Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
prova final

Pré-visualização | Página 1 de 3

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Infância e Saúde (LEE17)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:512613) ( peso.:3,00)
	Prova:
	18960600
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	De acordo com Eidt e Tuleski (2010, p. 126) "a concepção do desenvolvimento como amadurecimento orgânico, entendido como algo que se dá independentemente do contexto, do meio social e das relações em que a criança está inserida, opõe-se radicalmente à concepção de desenvolvimento e aprendizagem na abordagem da psicologia histórico-cultural. Nesta última, as funções psicológicas superiores, das quais fazem parte a atenção e o controle voluntário do comportamento, não são meros processos endógenos, mas dependem fundamentalmente da apropriação dos signos da cultura, possibilitada pela constante mediação de outros homens". Tendo em vista o desenvolvimento físico durante a terceira infância (6 a 11 anos) classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Desde o começo, a dotação genética interage com as influências ambientais. Formam-se as estruturas e os órgãos corporais básicos: inicia-se o surto de crescimento do cérebro. O crescimento físico é o mais acelerado do ciclo de vida. 
(    ) O crescimento é constante; a aparência torna-se mais esguia e as proporções mais parecidas com as de um adulto. O apetite diminui. Surge a preferência pelo uso de uma das mãos; aprimoram-se as habilidades motoras finas e gerais e aumenta a força física.
(    ) O crescimento torna-se mais lento. A força física e as habilidades atléticas aumentam. São comuns as doenças respiratórias, mas de um modo geral a saúde é melhor do que em qualquer outra fase do ciclo de vida.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: EIDT, Nadia Mara; TULESKI, Silvana Calvo. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e psicologia histórico-cultural. Cad. Pesq. São Paulo, v. 40, n. 139, p. 121-146, abr. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000100007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 ago. 2019.
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - V - F.
	2.
	Ao investigarem indicadores de estresse com professores, Rodrigues et al. (2017, p. 260) constataram que: "Os estressores mais intensos observados se concentraram nas categorias Envolvimento dos Alunos e Relações com a Comunidade ou Instituição. A falta de motivação dos alunos e seus problemas comportamentais foram os estressores de maior destaque, indicando, portanto, como mais estressantes, os elementos que se referem ao trabalho realizado em sala de aula, nas interações do professor com os alunos". Tendo em vista os estudos realizados pelo médico canadense Hans Syelye sobre as fases da síndrome geral da adaptação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Fase 1.
II- Fase 2.
IIII- Fase 3.
(    ) Estágio da resistência (no qual a adaptação é alcançada).
(    ) A Reação do alarme.
(    ) O estágio da exaustão (possível perda da adaptação ou da resistência).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RODRIGUES, Fabiane Aparecida Ferreira Caetano et al. Concepções sobre mediação da aprendizagem e relações com indicadores de estresse ocupacional. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 21, n. 2, p. 253-263, ago. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000200253&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 abr. 2019.
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	I - II - III.
	3.
	"No modelo de sociedade em que vivemos, a família tem a responsabilidade pelos cuidados com suas crianças e por seu desenvolvimento. Essa tarefa começa a ser compartilhada com a escola, a partir do momento em que a criança passa a frequentá-la. A família e a escola se submetem às diferentes regras e normas presentes na vida em sociedade, no entanto, o compromisso com o desenvolvimento das crianças torna-se uma prioridade para diferentes grupos sociais" (WEBER; GUZZO, 2012, p. 386). No Brasil, as escolas são orientadas a atentar para as concepções acerca do processo de desenvolvimento. Sendo assim, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) René Descartes acreditava que algumas ideias eram inatas, ou seja, que estão com o ser desde o seu nascimento.
(    ) Rousseau (1712-1778) acreditava que o desenvolvimento ocorre naturalmente em uma série de estágios predeterminados e regulados internamente.
(    ) John Dewey (1859-1952) foi o primeiro a declarar que a criança é uma "lousa em branco" na qual pais e professores poderiam "escrever" para criar o tipo de pessoa que desejam.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: WEBER, Mara Aparecida Lissarassa; GUZZO, Raquel Souza Lobo. Dignidade e educação infantil: visão de pais e educadores. Temas psicol.,  Ribeirão Preto ,  v. 20, n. 2, p. 385-398, dez. 2012. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2012000200008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 11 fev. 2019.
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - F - V.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	4.
	Zen et al. (2018, p. 1099) fizeram uma pesquisa para "analisar o papel da sociedade civil na política de saúde da pessoa com deficiência no município de Aracaju-SE. Foi realizado um estudo qualitativo com entrevistas semiestruturadas com representantes do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoas com Deficiência. [...] Os resultados demonstram que o entendimento da concepção da deficiência, por parte dos representantes da sociedade civil, é difuso, transitando entre os paradigmas existentes. Foi notável a dificuldade dos representantes em propor temas para a agenda política no âmbito local e participar na formulação e implementação da política pública de saúde, criando um distanciamento entre os órgãos de controle social e gestão". Perante o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Secretarias estaduais.
II- Municípios. 
III- Governo federal.
(    ) Precisam inscrever-se nos programas da esfera federal e desenvolver ações para atingir a população. Seu engajamento é primordial. Seus governantes e secretários de saúde precisam estar atentos aos programas que são oferecidos pelo governo federal e dinamizá-los junto à população.
(    ) Possuem estrutura e dinamizam os programas que são desenvolvidos pela esfera federal. Através de contrapartidas desenvolvem os programas que suscitam objetivos não de imediata resposta, mas de longo prazo. Buscam ajuda para a realização destes programas, de representantes que que são essenciais na aplicabilidade deles.
(    ) Sua parcela de responsabilidade está elaboração dos planos e programas de saúde, verificando que ações são necessárias para atingir o público alvo de problemas relativos à saúde pública. Oferece diversos programas e busca dinamizá-los junto à população, através do Ministério da Saúde.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ZEN, Daniela et al. Políticas de atenção a idosos na voz de gestores municipais de saúde. Rev. Gaúcha Enferm., Porto Alegre, v. 39,  2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472018000100418&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 5  ago. 2019.
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	II - I - III.
	5.
	A OMS tem se empenhado no desenvolvimento de metodologias para avaliação dos sistemas nacionais de saúde, além de incentivar a elaboração da Pesquisa Mundial de Saúde. Além do mais, a OMS também visa o controle político de acesso, de qualidade/segurança e de uso racional no que se refere a medicamentos. Luchessi et al. (2005) acharam necessário investigar sobre a monitoração de propaganda e publicidade de medicamentos. Sobre o que os levou a fazer essa investigação científica, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LUCHESSI, André Ducati
Página123