Buscar

Ciclo da Água e Balanço Hídrico

Prévia do material em texto

CETRO UNIVERSITARIO DO NORTE
LUIZ FILIPE OLIVEIRA QUEIROZ
CICLO DA ÁGUA
 CICLO DA ÁGUA E A RELAÇÃO COM O BANÇO HIDRICO
Manaus - Amazonas
2020
LUIZ FILIPE OLIVEIRA QUEIROZ 16352971
CICLO DA ÁGUA
 CICLO DA ÁGUA E A RELAÇÃO COM O BANÇO HIDRICO
Trabalho, apresentado solicitado pelo Prof.; RENAN DIEGO AMANAJAS LIMA DA SILVA como parte de nota parcial.
Manaus - Amazonas
2020
Introdução
A água é um dos principais elementos responsáveis pela vida no planeta Terra. Só para termos noção, mais de 70% do corpo humano é composto por água. E, embora ela seja de extrema importância, ela é um recurso finito, ou seja, tem fim. A mesma água que os dinossauros bebiam, há 65 milhões de anos, é a mesma que bebemos hoje. Vale lembrar que a água está num constante ciclo, chamado de Ciclo da Água.
Embora pensemos na água como líquida, ela está no ambiente em forma de vapor e também, nos polos, em forma sólida. E tudo está relacionado num sistema, em que os fatores climáticos mantém um dinâmico processo de evaporação e condensação deste líquido fundamental para a existência da vida.
Desenvolvimento
O balanço hídrico é uma ferramenta que auxilia no entendimento dos processos envolvidos no ciclo hidrológico de uma região através da quantificação das entradas e saídas de água de um sistema em um determinado intervalo de tempo, o resultado é a quantidade de água que permanece neste sistema. Este balanço pode ser determinado para um trecho do rio, uma camada do solo, uma bacia hidrográfica ou sistemas de abastecimento de água.
Uma bacia hidrográfica de um curso de água é uma área de captação natural da água da precipitação que faz convergir os escoamentos para um único ponto de saída, seu exutório. É composta basicamente de um conjunto de superfícies vertentes de uma rede de drenagem formada por cursos de água que confluem até resultar um leito único no exutório. Bacia hidrográfica é, portanto, uma área definida topograficamente, drenada por um curso d’água ou por um sistema conectado de cursos d’água, de forma de tal que toda a vazão efluente seja descarregada por uma simples saída.
O sistema de drenagem de uma bacia é constituído pelo rio principal e seus tributários.
A classificação dos rios quanto à ordem reflete o grau de ramificação ou bifurcação dentro de uma bacia. Os cursos d´água maiores possuem seus tributários, que por sua vez possuem outros até que chegue aos minúsculos cursos d´água da extremidade.
Normalmente, quanto maior o número de ramificações maior serão os cursos d´água.
Dessa forma, podem-se classificar os cursos d´água de acordo com o número de bifurcações (PEDRAZZI, 2003).
O regime hidrológico de uma região é determinado por suas características físicas, geológicas e topográficas, e por seu clima. Os fatores climáticos mais importantes são a precipitação, principal “input” do balanço hidrológico de uma região, sua distribuição e modos de ocorrência, e a evaporação, responsável direta pela redução do escoamento superficial.
A precipitação é entendida em hidrologia como toda a água proveniente do meio atmosférico que atinge a superfície terrestre. Neblina, chuva, granizo, saraiva, orvalho, geada e neve são formas diferentes de precipitações. A diferença entre essas precipitações é o estado em que a água se encontra (BERTONI & TUCCI, 1993).
Apesar da maior parte da água do Planeta está contida nos oceanos;
Está em contínuo movimento, em um ciclo cuja fonte principal de energia é o sol e cuja principal força atuante é a gravidade;
A esta transferência ininterrupta da água do oceano para o continente e do continente para o oceano dá-se o nome de Ciclo Hidrológico.
Processos que acompanham o ciclo hidrológico:
· Evaporação superficial escoamentos (lagos e oceanos);
· Evapotranspiração plantas;
· Evaporação do subsolo capilaridade;
· Infiltraçãoescoamentos subterrâneos;
· Condensação;
· Precipitação;
Processos que acompanham o ciclo hidrológico:
· Evaporação superficial escoamentos (lagos e oceanos);
· Evapotranspiração plantas;
· Evaporação do subsolo capilaridade;
· Infiltração escoamentos subterrâneos;
· Condensação;
· Precipitação;
Mas determinar o balanço hídrico geralmente é uma atividade complexa. Existem diversos métodos para o cálculo do balanço hídrico, cada um com uma finalidade principal, que varia de acordo com o que está sendo avaliado. Este cálculo pode ser realizado utilizando diversas equações matemáticas e programas computacionais. Os pesquisadores estão sempre buscando novas formas e modelos para determinar o BH.
Conclusão
Um dos recursos mais importantes da terra sem sobra de duvidas a água tem uma função crucial em quase todas as esferas da vida. 
A água é um elemento construtivo na fotossíntese das plantas e é um constituinte dos organismos, a água é um solvente para os nutrientes do solo é um meio de transporte (águas residuárias, canais de drenagem, navegação). É o mais importante regularizador de energia no balanço energético da terra, sem a evaporação a vida na Terra na sua forma atual seria impossível.
Nas zonas úmidas da Terra há abundância de água. As zonas áridas da Terra, onde há sempre escassez de água, esta é considerada por seus habitantes como uma preciosidade e tem seu valor elevado em relação a outras matérias primas.
Referências Bibliográficas
· http://www.leb.esalq.usp.br/leb/aulas/lce306/Aula9_2012.pdf
· https://capacitacao.ead.unesp.br/dspace/bitstream/ana/66/2/Unidade_1.pdf
· https://www.infoescola.com/ecologia/balanco-hidrico/
· https://pt.wikipedia.org/wiki/Balanço_hídrico
· https://www.youtube.com/watch?v=XOO0T64VeuQ

Continue navegando