Buscar

PROVA SOCIOLOGIA - 1° ANO - 2PERIODO 20191

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - 2º BIMESTRE - 1° ANO
PROFª LANA – TURNO MATUTINO
NOME: ____________________________________
1 - Por ‘Herança Social’, no sentido mais próprio, a Sociologia define esse conceito como o conjunto: 
a)de normas e procedimentos seguidos por gerações sucessivas que regulam a transmissão de heranças materiais aos legítimos herdeiros.
b)de valores e manifestações de cultura, tais como: língua, costumes, tradições, formas de organização que determinada comunidade herda de gerações anteriores.
c)de regulamentos e convenções que determinada etnia considera fundamentais para que a manutenção de sua cultura e identidade.
d)de sucessivos ordenamentos jurídicos que, pela sua continuidade, mantêm harmônica a convivência da organização social.
2 - Fala-se muito nos dias de hoje em direitos do homem. Pois bem: foi no século XVII 1-em 1789, precisamente - que uma Assembleia Constituinte produziu e proclamou em Paris a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa Declaração se impôs como necessária para um grupo de revolucionários, por ter sido preparada por uma mudança no plano das ideias e das mentalidades: o Iluminismo.
FORTES, L. R. S. O Iluminismo e os reis filósofos. São Paulo: Brasiliense, 1981 (adaptado).
Correlacionando temporalidades históricas, o texto apresenta uma concepção de pensamento que tem como uma de suas bases a
a) modernização da educação escolar.
b) atualização da disciplina moral cristã.
c) divulgação de costumes aristocráticos.
d) universalização do princípio da igualdade civil. 
3 - O impacto das mudanças provocadas pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa, encorajadas pelo Iluminismo, impulsionou o surgimento do modo sociológico de investigar e interpretar a realidade social. Em meados do século XIX, a sociologia emerge como campo delimitado do saber científico, sob a doutrina positivista, elaborada pelo pensador francês Augusto Comte (1798-1857).
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os princípios básicos do pensamento comtiano. 
a) Valorizar a diferenciação, via especialização, como fundamento básico para a formação do consenso, necessário para a coesão orgânica.
 b) Explicar a vida social a partir do modo como os homens produzem socialmente sua existência por meio do
trabalho e de seu papel enquanto agentes transformadores da sociedade.
c) Atribuir prioridade do todo sobre as partes; o progresso dos conhecimentos é característico da sociedade humana; o homem é o mesmo por toda parte e em todos os tempos.
d) Verificar a capacidade que teria o materialismo histórico de encontrar explicações adequadas à história social, especialmente sobre as relações entre a estrutura e a superestrutura.
4 - Uma série de mudanças políticas e econômicas ocorreu na Europa, a partir do fim da Idade Média. O quadro “A liberdade guiando o povo” (1830), de Eugène Delacroix, alude a um dos mais importantes acontecimentos decorrente desse período na história europeia, a Revolução Francesa.
Sobre a ligação entre as mudanças referidas no texto e o surgimento da Sociologia, é correto afirmar:
a) O desenvolvimento da indústria se opunha à formação do processo de instalação da sociedade moderna.
b) A credibilidade da vida social, nas cidades, passa a ser buscada na coerência dos textos sagrados e na adoração religiosa.
c) A vida religiosa foi adquirindo cada vez mais importância, o que fez com que a história do cotidiano fosse concebida por um olhar sagrado.
d) O desenvolvimento tecnológico e a nova postura do homem ocidental decorrentes das transformações desse período histórico propiciaram o interesse pelo entendimento da vida social. 
5 - A Sociologia surgiu como decorrência de um processo histórico, que culminou com a Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, e a Revolução Francesa de 1789. Esses dois acontecimentos geraram problemas sociais que os pensadores da época não conseguiram explicar (...). Assim, com o social tornando-se um problema de dimensões nunca vistas, estavam dadas as condições que geraram a necessidade de criar uma nova disciplina científica.
DIAS, Reinaldo. Introdução à Sociologia. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010, p. 19. (Adaptado)
Sobre o assunto tratado no texto, é INCORRETO afirmar que
a) as novas formas de pensar a sociedade sofreram influência das ciências biológicas. Estas explicavam a sociedade como um conjunto de ações individuais independentes, sendo esses estudos considerados uma referência teórica importante para a Sociologia.
b) a divisão do trabalho industrial se tornou um importante tema de estudo da Sociologia, pois as tarefas repetitivas e altamente especializadas tiveram como consequência o aumento da desigualdade social.
c) os primeiros pensadores da ciência sociológica tinham a tarefa de racionalizar a nova ordem social, encontrando soluções para a “desorganização” por meio do conhecimento das leis que regem as relações entre os indivíduos.
d) os novos papéis sociais, que surgem nesse período, marcam a interdependência entre operários e empresário. Isso será um fator fundamental para se compreenderem as desigualdades produzidas pela relação entre instrumentos de produção (do empresário) e a força de trabalho (do operário), a qual fundamentou a organização social da época.
6 - A Sociologia surgiu como decorrência de um processo histórico, que culminou com a Revolução Industrial, que se iniciou na Inglaterra, e a Revolução Francesa de 1789. Esses dois acontecimentos geraram problemas sociais que os pensadores da época não conseguiam explicar; (...). As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradoras, que perduram até os dias atuais.
DIAS, Reinaldo. Introdução à Sociologia. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010, pp. 19-20.
As primeiras reflexões sociológicas buscaram entender as relações entre as pessoas com base nas transformações econômicas produzidas pela Revolução Industrial. Analisando-se as principais características das novas formas de organização social, produzidas por essas transformações, é CORRETO afirmar que
a) o trabalho humano foi progressivamente substituído pela máquina que tornou as relações sociais igualitárias, com aumento da produção e de vagas de trabalho.
b) a organização do trabalho industrial possibilitou ao indivíduo um aperfeiçoamento especializado, qualificando-o para as diferentes tarefas impostas pelas novas organizações sociais.
c) a produção industrial trouxe uma mudança cultural no trabalho, pois a transição dos modos de vida e de trabalho motivou o surgimento de uma nova forma de relação chamada de gestão do fator humano.
d) a produção em larga escala nesse período é considerada uma extensão da produção artesanal, que também possibilitou o barateamento e a velocidade na geração de produtos.
7 - Nos séculos XVIII e XIX, o mundo europeu passa por um período de transformações socioeconômicas e políticas provocadas pelos efeitos da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. A emergência do Mundo Moderno também é marcada por uma revolução cultural e científica que expressa uma multiplicidade de correntes e pensamentos divergentes preocupados em compreender e explicar a originalidade dos fatos, acontecimentos e suas manifestações em diferentes sociedades.
(Adaptado de: IANNI, O. A Sociologia e o Mundo Moderno. Tempo Social. (Revista de Sociologia da USP). 1989. n.1. v.1. p.7-27.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a emergência da Sociologia como Ciência, considere as afirmativas a seguir. 
I. O pensamento científico e filosófico do século XVIII e do início do século XIX forma a base científica da Sociologia.
II. A Sociologia é resultado dos desafios e dilemas impostos pelo mundo moderno e pela sociedade industrial capitalista.
III. A Sociologia é herdeira das novas maneiras de pensar e explicar o mundo, fundadas na razão e no progresso.IV. Em sua formação inicial, a Sociologia assume o conhecimento baseado nas percepções sensíveis sobre a sociedade.
Assinale a alternativa correta. 
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
8 - A sociologia não é obra de um único filósofo ou cientista, mas o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência inauguradas pelas transformações ocorridas nos séculos XVII, XVIII e XIX. Enquanto conhecimento científico, voltado para a explicação da evolução da natureza humana e progresso da sociedade, a sociologia aparece com Auguste Comte, em um contexto histórico que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.
(Adaptado de: MARTINS, C. R. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1982. p.10-16.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a sociologia de Auguste Comte, assinale a alternativa correta.
a) A perspectiva positivista de Comte apresenta um método de análise baseado na doutrina individualista e teológica.
b) A sociologia de Comte, ao desvendar o mundo, estabelece uma visão crítica e negativa da sociedade capitalista.
c) A sociologia de Comte, através de uma teoria positiva da sociedade, propõe a reorganização e a estabilização da nova ordem social.
d) O conhecimento sociológico, para Comte, constitui um instrumento para o estabelecimento da hegemonia dos trabalhadores.
9 - A cultura ocidental acentuadamente antropocêntrica foi marcada por processos convergentes de desenvolvimento técnico–científico e acumulação de riquezas, propiciados pela expansão colonial, que resultaram na revolução industrial, no fortalecimento da ideia de progresso e no processo de ocidentalização do mundo.
FERREIRA, L. C. Dilemas do século XX: ideias para uma sociologia da questão ecológica. In: SILVA, J. P. (Org.) Por uma Sociologia do século XX. São Paulo: Annablume, 2007 (adaptado).
Esse processo de acumulação de riquezas no Ocidente, por longos séculos, se fez à custa da degradação do meio natural. Do ponto de vista da cultura e do imaginário ocidental moderno, isso se deveu à
a) crença nos poderes da ciência e do desenvolvimento tecnológico, que contribuiu para tratar a natureza como objeto de quantificação, manipulação e dominação.
b) ideia de Renascimento, que representava os benefícios técnicos de transformação da natureza como salutares para a preservação de ecossistemas.
c) concepção sacralizada de que a natureza, enquanto obra da criação de Deus, devia servir à contemplação estética e religiosa.
d) perspectiva desenvolvimentista, que atrelava o progresso ao meio ambiente e difundia amplamente um entendimento da relação harmoniosa entre sociedade e natureza.
10 - Considerando-se as grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII — e que se estenderam no século XIX — só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais.(DIAS, 2004, p. 15).
Sobre o surgimento da Sociologia e as mudanças ocorridas na modernidade, é correto afirmar:
a) A intensificação da economia agrária em larga escala nas metrópoles gerou o êxodo para o campo.
b) A antiga forma de ver o mundo não podia mais solucionar os novos problemas sociais.
c)O aumento do trabalho humano nas fábricas ocasionou a diminuição da divisão do trabalho.
d)A agricultura familiar desse período foi o objeto de estudo que fez surgir as ciências sociais.

Continue navegando