Buscar

MITOCÔNDRIAS E CLOROPLASTOS - 6

Prévia do material em texto

Bases da Biologia Celular e Genética
· Mitocôndrias são as "usinas de energia" da célula, quebrando moléculas de combustível e capturando energia na respiração celular. Elas convertem a energia armazenada nas moléculas combustíveis em uma forma que a célula consegue utilizar. A função delas é produzir um suprimento constante de ATP, a principal molécula carregadora de energia da célula. O processo de fabricar ATP usando energia química de combustíveis, tais como os açúcares, é chamado de respiração celular.
Os elétrons de moléculas combustíveis, tais como o açúcar glicose, são arrancados em reações que ocorrem no citosol e na matriz mitocondrial. Estes elétrons são capturados por moléculas especiais chamadas de transportadoras de elétrons e depositados na cadeia de transporte de elétrons, uma série de proteínas incorporadas na membrana mitocondrial interna.
Conforme os elétrons se movem ao longo da cadeia de transporte, energia é liberada e usada para bombear prótons para fora da matriz e para dentro do espaço intermembranar. Logo que os prótons fluem de volta para a matriz, a favor de seu gradiente, eles passam por uma enzima chamada ATP sintase, que aproveita o fluxo de prótons para gerar ATP.
Embora as mitocôndrias sejam encontradas na maioria dos tipos celulares de humanos (assim como na maioria dos tipos celulares de outros animais e plantas), os seus números variam dependendo da função da célula e de sua demanda de energia. Por exemplo, as células musculares possuem tipicamente alta demanda de energia e grande número de mitocôndrias, enquanto que as células vermelhas do sangue, que são altamente especializadas para transporte de oxigênio, não possuem mitocôndrias.
As mitocôndrias são suspensas no citosol gelatinoso da célula. Elas possuem formato oval e possuem duas membranas: uma externa, envolvendo toda a organela, e uma interna, com muitas saliências internas chamadas cristas (parecidas com grandes cavernas) que aumentam a área de superfície.
O espaço entre as membranas é chamado de espaço intermembranar, e o compartimento delimitado pela membrana interna é chamado de matriz mitocondrial. A matriz contém DNA mitocondrial e ribossomos. 
A estrutura em múltiplos compartimentos da mitocôndria permite que as reações sejam mantidas separadas e diferentes concentrações de moléculas sejam mantidas em diferentes "cômodos". 
· Cloroplastos são organelas encontrados em plantas e algas. Eles são responsáveis pela captura de energia luminosa para fabricar açúcares na fotossíntese, armazenam como moléculas de combustível nos tecidos das plantas. São encontrados somente em plantas e algas fotossintetizantes. 
Na fotossíntese, a energia luminosa é coletada e usada para construir açúcares a partir do dióxido de carbono. Os açúcares produzidos na fotossíntese podem ser usados pela célula da planta, ou podem ser consumidos por animais que comem plantas, como os humanos. A energia contida nestes açúcares é colhida através de um processo chamado respiração celular, o qual acontece dentro das mitocôndrias das células das plantas e dos animais.
Cloroplastos são organelas em forma de disco encontradas no citosol da célula. Eles possuem membranas externa e interna com um espaço intermembranar entre elas. Contém discos de membrana conhecidos como tilacóides, organizados em pilhas interconectadas chamadas de grana. 
A membrana de um disco tilacóide contém complexos de coleta de luz que incluem a clorofila, um pigmento que dá às plantas a sua cor verde. Discos tilacóides são ocos e o espaço dentro do disco é chamado de espaço tilacóide ou lúmen, enquanto o fluido envolvendo os tilacóides é chamado de estroma.

Continue navegando