Buscar

Prova FINAL OBJETIVA

Prévia do material em texto

1.
	Calcular o logaritmo de um número consiste em descobrir qual é o número que servirá de expoente para a base cujo o resultado deve ser o logaritmando. O logaritmo possui várias aplicações na Matemática e em diversas áreas do conhecimento, como Física, Biologia, Química, Medicina, Geografia, entre outras. As propriedades do logaritmo são fundamentais para interpretarmos algumas situações do dia a dia. Identificando o valor numérico da expressão a seguir, assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	- 1.
	 b)
	0,5.
	 c)
	1.
	 d)
	- 0,5.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	2.
	Após um jantar, foram servidos dois tipos de sobremesas: sorvete e gelatina. Sabe-se que das 12 pessoas presentes, 5 comeram sorvete, 7 comeram gelatina e 3 comeram tanto sorvete como gelatina. Quantas pessoas não comeram nenhuma das duas sobremesas?
	 a)
	Quatro pessoas não comeram nenhuma das duas sobremesas.
	 b)
	Duas pessoas não comeram nenhuma das duas sobremesas.
	 c)
	Uma pessoa não comeu nenhuma das duas sobremesas.
	 d)
	Três pessoas não comeram nenhuma das duas sobremesas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	3.
	Estudando a viabilidade de uma campanha da vacina da gripe, a Secretária da Saúde verificou que o custo da vacinação de x por cento da população local era dado pela função
	
	 a)
	Opção II.
	 b)
	Opção I.
	 c)
	Opção III.
	 d)
	Opção IV.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	4.
	O estudo dos radicais é um dos conteúdos do nono ano do Ensino Fundamental. Para isso, precisamos lembrar de suas propriedades matemáticas. A fatoração de radicais nos auxilia no desenvolvimento de algumas expressões algébricas. Sendo assim, qual propriedade você poderá utilizar para determinar o valor da expressão a seguir?
	
	 a)
	O valor de x é negativo.
	 b)
	O valor de x é maior ou igual a 6.
	 c)
	O valor de x está entre 2 e 3.
	 d)
	O valor de x está entre zero e 2.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	5.
	Uma população de bactérias começa com 100 bactérias e dobra seu número a cada três horas. Assim, o número n de bactérias após t horas é dado pela função
	
	 a)
	De 1 dia e 19 horas.
	 b)
	De 1 dia e 9 horas.
	 c)
	De 1 dia e 14 horas.
	 d)
	De 1 dia e 3 horas.
	6.
	Para resolver uma equação exponencial precisamos utilizar as propriedades de potenciação. Utilizando tais propriedades de potenciação, determinando a solução da equação a seguir, assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	x = - 1.
	 b)
	x = 0.
	 c)
	x = 3.
	 d)
	x = - 3.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	7.
	No fim do século XIX, a teoria dos conjuntos começou a ser formalizada pelo matemático Cantor, essa teoria trata do estudo das propriedades dos conjuntos. Em relação aos conjuntos numéricos responda: numa determinada refeição, foram servidas as sobremesas A e B, sabe-se que das 10 pessoas presentes, 5 comeram a sobremesa A, 7 comeram a sobremesa B e 3 comeram as duas. Quantas não comeram nenhuma das sobremesas?
	 a)
	Duas pessoas não comeram a sobremesa.
	 b)
	Três pessoas não comeram a sobremesa.
	 c)
	Apenas uma pessoa não comeu a sobremesa.
	 d)
	Todos comeram a sobremesa.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	8.
	Para calcular a área de um quadrado, basta que se multipliquem dois dos seus lados entre si. Para o cálculo de área de um retângulo, temos a multiplicação da base pela altura. Sendo assim, calcule a área da figura a seguir, representando uma multiplicação de monômios. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	A área está representada por 2x² + 14x.
	 b)
	A área está representada por 4x² + 6.
	 c)
	A área está representada por 2x² + 2x + 6.
	 d)
	A área está representada por (2x + 1)(3 + 2x).
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	9.
	O marcador de combustível de um carro mostra que o tanque está com 3/4 da sua capacidade. Sabendo que o tanque está com 48 litros de gasolina, quantos litros cabem no tanque cheio desse carro?
	 a)
	O tanque cheio tem 64 litros.
	 b)
	O tanque cheio tem 60 litros.
	 c)
	O tanque cheio tem 76 litros.
	 d)
	O tanque cheio tem 144 litros.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	10.
	A leitura e interpretação dos gráficos são muito importantes para várias aplicações. Com o gráfico podemos prever ou medir situações futuras. Sobre a função a seguir, identificando que tipo de gráfico essa função representa, assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	O gráfico é crescente e passa pelo ponto (0, 1).
	 b)
	O gráfico é decrescente e passa pelo ponto (1, 0).
	 c)
	O gráfico é decrescente e passa pelo ponto (0, 1).
	 d)
	O gráfico é crescente e passa pelo ponto (1, 0).
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	11.
	(ENADE, 2008) A professora Carla propôs a seus alunos que encontrassem a solução da seguinte equação do segundo grau:
x² - 1 = (2x + 3)(x - 1)
Pedro e João resolveram da seguinte maneira.
Resolução de Pedro:
x² - 1 = (2x + 3)(x - 1)
x² - 1 = 2x² + x - 3
2 - x = x²
Como 1 é solução dessa equação, então S = {1}
Resolução de João:
x² - 1 = (2x + 3)(x - 1)
(x - 1)(x + 1) = (2x + 3)(x - 1)
x + 1 = 2x + 3
x = -2
Portanto, S = {-2}
Pedro e João perguntaram à professora por que encontraram soluções diferentes. A professora observou que outros alunos haviam apresentado soluções parecidas com as deles. Entre as estratégias apresentadas nas opções a seguir, escolha a mais adequada a ser adotada por Clara visando à aprendizagem significativa por parte dos alunos:
	 a)
	Resolver individualmente o exercício para cada aluno, usando a fórmula da resolução da equação do 2º grau, mostrando que esse é o método que fornece a resposta correta.
	 b)
	Escrever a solução do exercício no quadro, usando a fórmula da resolução da equação do 2º grau, para que os alunos percebam que esse é o método que fornece a resposta correta.
	 c)
	Indicar individualmente, para cada aluno que apresentou uma resolução incorreta, onde está o erro e como corrigi-lo, a partir da estratégia inicial escolhida pelo aluno.
	 d)
	Pedir a Pedro e João que apresentem à classe suas soluções para discussão e estimular os alunos a tentarem compreender onde está a falha nas soluções apresentadas e como devem fazer para corrigi-las.
	12.
	(ENADE, 2005) Na aprendizagem de equação quadrática, a escola básica tende a trabalhar exclusivamente com a fórmula conhecida no Brasil como fórmula de Bhaskara. Entretanto, existem outras formulações desde a Antiguidade, quando já se podiam identificar problemas e propostas de soluções para tais tipos de equações. Há mais de 4.000 anos, na Babilônia, adotavam-se procedimentos que hoje equivalem a expressar uma solução de x2 - bx = c
	
	 a)
	É mais adequado trabalhar o desenvolvimento da resolução de equações incompletas e, posteriormente, por meio da formulação de Bhaskara, manipular as equações completas, para somente no ensino médio ampliar tal conhecimento com o enfoque histórico.
	 b)
	É adequado utilizar tal proposta no ensino, uma vez que ela permite explicar a resolução de qualquer tipo de equação quadrática.
	 c)
	É adequada a inserção dessa perspectiva, associada à manipulação de recorte e colagem pela complementação de quadrados, buscando sempre alternativas para as situações que esse procedimento não consegue resolver.
	 d)
	Tal proposta desvia a atenção da aprendizagem do foco central do conteúdo, fazendo que o aluno confunda as formulações, e, por consequência, não desenvolva competências na resolução de equações quadráticas.

Continue navegando

Outros materiais