Buscar

pcc asp antro e soc da educação

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – Campus Praça Onze
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO – 2020 1/8 – ENTREGUE 09/06/2020
LUCAS SOUZA PEREIRA – 202001107983
PCC: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - PROF.: DANIEL TADEU DO AMARAL
Objetivo: Relatar uma mudança significativa de uma geração moderna em constante evolução. 
EVOLUÇÃO DE INTERESSES
Introdução teórica: Observamos nas ultimas décadas como as pessoas têm mudado. Seus interesses, prioridades, perspectivas de suas vidas e até valores. Isso vem de uma sequência de fatos e consequências que têm sido percebidas pela geração moderna.
Desde o início da idade contemporânea, somos uma sociedade que, desde as classes baixas as altas, trabalhamos em prol de estabilidade, segurança e comodidade. Nossos antepassados tinham uma necessidade maior de casa própria, estabilidade de vida, e etc. Com isso, precisamos antes de mais arquitetos, engenheiros, advogados e outros do setor de imóveis. Automaticamente, esses tipos de profissões eram mais valorizados, e pela sociedade, mais respectivos. 
Hoje, a nova geração, consegue perceber que evoluímos essa escala de constituição da nação. Já temos uma base, e com isso, gera-se uma filosofia de liberalismo. A nova geração está mais focada em viajar, conhecer outros lugares, falar mais de uma língua, ter liberdade financeira, e etc. Logo, com esse pensamento liberal, geram-se outros fatos e consequências liberais. Por exemplo: hoje qualquer pessoa consegue empreender, querem trabalhar mais, procuram se destacar no mercado independente da sua área, e etc. Hoje o empreendedorismo e os trabalhos que envolvem comunicação são mais valorizados.
 
E com mudanças nos fatos, temos mudanças nas consequências. Por exemplo: “Meu pai mora na baixada, sempre trabalhou na zona zul, enfrentava 4h de congestionamentos diários, gastava muita energia nos transportes e foi a vida inteira assim. Eu prefiro morar a 30 minutos de distância do meu trabalho, pois consigo ter mais tempo para estudar ou até trabalhar num projeto de um novo negócio”. Essa é a filosofia da nova geração. Logo, a nova geração não se importa em pagar aluguel para estar mais próximo do trabalho e da faculdade, já que o interesse principal é crescer profissionalmente e na vida.
Procedimentos metodológicos: Focam mais na qualidade de vida e no trabalho liberal. Fazem isso com a percepção da sociedade antiga e caminham para uma nova perspectiva. Pode-se dizer que a nova geração deixa de lado algumas regras, buscando realização total. Fugindo da tipologia da ação social tradicional, para ação social racional relacionada a valores e fins, de Weber. 
Conclusão: Querendo ou não, com a queda desse pilar de ação social tradicional, diminui também as diferenças de classes sociais. Pois hoje um empreendedor digital consegue se nivelar com um engenheiro civil, por exemplo. Talvez possamos até afirmar que não estamos apenas em uma mudança de geração, mas sim de era, de idade. E nessa nova era, valoriza-se também quem é criativo, versátil e adaptável as circunstâncias do mercado.

Continue navegando