Buscar

FUND 7

Prévia do material em texto

FUND. DA EDUC. DE JOVENS E ADULTOS E EDUC. POPULAR
7a aula
	1a Questão
	
	
	
	Quando se analisa o enquadramento de jovens no mundo do trabalho, evidencia-se ainda mais que relações sociais de classe. Devemos levar em consideração alguns itens, exceto:
	
	 
	Família
	 2a Questão
	
	
	
	Temos acompanhado as profundas mudanças sociais relacionadas à atual fase do Capitalismo. Dentre estas, destacam-se as gradativas mudanças observadas no mercado de trabalho. Neste novo cenário, o trabalho/emprego, elemento central na dinâmica do capital, vem assumindo novas características, dentre as quais destacam-se:
	 
	D. A procura por profissionais com um alto nível de formação e capazes de exercer diferentes atividades.
	 3a Questão
	
	
	
	Qual o nome do sistema pelo qual o trabalhador deveria apenas exercer sua função em um menor tempo possível durante o processo produtivo, não havendo necessidade de conhecimento da forma de como se chegava ao resultado final?
		
	 
	Taylorismo
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Ao alienar o trabalhador dos meios de produção, a capitalista processa não só a dualidade básica sistêmica, como também, e por isso, passa a controlar todo o processo econômico da produção ao consumo. Ainda dentro dessa dinâmica, acontece outra alienação: a divisão social do trabalho no processo de produção. Marque, dentre os itens abaixo, o que mais contempla o significado da palavra alienação no contexto citado.
		
	 
	Quando uma pessoa trabalha em uma linha de produção, faz sua parte do trabalho, e não sabe o que acontece depois.
	 5a Questão
	
	
	
	O capitalismo influencia o mundo como um todo, fazendo as pessoas sentir essa cobrança do sucesso financeiro.   
Qual o objetivo do capitalismo ao impor uma divisão social no local da produção?
	 
	Aumentar seu controle sobre o trabalhador.
	6a Questão
	
	
	
	Para Sonia Rummert (2007), a Educação de Jovens e Adultos no Brasil tem um forte componente de classe, visto destinar-se à (às)
	 
	frações da classe trabalhadora cujos papéis, a serem desempenhados no cenário produtivo, não requerem maiores investimentos do estado.
	 7a Questão
	
	
	
	Para Sonia Rummert (2007), a Educação de Jovens e Adultos no Brasil tem um forte componente de classe, visto destinar-se à (às)
	 
	frações da classe trabalhadora cujos papéis, a serem desempenhados no cenário produtivo, não requerem maiores investimentos do estado
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O sistema Fordista/Taylorista ao implantar a linha de produção e reduzir a participação do trabalhador a procedimentos repetitivos e mecânicos, processa a separação entre o sujeito e o saber, entre o pensar e o fazer. Objetivando aumentar seu controle sobre o trabalhador e sobre o processo produtivo, o capitalista vai impor uma divisão social no local da produção. Esse modelo produtivo, ao fracionar o processo de produção, consubstanciou a divisão entre:
		
	 
	Trabalho manual e trabalho intelectual
		1.
		Tratar da relação entre trabalho e educação nos convida a um exercício de avivar detalhes que envolvem cada um destes conceitos. Essas relações estabelecidas entre eles, no contexto do capitalismo, podem ser resumidamente definidas da seguinte forma:
	
	
	As relações entre educação e trabalho são marcadas por dualidades e fragmentações.

Continue navegando