Buscar

Pré - Projeto TCC1 (2)

Prévia do material em texto

PRÉ - PROJETO DE TCC
	
1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
	
ALUNO: Juliana Barcelos Gomes
	
MATRÍCULA: 201601604076
	
CAMPUS: Macaé
	
E – mail: Julianabaracelosgomes1000@gmail.com
	
TEMA
	
Construção seca do tipo Steel Frame
	
2- JUSTIFICATIVA
	
O Steel Frame é uma alternativa construtiva eficiente, rápida e ambientalmente sustentável, que até então é pouco frequente no Brasil, mas é utilizado em grande escala em países como Estados Unidos e Japão, e na Europa. Dentre os países da América do Sul, o Chile vem realizando grandes difusões do método, onde o mesmo já é empregado em cerca de 35% das construções.
No Brasil o Steel Frame vem se consolidando aos poucos no mercado da construção civil, porém no que refere ao conforto, desempenho e novos materiais, o Brasil ainda utiliza de métodos voltados a um construtivismo arcaico. O Steel Frame em residências consiste num sistema construtivo industrializado, durável, estruturado em perfis de madeira, revestidos com chapas de madeiras ou drywall (gesso acartonado) 
Dessa forma esse estudo se justifica, pois, a prática do uso do sistema de construção Steel Fame ainda é recente no Brasil, cerca de 10 anos, trazendo ainda uma incerteza do seu funcionamento, sendo estudos nessa área necessários para que paradigmas possam ser que brados.
	
3- OBJETIVOS 
	 
 3.1 – OBJETIVO GERAL
	
Analisar a viabilidade técnica e econômica em obra baseada na construção seca do tipo Steel Frame, além de estudo comparativos entre o sistema Steel Frame e o sistema convencional em concreto armado em conjunto com a alvenaria de blocos cerâmicos.
	
 3.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
	
• Apresentar como funciona o método construtivo do Steel Frame, abordando suas características, etapas construtivas e materiais empregados;
• Avaliar se as tecnologias empregadas na construção do Steel Frame apresentam vantagens sobre o método construtivo convencional; 
• Comparar os cronogramas do Steel Frame e do sistema convencional; 
	
4- METODOLOGIA
	
Para a realização do estudo primeiramente deve-se ter as definições de projetos, tanto em alvenaria como em Steel Frame, para assim começarmos a fazer o levantamento de materiais necessários para os dois tipos de obra e consequentemente fazer o levantamento de Custos. Depois do estudo feito, tendo todos os dados em mãos, poderemos fazer as análises dos resultados, para assim sabermos em qual ponto cada sistema é mais vantajoso.
	
5- REFERENCIAL TEÓRICO
	
O setor da construção civil brasileira ainda baseia-se em construções altamente artesanais, caracterizadas pelos inúmeros índices de desperdício de insumos e mão de obra, grande geração de resíduos sólidos e baixa produtividade com isso a busca por alternativas construtivas mais eficientes, sustentáveis e rápidas, torna-se fundamental quando a construção civil é posta de frente com os desafios atuais da sociedade como o déficit habitacional e o respeito ao meio ambiente. 
O mercado tem mostrado que esta situação deve ser modificada e o uso de novas tecnologias é a melhor forma de permitir a industrialização e a racionalização dos processos. A partir desta demanda, o sistema construtivo em Steel, que é um sistema construtivo bastante consolidado em países de primeiro mundo, mostra-se uma solução viável, apresentando superioridade em seu processo construtivo como: industrialização, racionalização, inovação, qualidade e sustentabilidade, mas que, apesar disso, ainda é pouco aproveitado no Brasil. 
No país, o sistema de construção ainda mais utilizado é a estrutura de concreto armado com a alvenaria de blocos cerâmicos. Esse sistema, além da natureza artesanal, sendo um serviço mais trabalhoso, produz uma grande quantidade de resíduos e desperdício de materiais, o que causa muitos problemas e danos ao meio ambiente, tendo assim uma grande necessidade de novas alternativas e processos mais racionalizados.
Com o crescimento do setor da construção civil na atualidade, a necessidade de construir com mais rapidez e menor desperdício aumente, levando em consideração a crescente na conscientização das questões ambientais.
Neste trabalho será realizada uma comparação entre o sistema construtivo Steel Frame e Alvenaria Estrutural, verificando a diferença de custo para a utilização de cada um deles.
	
6- REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
	
ANTUNES, Bianca. Alvenaria Estrutural. Disponível em: <http://construcaomercado.pini.com.br/negocios-incorporacao-construcao/41/alvenaria-estrutural-281680-1.aspx.> Acesso em: 04 jun. 2020
LIGHT STEEL FRAME: UMA REVOLUÇÃO SILENCIOSA NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL. Brasil Engenharia. Disponível em: <http://www.brasilengenharia.com/portal/noticias/destaque/12449-light-steel-frame-uma-revolucao-silenciosa-no-setor-da-construcao-civil> Acesso em: 09 jun. 2020
O QUE É STEEL FRAME? VANTAGENS E DESVANTAGENS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL. Mais controle. Disponível em:<https://maiscontroleerp.com.br/steel-frame-construcao-civil/> Acesso em: 02 jun. 2020

Continue navegando