Buscar

Definições de TMA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O cálculo da TMA de acordo com Hummel et al. (2004), seu cálculo é baseado em três componentes: o custo de oportunidade, o risco e a liquidez do negócio. Entre estes componentes, o custo de oportunidade pode ser considerado o ponto de partida para a definição da TMA, pois representa a remuneração que a empresa teria se deixasse o dinheiro investido de maneira que apresentasse pouco ou nenhum risco de perda do mesmo. Tem-se, então, o risco do negócio como o segundo ponto a ser analisado, deve ser avaliado o risco presente em cada alternativa de investimento. Como exemplo, ao se investir em um CDB que paga , atualmente 120% do CDI (6,39%aa), o risco presente é baixo, uma vez que no Brasil ela é garantida pelo Fundo Garantidor de crédito (FGC), porém o ganho que ela gera é proporcional ao risco que contém. A liquidez do negócio, ou seja, a facilidade e a velocidade com que se deixa uma posição do mercado para que se assuma outra é um componente importante na formação da TMA. Estes três componentes fazem com que a taxa seja considerada pessoal e intransferível, ou seja, um investimento pode ter um comportamento diferente de empresa para empresa (PILÃO; HUMMEL, 2004). 
Trata-se por Taxa Mínima de Atratividade (TMA) a taxa equivalente ao que renderia o dinheiro caso fosse utilizado em aplicações correntes e de pouco risco. Para investimentos com prazo maior do que seis meses a TMA passa a ser uma meta estratégica e para ser calculada utiliza-se o Custo Médio Ponderado do Capital (CMPC), que analisa a empresa ou o projeto como um todo (CASAROTTO FILHO; KOPITTKE, 2010).
CASAROTTO FILHO, N.; KOPITTE, B. H. Análise de Investimentos. São Paulo: Atlas, 2010.
HUMMEL, V. R. P.; PILÃO, E.N. Matemática Financeira e Engenharia Econômica: A Teoria e a Prática da Análise de Projetos de Investimentos. São Paulo: Thomson, 2004. 
Para Moura(2011) a TMA é a taxa de juros que representa o mínimo que um investidor se propõe a ganhar quando faz um investimento, ou o máximo que um tomador se propõe a pagar quando faz um financiamento. Essa taxa de juros é utilizada para representar o fluxo de caixa que será gerado futuramente e representado no presente é a TMA.
A TMA é uma taxa a qual o investidor considera que esta obtendo ganhos financeiros. Para as empresas a determinação da TMA é complexa, dependendo do prazo ou da importância estratégica das alternativas. Investimentos a curto prazo utiliza-se a taxa de remuneração de aplicações financeiras como TMA, em investimentos de médio prazo considera-se a média ponderada dos rendimentos das contas do capital de giro, já a longo prazo a TMA passa a ser uma meta estratégica (Casarotto e Kopittke, 2000)
Casarotto N. F.; Kopittke,B.H. Análise de investimentos: matemática financeira, engenharia econômica, tomada de decisão, estratégia empresarial. 9ed. São Paulo: Atlas, 2000

Outros materiais