Buscar

QUESTÕES DE PATOLOGIA PARA ENFERMAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 01
Sabe-se que uma célula normal ao sofrer estímulo físico/ químico vai sofrer conseqüências relacionadas ao aparecimento de lesões ao DNA. Diante disso, e do exposto em sala discorra sobre os principais mecanismos de defesa presentes no nosso organismo.
O nosso organismo possui mecanismos de defesa para combater os diferentes agentes que podem invadir o organismo e provocar infecções, ou mesmo reações alérgicas. Assim, a função do sistema imunológico é a de reconhecer os agentes agressores e defender o organismo da sua ação. Geralmente a pele evita a invasão de muitos microrganismos, outras barreiras naturais eficazes são as membranas mucosas, como os revestimentos das vias respiratórias e do intestino. Qualquer lesão, incluindo uma invasão de bactérias, causa inflamação. A inflamação serve, parcialmente, para encaminhar certos mecanismos de defesa até o ponto onde se localiza a lesão ou a infecção. Com a inflamação, aumenta o débito sanguíneo e os glóbulos brancos podem atravessar a parede dos vasos chegando até a zona inflamada. No caso do mecanismo de defesa específico é desencadeado sempre que o sistema imunitário reconhece um antígeno, ou seja, o organismo memoriza o agente patogénico numa primeira infecção e em infecções posteriores a resposta imunitária é mais rápida e poderosa.
QUESTÃO 02
As doenças surgem e evoluem de maneiras muito variadas; são dinâmicas: começam, evoluem e tendem para a cura ou para cronicidade. É necessário um agente agressor cujo alvo são moléculas, sobretudo as macromoléculas. Qualquer que seja a natureza desse agente agressor, o mecanismo de ação atua de forma a provocar uma lesão a nível molecular. Diante disso, discorra sobre os principais mecanismos envolvidos no processo patológico.
Quando o estímulo for extremamente intenso ao ponto de ultrapassar a capacidade de adaptação, ou quando o órgão e tecido não possuírem condições de se adaptar, uma sequência de eventos promove a lesão celular. A lesão celular acontece quando a célula não consegue manter um estado estável, mas nem toda lesão celular resulta em morte da célula. Até certo ponto, esta lesão é considerada reversível, podendo ocorrer o retorno ao estado de normalidade após cessada a agressão. Mas, se a agressão for muito intensa ou de longa duração, a célula sofre alterações que vão interferir na sua capacidade de recuperação, impedindo o retorno da célula a normalidade. Neste caso, a lesão celular é considerada irreversível, e consequentemente, há a sua morte, que pode ocorrer por necrose (morte celular com autólise) ou por apoptose (morte programada da célula). O fato de a lesão ser considerada reversível ou irreversível reside na qualidade, intensidade e na duração da agressão, bem como no estado funcional e no tipo de célula atingida.
QUESTÃO 03
As células podem sofrer modificações bioquímicas e morfológicas quando submetidas a estímulos fisiológicos e patológicos, dependendo de sua capacidade de resposta e adaptação. Diante disso discorra (em 5 linhas) sobre os seguintes processos: Distrofia, Atrofia, Displasia, Metaplasia, Hipertrofia. 
Distrofia é o aumento quantitativo dos constituintes e das funções celulares, o que provoca aumento das células e órgãos afetados. A atrofia é a redução quantitativa dos componentes estruturais e das funções celulares, resultando em diminuição do volume das células nos órgãos atingidos. A displasia é a ocorrência de anomalias relacionadas ao desenvolvimento de um órgão ou tecido. Metaplasia é a mudança de um tipo de tecido adulto em outro de mesma linhagem. Hipertrofia é o aumento volumétrico adquirido de um órgão ou tecido às custas do aumento do volume celular.
QUESTÃO 04
A inflamação ou flogose é uma das principais reações defensivas do organismo. Sobre esse assunto, leia as afirmações e indique se é Verdadeiro ou Falso:
I. Processos inflamatórios são desencadeados através de fenômenos irritativos, exsudativos, vasculares, degenerativo-necróticos ou produtivo-reparativos. (V)
II. São sinais da inflamação aguda: dor, rubor, calor, tumor e alteração da função. (V)
III. Existem diversos mediadores químicos da inflamação, dentre os quais citam-se as proteases que circulam no plasma como enzimas inativas. (V)
IV. Dentre os fenômenos exsudativos, a exsudação hematógena envolve componentes do plasma e células que podem se concentrar no foco inflamatório. (V)
V. No foco inflamatório, a drenagem da circulação linfática diminui e não consegue carregar todo o ex- cesso de líquido que sai dos vasos sanguíneos e se acumula no interstício. (V)
Parte inferior do formulário
QUESTÃO 05
Os agentes lesivos podem provocar lesões reversíveis e irreversíveis. Esta característica depende da eficiência do agente agressor, a duração da agressão e da intensidade do agente agressor. Estes agentes podem agir diretamente quando age vias metabólicas, enzimáticas, proteínas, componentes celulares ou indiretamente quando atuam no fornecimento de oxigênio, na produção de radicais livres e ou através de respostas adaptativas locais ou sistêmicas. Baseado no que foi visto em sala de aula: 
A) Indique pelo menos quatro causas gerais das lesões 
Privação de oxigênio: asfixia, altitudes extremas; Isquemia: obstrução arterial; Agentes físicos: trauma mecânico, queimaduras, radiação solar, choque elétrico; Agentes infecciosos: vírus, bactérias, fungos.
B) Escolha uma das causas e explique porque provoca alteração celular.
A isquemia é a causa mais comum de lesão celular. Ela é caracterizada como a ausência de suprimento sanguíneo por interrupção do fluxo de sangue arterial, ou seja, sangue oxigenado para um tecido ou órgão, gerando anóxia e comprometendo a oferta de nutrientes fornecidos pelo sangue, como a glicose. Com isso, não há possibilidade de produção de energia por meio da via anaeróbica; a partir do momento que os nutrientes se esgotam, a via glicolítica torna-se inibida pelo acúmulo de metabólitos, como o ácido lático, que não podem ser removidos pelo fluxo sanguíneo. Por esta razão, a isquemia promove a lesão aos tecidos mais rapidamente do que a hipóxia.
PAGE 
1

Continue navegando