecanismo adequado para impugnação.
	Em caso de nulidade, caberá a ação declaratória, e em caso de anulabilidade, ação anulatória
*
*
Decisões interlocutórias com julgamento de mérito
	o CPC autoriza que o mérito seja julgado não apenas na sentença, mas também em decisão interlocutória, no caso de julgamento antecipado parcial (art. 356), quando um ou alguns dos pedidos, ou parte deles, tenham ficado incontroversos ou estejam em condições de serem apreciados. 
*
*
Obrigado!

Continue navegando