Logo Passei Direto
Buscar

políticas sociais em habitação final objetiva

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Em 1942, a Política de Habitação passou a ser apresentada como condição básica de reprodução da força de trabalho e um fator econômico fundamental para a industrialização e desenvolvimento do país.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- Na era Vargas, as políticas de habitação eram condizentes com o projeto nacional desenvolvimentista, ou seja, com uma lógica conservadora.
II- Na década de 1930, a moradia desenvolveu-se com estrutura para as maiores cidades.
III- O aumento do fascismo e socialismo na Europa recomendaram um clima favorável para que o Estado tivesse extensa intervenção, seja na economia e nos provimentos aos trabalhadores.
IV- A Lei do Inquilinato teve uma alta resolutividade, destacando o conceito oficial sobre as demandas de habitação.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

O Serviço Social tem na sua história, no contexto da política habitacional, uma trajetória permeada por um debate, em que toda a historicidade é ponderada como uma categoria essencial ao método dialético-crítico.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- A partir de cada contexto histórico, a atuação do Serviço Social nas políticas habitacionais tem sua historicidade em conjunto com o trabalho em comunidade, com intuito de incentivar a participação comunitária.
II- O Serviço Social enquanto profissão não apresenta um método dialético-crítico.
III- Na atuação da política habitacional, o assistente social desenvolve ação voltada ao coletivo e ao comunitário, visando ao desenvolvimento de comunidade.
IV- As pesquisas realizadas nesta época apresentavam uma abordagem voltada para as mazelas rurais.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

Considerando a história de construção das cidades, nos anos 70, no Brasil, começam a surgir os movimentos urbanos, com apoio de intelectuais que tinham como objetivo a transformação das cidades, ou seja, uma reforma urbana.
Referente a esta reforma urbana, assinale a alternativa CORRETA:
a) A reforma urbana teve início nos anos 80, quando os setores progressistas da sociedade estabeleceram propostas de mudanças estruturais referentes às questões de reforma.
b) Nas décadas de 60 e 70, os temas da reforma urbana ressurgiram novamente com os movimentos populares de luta pela moradia.
c) A reforma urbana teve início nos anos 60, quando os setores progressistas da sociedade exigiram propostas de mudanças estruturais referentes às questões fundiárias.
d) A Igreja Católica foi contra todo o movimento de reforma urbana, pois não defendia a função social da propriedade urbana.

As Companhias de Habitação (COHAB), após a criação do BNH, começaram suas atividades, tendo como objetivo o atendimento à população de baixa renda em situação de vulnerabilidade social. Os assistentes sociais acompanhavam os trabalhadores desde a formação das cooperativas habitacionais, nas discussões e na execução das obras. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O primeiro encontro nacional do profissionais da COHAB aconteceu em 1972, quando começaram a estruturar as equipes, bem como quando definiram as diretrizes e o arcabouço metodológico do trabalho social da habitação.
( ) O BNH não autorizava a COHAB a incluir nas prestações dos mutuários taxas para dar cobertura aos gastos com relação à manutenção dos conjuntos habitacionais.
( ) Os assistentes sociais, os sociólogos e outros profissionais da área social não tinham o reconhecimento profissional, sendo assim o trabalho social era considerado secundário.
( ) O Brasil não precisa voltar a utilizar recursos externos para conseguir efetivar seus programas sociais.
a) F - V - F - F.
b) V - F - F - V.
c) F - F - V - V.
d) V - F - V - F.

A política de habitação tem o dever de atender a uma das necessidades básicas da humanidade, porém grande parte da população não tem acesso à moradia própria. Analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O problema habitacional reincide com maior evidência na população de baixa renda, reconhecidamente desprovida de moradia e de acesso a outros serviços básicos necessários.
II- Define como objetivos da Constituição brasileira a construção de casas para as famílias em situação de extrema pobreza.
III- Alguns sujeitos devem ter a garantia de abrigo suficiente em climas adversos e proteção razoável contra intempéries, riscos de epidemias e vetores patogênicos.
IV- A moradia traz em seu contexto, de uma forma bem geral, a necessidade de um espaço relacional, por bem-estar, segurança e lazer.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

Diante do surgimento do capital industrial, as demandas habitacionais estão bem evidentes durante toda a conjuntura nacional, marcadas por mudanças e com remodelação do espaço urbano, sendo esta uma das demandas presentes na intervenção do assistente social.
Referente à intervenção do Serviço Social na habitação, assinale a alternativa CORRETA:
a) O profissional de Serviço Social não poderá intervir nas demandas apresentadas referentes à política de habitação.
b) A valorização e a importância do profissional de Serviço Social na política de habitação são necessárias, pois intervirão nas questões sociais que dizem respeito à sobrevivência social e material da população, em especial na demanda habitacional.
c) Com a escassez de profissionais de Serviço Social, as políticas habitacionais acabam não podendo intervir nas questões sociais, em especial as relacionadas à moradia.
d) As demandas advindas das questões sociais não dizem respeito às questões habitacionais.

O PMCMV foi implantado para que as famílias de baixa renda pudessem ter acesso a programas habitacionais. Este programa apresenta em seu procedimento a liberação de oferta de recursos públicos, autorizadas pelo Banco Central do Brasil (BACEN), bem como pelos agentes financeiros que integram o Sistema Financeiro de Habitação. Referente ao PMCMV, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O Programa Nacional de Habitação urbana é ofertado a famílias com renda mensal de até dez salários mínimos, tendo direito aos subsídios habitacionais famílias com renda familiar de até seis salários mínimos.
( ) As famílias de baixa renda só poderão ter acesso aos programas habitacionais se estiverem de acordo com os critérios estabelecidos pelo PAC.
( ) Os agricultores rurais por meio do PNHR têm direito a subsídios para construção de moradia em área rural por meio de aquisição de materiais de construção, com renda familiar de até R$ 10.000,00.
( ) A família que foi contemplada nos programas habitacionais do Governo Federal não necessita ser incluída no Cadastro Único.
A F - V - V - F.
B V - V - F - F.
C V - F - V - F.
D V - F - F - V.

Na década de 1930, o Serviço Social surgiu no Brasil, quando foi marcado pelo contexto da industrialização do país. Isso veio acontecendo durante todo o processo da Revolução Industrial, em que os indivíduos acabaram deixando o campo para morar nas cidades, com intuito de buscar trabalho, bem como melhores condições de vida. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- As demandas habitacionais surgem durante uma circunstância nacional marcado por várias mudanças, com a remodelação do espaço urbano, com o surgimento do capital industrial.
II- O profissional de Serviço Social não atua nas companhias de habitação, pois se trata de um programa governamental.
III- Fazendo uma análise das cidades brasileiras, pode-se dizer que há grande número de habitações que foram construídas fora do mercado formal.
IV- O trabalho social não é um dos quesitos dos programas habitacionais.
A As sentenças II e IV estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

O desenvolvimento industrial no Brasil teve estabilidade a partir da Revolução de 30, assentou o crescimento urbano com o industrial, a partir dos regimes arcaicos de produção agrícola, ou seja, o chamado ?pacto estrutural?, com antigos proprietários rurais e a burguesia. Contudo, aprovou mudanças sem rupturas e convivência das políticas contraditórias. Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O Estado passou a desenvolver um modelo descentralizado para resolver a questão do crescimento urbano industrial para ficar viável para os produtores e a burguesia.
II- Com a nova correlação de forças ocorridas no âmbito social e que foi amadurecendo neste período, foi proposta a reformulação do aparelho estatal, ou seja, regulamentação da relação trabalho e capital.
III- O Estado passa a desenvolver um modelo centralizador, inventor e protecionista com relação ao processo de acumulação urbana-industrial.
IV- A metropolização das cidades esteve diretamente ligada com o crescimento urbano e a produção de capital.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

A Constituição Federal de 88 apresenta como um dos direitos fundamentais a questão da moradia. No entanto, uma das maiores demandas diz respeito à falta de moradia, principalmente para a população de baixa renda, que acaba ocupando áreas de riscos e irregulares.
Analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- Nos últimos anos, os investimentos em moradia estão contemplando boa parte da população, efetivando a universalidade deste direito.
II- Embora tenham sido grandes os investimentos na politica de habitação nos últimos anos, ainda não foi possível contemplar boa parte da população de baixa renda.
III- A compreensão da política habitacional precisa ter um olhar crítico e reflexivo, para avaliar os investimentos acerca desta demanda, para que a população menos favorecida possa ter acesso à moradia.
IV- O PMCMV foi implementado com objetivo de acesso à moradia a quem dela precisar sem critérios de inclusão.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Em 1942, a Política de Habitação passou a ser apresentada como condição básica de reprodução da força de trabalho e um fator econômico fundamental para a industrialização e desenvolvimento do país.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- Na era Vargas, as políticas de habitação eram condizentes com o projeto nacional desenvolvimentista, ou seja, com uma lógica conservadora.
II- Na década de 1930, a moradia desenvolveu-se com estrutura para as maiores cidades.
III- O aumento do fascismo e socialismo na Europa recomendaram um clima favorável para que o Estado tivesse extensa intervenção, seja na economia e nos provimentos aos trabalhadores.
IV- A Lei do Inquilinato teve uma alta resolutividade, destacando o conceito oficial sobre as demandas de habitação.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

O Serviço Social tem na sua história, no contexto da política habitacional, uma trajetória permeada por um debate, em que toda a historicidade é ponderada como uma categoria essencial ao método dialético-crítico.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- A partir de cada contexto histórico, a atuação do Serviço Social nas políticas habitacionais tem sua historicidade em conjunto com o trabalho em comunidade, com intuito de incentivar a participação comunitária.
II- O Serviço Social enquanto profissão não apresenta um método dialético-crítico.
III- Na atuação da política habitacional, o assistente social desenvolve ação voltada ao coletivo e ao comunitário, visando ao desenvolvimento de comunidade.
IV- As pesquisas realizadas nesta época apresentavam uma abordagem voltada para as mazelas rurais.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

Considerando a história de construção das cidades, nos anos 70, no Brasil, começam a surgir os movimentos urbanos, com apoio de intelectuais que tinham como objetivo a transformação das cidades, ou seja, uma reforma urbana.
Referente a esta reforma urbana, assinale a alternativa CORRETA:
a) A reforma urbana teve início nos anos 80, quando os setores progressistas da sociedade estabeleceram propostas de mudanças estruturais referentes às questões de reforma.
b) Nas décadas de 60 e 70, os temas da reforma urbana ressurgiram novamente com os movimentos populares de luta pela moradia.
c) A reforma urbana teve início nos anos 60, quando os setores progressistas da sociedade exigiram propostas de mudanças estruturais referentes às questões fundiárias.
d) A Igreja Católica foi contra todo o movimento de reforma urbana, pois não defendia a função social da propriedade urbana.

As Companhias de Habitação (COHAB), após a criação do BNH, começaram suas atividades, tendo como objetivo o atendimento à população de baixa renda em situação de vulnerabilidade social. Os assistentes sociais acompanhavam os trabalhadores desde a formação das cooperativas habitacionais, nas discussões e na execução das obras. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O primeiro encontro nacional do profissionais da COHAB aconteceu em 1972, quando começaram a estruturar as equipes, bem como quando definiram as diretrizes e o arcabouço metodológico do trabalho social da habitação.
( ) O BNH não autorizava a COHAB a incluir nas prestações dos mutuários taxas para dar cobertura aos gastos com relação à manutenção dos conjuntos habitacionais.
( ) Os assistentes sociais, os sociólogos e outros profissionais da área social não tinham o reconhecimento profissional, sendo assim o trabalho social era considerado secundário.
( ) O Brasil não precisa voltar a utilizar recursos externos para conseguir efetivar seus programas sociais.
a) F - V - F - F.
b) V - F - F - V.
c) F - F - V - V.
d) V - F - V - F.

A política de habitação tem o dever de atender a uma das necessidades básicas da humanidade, porém grande parte da população não tem acesso à moradia própria. Analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O problema habitacional reincide com maior evidência na população de baixa renda, reconhecidamente desprovida de moradia e de acesso a outros serviços básicos necessários.
II- Define como objetivos da Constituição brasileira a construção de casas para as famílias em situação de extrema pobreza.
III- Alguns sujeitos devem ter a garantia de abrigo suficiente em climas adversos e proteção razoável contra intempéries, riscos de epidemias e vetores patogênicos.
IV- A moradia traz em seu contexto, de uma forma bem geral, a necessidade de um espaço relacional, por bem-estar, segurança e lazer.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

Diante do surgimento do capital industrial, as demandas habitacionais estão bem evidentes durante toda a conjuntura nacional, marcadas por mudanças e com remodelação do espaço urbano, sendo esta uma das demandas presentes na intervenção do assistente social.
Referente à intervenção do Serviço Social na habitação, assinale a alternativa CORRETA:
a) O profissional de Serviço Social não poderá intervir nas demandas apresentadas referentes à política de habitação.
b) A valorização e a importância do profissional de Serviço Social na política de habitação são necessárias, pois intervirão nas questões sociais que dizem respeito à sobrevivência social e material da população, em especial na demanda habitacional.
c) Com a escassez de profissionais de Serviço Social, as políticas habitacionais acabam não podendo intervir nas questões sociais, em especial as relacionadas à moradia.
d) As demandas advindas das questões sociais não dizem respeito às questões habitacionais.

O PMCMV foi implantado para que as famílias de baixa renda pudessem ter acesso a programas habitacionais. Este programa apresenta em seu procedimento a liberação de oferta de recursos públicos, autorizadas pelo Banco Central do Brasil (BACEN), bem como pelos agentes financeiros que integram o Sistema Financeiro de Habitação. Referente ao PMCMV, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O Programa Nacional de Habitação urbana é ofertado a famílias com renda mensal de até dez salários mínimos, tendo direito aos subsídios habitacionais famílias com renda familiar de até seis salários mínimos.
( ) As famílias de baixa renda só poderão ter acesso aos programas habitacionais se estiverem de acordo com os critérios estabelecidos pelo PAC.
( ) Os agricultores rurais por meio do PNHR têm direito a subsídios para construção de moradia em área rural por meio de aquisição de materiais de construção, com renda familiar de até R$ 10.000,00.
( ) A família que foi contemplada nos programas habitacionais do Governo Federal não necessita ser incluída no Cadastro Único.
A F - V - V - F.
B V - V - F - F.
C V - F - V - F.
D V - F - F - V.

Na década de 1930, o Serviço Social surgiu no Brasil, quando foi marcado pelo contexto da industrialização do país. Isso veio acontecendo durante todo o processo da Revolução Industrial, em que os indivíduos acabaram deixando o campo para morar nas cidades, com intuito de buscar trabalho, bem como melhores condições de vida. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- As demandas habitacionais surgem durante uma circunstância nacional marcado por várias mudanças, com a remodelação do espaço urbano, com o surgimento do capital industrial.
II- O profissional de Serviço Social não atua nas companhias de habitação, pois se trata de um programa governamental.
III- Fazendo uma análise das cidades brasileiras, pode-se dizer que há grande número de habitações que foram construídas fora do mercado formal.
IV- O trabalho social não é um dos quesitos dos programas habitacionais.
A As sentenças II e IV estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

O desenvolvimento industrial no Brasil teve estabilidade a partir da Revolução de 30, assentou o crescimento urbano com o industrial, a partir dos regimes arcaicos de produção agrícola, ou seja, o chamado ?pacto estrutural?, com antigos proprietários rurais e a burguesia. Contudo, aprovou mudanças sem rupturas e convivência das políticas contraditórias. Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O Estado passou a desenvolver um modelo descentralizado para resolver a questão do crescimento urbano industrial para ficar viável para os produtores e a burguesia.
II- Com a nova correlação de forças ocorridas no âmbito social e que foi amadurecendo neste período, foi proposta a reformulação do aparelho estatal, ou seja, regulamentação da relação trabalho e capital.
III- O Estado passa a desenvolver um modelo centralizador, inventor e protecionista com relação ao processo de acumulação urbana-industrial.
IV- A metropolização das cidades esteve diretamente ligada com o crescimento urbano e a produção de capital.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

A Constituição Federal de 88 apresenta como um dos direitos fundamentais a questão da moradia. No entanto, uma das maiores demandas diz respeito à falta de moradia, principalmente para a população de baixa renda, que acaba ocupando áreas de riscos e irregulares.
Analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- Nos últimos anos, os investimentos em moradia estão contemplando boa parte da população, efetivando a universalidade deste direito.
II- Embora tenham sido grandes os investimentos na politica de habitação nos últimos anos, ainda não foi possível contemplar boa parte da população de baixa renda.
III- A compreensão da política habitacional precisa ter um olhar crítico e reflexivo, para avaliar os investimentos acerca desta demanda, para que a população menos favorecida possa ter acesso à moradia.
IV- O PMCMV foi implementado com objetivo de acesso à moradia a quem dela precisar sem critérios de inclusão.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Prévia do material em texto

Disciplina: Políticas Sociais em Habitação (SES12) 
Avaliação: 
Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639447) 
( peso.:3,00) 
Prova: 19206658 
Nota da 
Prova: 
9,00 
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. Em 1942, a Política de Habitação passou a ser apresentada como condição básica de 
reprodução da força de trabalho e um fator econômico fundamental para a 
industrialização e desenvolvimento do país. Sobre o exposto, analise as sentenças a 
seguir: 
 
I- Na era Vargas, as políticas de habitação eram condizentes com o projeto nacional 
desenvolvimentista, ou seja, com uma lógica conservadora. 
II- Na década de 1930, a moradia desenvolveu-se com estrutura para as maiores 
cidades. 
III- O aumento do fascismo e socialismo na Europa recomendaram um clima 
favorável para que o Estado tivesse extensa intervenção, seja na economia e nos 
provimentos aos trabalhadores. 
IV- A Lei do Inquilinato teve uma alta resolutividade, destacando o conceito oficial 
sobre as demandas de habitação. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças I e IV estão corretas. 
 b) As sentenças II e IV estão corretas. 
 c) As sentenças I e II estão corretas. 
 d) As sentenças I e III estão corretas. 
 
2. O Serviço Social tem na sua história, no contexto da política habitacional, uma 
trajetória permeada por um debate, em que toda a historicidade é ponderada como 
uma categoria essencial ao método dialético-crítico. Sobre o exposto, analise as 
sentenças a seguir: 
 
I- A partir de cada contexto histórico, a atuação do Serviço Social nas políticas 
habitacionais tem sua historicidade em conjunto com o trabalho em comunidade, 
com intuito de incentivar a participação comunitária. 
II- O Serviço Social enquanto profissão não apresenta um método dialético-crítico. 
III- Na atuação da política habitacional, o assistente social desenvolve ação voltada 
ao coletivo e ao comunitário, visando ao desenvolvimento de comunidade. 
IV- As pesquisas realizadas nesta época apresentavam uma abordagem voltada para 
as mazelas rurais. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças I e III estão corretas. 
 b) As sentenças I e II estão corretas. 
 c) As sentenças II e IV estão corretas. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php#questao_1%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php#questao_2%20aria-label=
 d) As sentenças I e IV estão corretas. 
 
3. Considerando a história de construção das cidades, nos anos 70, no Brasil, começam 
a surgir os movimentos urbanos, com apoio de intelectuais que tinham como 
objetivo a transformação das cidades, ou seja, uma reforma urbana. Referente a esta 
reforma urbana, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) Nas décadas de 60 e 70, os temas da reforma urbana ressurgiram novamente com 
os movimentos populares de luta pela moradia. 
 b) A reforma urbana teve início nos anos 80, quando os setores progressistas da 
sociedade estabeleceram propostas de mudanças estruturais referentes às questões 
de reforma. 
 c) A Igreja Católica foi contra todo o movimento de reforma urbana, pois não 
defendia a função social da propriedade urbana. 
 d) A reforma urbana teve início nos anos 60, quando os setores progressistas da 
sociedade exigiram propostas de mudanças estruturais referentes às questões 
fundiárias. 
 
4. As Companhias de Habitação (COHAB), após a criação do BNH, começaram suas 
atividades, tendo como objetivo o atendimento à população de baixa renda em 
situação de vulnerabilidade social. Os assistentes sociais acompanhavam os 
trabalhadores desde a formação das cooperativas habitacionais, nas discussões e na 
execução das obras. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) O primeiro encontro nacional do profissionais da COHAB aconteceu em 1972, 
quando começaram a estruturar as equipes, bem como quando definiram as diretrizes 
e o arcabouço metodológico do trabalho social da habitação. 
( ) O BNH não autorizava a COHAB a incluir nas prestações dos mutuários taxas 
para dar cobertura aos gastos com relação à manutenção dos conjuntos habitacionais. 
( ) Os assistentes sociais, os sociólogos e outros profissionais da área social não 
tinham o reconhecimento profissional, sendo assim o trabalho social era considerado 
secundário. 
( ) O Brasil não precisa voltar a utilizar recursos externos para conseguir efetivar 
seus programas sociais. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) F - V - F - F. 
 b) V - F - F - V. 
 c) F - F - V - V. 
 d) V - F - V - F. 
 
5. A política de habitação tem o dever de atender a uma das necessidades básicas da 
humanidade, porém grande parte da população não tem acesso à moradia própria. 
Analise as sentenças a seguir: 
 
I- O problema habitacional reincide com maior evidência na população de baixa 
renda, reconhecidamente desprovida de moradia e de acesso a outros serviços 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php#questao_3%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php#questao_4%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php#questao_5%20aria-label=
básicos necessários. 
II- Define como objetivos da Constituição brasileira a construção de casas para as 
famílias em situação de extrema pobreza. 
III- Alguns sujeitos devem ter a garantia de abrigo suficiente em climas adversos e 
proteção razoável contra intempéries, riscos de epidemias e vetores patogênicos. 
IV- A moradia traz em seu contexto, de uma forma bem geral, a necessidade de um 
espaço relacional, por bem-estar, segurança e lazer. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças III e IV estão corretas. 
 b) As sentenças II e III estão corretas. 
 c) As sentenças I e IV estão corretas. 
 d) As sentenças I e II estão corretas. 
 
6. Diante do surgimento do capital industrial, as demandas habitacionais estão bem 
evidentes durante toda a conjuntura nacional, marcadas por mudanças e com 
remodelação do espaço urbano, sendo esta uma das demandas presentes na 
intervenção do assistente social. Referente à intervenção do Serviço Social na 
habitação, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) Com a escassez de profissionais de Serviço Social, as políticas habitacionais 
acabam não podendo intervir nas questões sociais, em especial as relacionadas à 
moradia. 
 b) As demandas advindas das questões sociais não dizem respeito às questões 
habitacionais. 
 c) A valorização e a importância do profissional de Serviço Social na política de 
habitação são necessárias, pois intervirão nas questões sociais que dizem respeito 
à sobrevivência social e material da população, em especial na demanda 
habitacional. 
 d) O profissional de Serviço Social não poderá intervir nas demandas apresentadas 
referentes à política de habitação. 
 
7. O PMCMV foi implantado para que as famílias de baixa renda pudessem ter acesso a 
programas habitacionais. Este programa apresenta em seu procedimento a liberação 
de oferta de recursos públicos, autorizadas pelo Banco Central do Brasil (BACEN), 
bem como pelos agentes financeiros que integram o Sistema Financeiro de 
Habitação. Referente ao PMCMV, classifique V para as sentenças verdadeiras e F 
para as falsas: 
 
( ) O Programa Nacional de Habitação urbana é ofertado a famílias com renda 
mensal de até dez salários mínimos, tendo direito aos subsídios habitacionais 
famílias com renda familiar de até seis salários mínimos. 
( ) As famílias de baixa renda só poderão ter acesso aos programas habitacionais se 
estiverem de acordo com os critérios estabelecidos pelo PAC. 
( ) Os agricultores rurais por meio do PNHR têm direito a subsídios para 
construção de moradia em área rural por meio de aquisição de materiaisde 
construção, com renda familiar de até R$ 10.000,00. 
( ) A família que foi contemplada nos programas habitacionais do Governo Federal 
não necessita ser incluída no Cadastro Único. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php#questao_6%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php#questao_7%20aria-label=
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - V - F - F. 
 b) F - V - V - F. 
 c) V - F - V - F. 
 d) V - F - F - V. 
 
8. Na década de 1930, o Serviço Social surgiu no Brasil, quando foi marcado pelo 
contexto da industrialização do país. Isso veio acontecendo durante todo o processo 
da Revolução Industrial, em que os indivíduos acabaram deixando o campo para 
morar nas cidades, com intuito de buscar trabalho, bem como melhores condições de 
vida. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: 
 
I- As demandas habitacionais surgem durante uma circunstância nacional marcado 
por várias mudanças, com a remodelação do espaço urbano, com o surgimento do 
capital industrial. 
II- O profissional de Serviço Social não atua nas companhias de habitação, pois se 
trata de um programa governamental. 
III- Fazendo uma análise das cidades brasileiras, pode-se dizer que há grande número 
de habitações que foram construídas fora do mercado formal. 
IV- O trabalho social não é um dos quesitos dos programas habitacionais. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças I e IV estão corretas. 
 b) As sentenças II e IV estão corretas. 
 c) As sentenças I e III estão corretas. 
 d) As sentenças II e III estão corretas. 
 
9. O desenvolvimento industrial no Brasil teve estabilidade a partir da Revolução de 
30, assentou o crescimento urbano com o industrial, a partir dos regimes arcaicos de 
produção agrícola, ou seja, o chamado ?pacto estrutural?, com antigos proprietários 
rurais e a burguesia. Contudo, aprovou mudanças sem rupturas e convivência das 
políticas contraditórias. Nesse contexto, analise as sentenças a seguir: 
 
I- O Estado passou a desenvolver um modelo descentralizado para resolver a questão 
do crescimento urbano industrial para ficar viável para os produtores e a burguesia. 
II- Com a nova correlação de forças ocorridas no âmbito social e que foi 
amadurecendo neste período, foi proposta a reformulação do aparelho estatal, ou 
seja, regulamentação da relação trabalho e capital. 
III- O Estado passa a desenvolver um modelo centralizador, inventor e protecionista 
com relação ao processo de acumulação urbana-industrial. 
IV- A metropolização das cidades esteve diretamente ligada com o crescimento 
urbano e a produção de capital. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças I e III estão corretas. 
 b) As sentenças II e III estão corretas. 
 c) As sentenças II e IV estão corretas. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php#questao_8%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php#questao_9%20aria-label=
 d) As sentenças I e IV estão corretas. 
 
10. A Constituição Federal de 88 apresenta como um dos direitos fundamentais a 
questão da moradia. No entanto, uma das maiores demandas diz respeito à falta de 
moradia, principalmente para a população de baixa renda, que acaba ocupando áreas 
de riscos e irregulares. Analise as sentenças a seguir: 
 
I- Nos últimos anos, os investimentos em moradia estão contemplando boa parte da 
população, efetivando a universalidade deste direito. 
II- Embora tenham sido grandes os investimentos na politica de habitação nos 
últimos anos, ainda não foi possível contemplar boa parte da população de baixa 
renda. 
III- A compreensão da política habitacional precisa ter um olhar crítico e reflexivo, 
para avaliar os investimentos acerca desta demanda, para que a população menos 
favorecida possa ter acesso à moradia. 
IV- O PMCMV foi implementado com objetivo de acesso à moradia a quem dela 
precisar sem critérios de inclusão. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças II e IV estão corretas. 
 b) As sentenças I e II estão corretas. 
 c) As sentenças II e III estão corretas. 
 d) As sentenças I e IV estão corretas. 
 
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas. 
 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php#questao_10%20aria-label=

Mais conteúdos dessa disciplina