Buscar

Civil I.3

Prévia do material em texto

Civil I
1- Rodrigo e Manuela decidem desenvolver conjuntamente a atividade empresarial de fornecimento de materiais médico-hospitalares. Para tanto, realizam contrato válido com a finalidade de constituir a sociedade empresarial. Ocorre que o contrato social não foi levado à inscrição no respectivo registro. Considerando a situação descrita, assinale a afirmativa correta. *
a) A pessoa jurídica já possui existência legal, sendo certo que com a assinatura do contrato social haverá a separação patrimonial.
b) A pessoa jurídica já possui existência legal, sendo certo que a assinatura do contrato social é a única etapa necessária para a existência legal da pessoa jurídica.
c) A pessoa jurídica não possui existência legal, pois para tanto há a necessidade de levar o contrato social ao respectivo registro.
 
d) A pessoa jurídica não possui existência legal, porém já há uma sociedade de fato com patrimônio separado da dos seus membros.
e) A pessoa jurídica não possui existência legal, sendo que a falta de registro torna o contrato social firmado absolutamente nulo.
Feedback
O ato constitutivo deve ser levado a registro para que comece, então, a existência legal da pessoa jurídica de direito privado (CC, art. 45). Antes do registro, não passará de mera “sociedade de fato” ou “sociedade não personificada”, equiparada por alguns ao nascituro, que já foi concebido, mas que só adquirirá personalidade se nascer com vida. No caso da pessoa jurídica, se o seu ato constitutivo for registrado. O registro será precedido, quando necessário, de autorização ou aprovação do Poder Executivo.
 
5- Sobre as espécies de bens, analise as seguintes afirmativas. I - São bens imóveis as edificações que, separadas do solo, conservam sua unidade, ainda que removidas para outro local. II - São bens móveis os materiais destinados à construção, ainda que empregados para tal finalidade. III - São bens divisíveis os que podem ser fracionados sem prejuízo do uso a que se destinam. IV - São bens públicos os de domínio nacional que pertencem às pessoas jurídicas de direito público, sujeitos à usucapião. Estão corretas as afirmativas *
a) I, II e IV, apenas.
b) I e III, apenas.
 
c) III e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) II e IV apenas.
 
4- São considerados bens móveis para efeitos legais, EXCETO: *
1/1
a) As energias que tenham valor econômico.
b) O direito à sucessão aberta.
 
c) Os direitos pessoais de caráter patrimonial e respectivas ações.
d) Os direitos reais sobre objetos móveis e as ações correspondentes.
Feedback
O art. 83 do Código Civil considera móveis para os efeitos legais:
“I — as energias que tenham valor econômico;
II — os direitos reais sobre objetos móveis e as ações correspondentes;
III — os direitos pessoais de caráter patrimonial e respectivas ações.”
 
7- Caio Mário da Silva conceituou a pessoa jurídica denominada FUNDAÇÃO “É a atribuição de personalidade jurídica a um patrimônio, que a vontade humana destina a uma finalidade social. É um pecúlio, ou um acervo de bens, que recebe da ordem legal a faculdade de agir no mundo jurídico, e realizar as finalidades a que visou o seu instituidor”. As fundações extinguem-se se se tornar ilícita, impossível ou inútil a sua finalidade e se vencer o prazo de sua existência. Com base no contexto descrito acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. A criação da fundação pelo seu instituidor será feita por instrumento particular ou testamento, mediante dotação especial de bens livres, especificado o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administrá-la. PORQUE II. Quando insuficientes para constituir a fundação, os bens a ela destinados serão, se de outro modo não dispuser o instituidor, incorporados em outra fundação que se proponha a fim igual ou semelhante. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. *
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 
e) As asserções I e II são proposições falsas.
 
6- Consoante Washington de Barros Monteiro, “Filosoficamente, bem é tudo quanto pode proporcionar ao homem qualquer satisfação. Nesse sentido se diz que a saúde é um bem, que a amizade é um bem, que Deus é o sumo bem. Mas, se filosoficamente saúde, amizade e Deus são bens, na linguagem jurídica não podem receber tal qualificação”. (MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de Direito Civil. v. 1, 38 ed. São Paulo: Saraiva, 2001, p. 144) Juridicamente bens são coisas que por serem úteis e raras, são suscetíveis de apropriação exclusiva pelo homem. Nesse sentido, o art. 82 do Código Civil considera móveis “os bens suscetíveis de movimento próprio, ou de remoção por força alheia, sem alteração da substância ou da destinação econômico-social”. Com base no contexto descrito acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. Semoventes são bens não suscetíveis de movimento próprio e recebem o mesmo tratamento jurídico dispensado aos bens móveis propriamente ditos. PORQUE II. Os bens móveis propriamente ditos admitem remoção por força alheia, sem dano, como os navios e as aeronaves. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. *
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
e) As asserções I e II são proposições falsas.
 
3- G e R são sócios da pessoa jurídica Tex, a qual, em razão da crise econômica, deixou de honrar compromissos com o fornecedor Xis, que requereu, em ação de execução, a penhora dos bens de G e R. De acordo com o Código Civil, o pedido deverá ser *
a) indeferido, pois a desconsideração da personalidade jurídica somente é possível com a decretação da falência.
b) deferido, independentemente de qualquer requisito, pois os sócios respondem, em regra, direta e pessoalmente pelas obrigações contraídas pela pessoa jurídica.
c) deferido apenas se comprovado que Tex não possui recursos para pagamento do débito.
d) indeferido, pois em nenhuma hipótese os sócios respondem pelas obrigações contraídas pela pessoa jurídica.
e) deferido se comprovado abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial.
 
 
2- Segundo a classificação apresentada pelo Código Civil vigente, são pessoas jurídicas de direito privado: I. Partidos políticos. II. Organizações religiosas. III. Autarquias. IV. Associações, sociedades, fundações e empresas individuais de responsabilidade limitada. A sequência correta é: *
a) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
b) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
c) Apenas a assertiva IV está correta.
d) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas. 
e) Apenas as assertivas II e III estão corretas.
Gabarito
1-C “A pessoa jurídica não possui existência legal, pois para tanto há a necessidade de levar o contrato social ao respectivo registro.”
2-D “Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.”
3-E “deferido se comprovado abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial.”
4- B “o direito à sucessão aberta.”
5- B “I e III, apenas.”
6- D “ A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.”
7- D” A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.”

Continue navegando