A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
AVALIAÇÃO I-SAÚDE OCUPACIONAL E MEDICINA DO TRABALHO I

Pré-visualização | Página 2 de 2

pública, haja visto que possibilita comparações temporais e entre diferentes unidades geográficas.
	6.
	É muito importante conhecer a história da saúde voltada ao ambiente de trabalho. Pode-se dizer que a história da saúde ocupacional e medicina voltada ao trabalho é bastante recente. Entretanto, algumas datas e alguns nomes de estudiosos e profissionais da saúde são extremamente marcantes no cenário mundial. Sobre a evolução da saúde e medicina do trabalho, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Bernardino Ramazzini.
II- As doenças dos trabalhadores.
III- William Farr.
IV- Medicina do trabalho.
(    ) Considera insalubre o ofício de "fabricante de cerâmica".
(    ) Considerado o pai da medicina ocupacional.
(    ) Título do livro que analisa as enfermidades dos trabalhadores por volta de 1700, na Itália.
(    ) Surge na Inglaterra na primeira metade do século XIX, com a Revolução Industrial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II - IV.
	 b)
	III - IV - II - I.
	 c)
	III - I - II - IV.
	 d)
	I - III - IV - II.
	7.
	Uma parte dos problemas de saúde que podemos ter na velhice tem origem genética, outra depende das exposições ambientais que nosso organismo venha a sofrer, e uma terceira parte depende do nosso estilo de vida, isto é, das nossas escolhas. Para que a prevenção faça parte da rotina da organização, é importante se eliminar os fatores de risco, tanto para as doenças ocupacionais como para as comuns. Quanto aos fatores de risco, analise as opções a seguir:
I- Alimentação errada (ruim).
II- Índice de Massa Corpórea (IMC) elevado, ou seja, obesidade.
III- Sedentarismo e tabagismo.
IV- Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://sbgg.org.br/prevencao-de-doencas-e-promocao-da-saude-na-terceira-idade/>. Acesso em: 25 jan. 2016.
	 a)
	As opções II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a opção IV está correta.
	 c)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 d)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	8.
	A saúde do trabalhador extrapola "todos os muros da fábrica". Os atores que dela fazem parte observam o trabalho como um dos determinantes sociais que levam o indivíduo ao adoecimento e extrapolam a visão para o ambiente e coletividade. Além disso, utiliza-se o princípio da precaução, que antecede a visão a qualquer tipo de risco que possa levar o trabalhador ao adoecimento, não se prendendo a normas pré-estabelecidas. Quanto à saúde ocupacional e medicina do trabalho, analise as sentenças a seguir:
I- O objetivo principal da medicina do trabalho é a restauração da saúde do trabalhador, medicando e realizando procedimentos médicos que promovam a sua melhora.
II- O trabalho pode ser considerado como um meio de inserção do indivíduo no meio social. Para tanto, é primordial que o ambiente laboral proporcione condições adequadas de higiene, segurança e de promoção da saúde, para o trabalhador e a comunidade na qual está inserido.
III- Ramazzini, nos primórdios da instituição da medicina do trabalho, estudou algumas doenças das profissões, e identificou que algumas doenças eram referidas às raças, como a dos judeus.
IV- No Brasil, o desenvolvimento e a implantação de medidas voltadas à saúde ocupacional ocorreu em paralelo com o desenvolvimento nos demais países da Europa e nos Estados Unidos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www5.ensp.fiocruz.br/biblioteca/dados/txt_467653847.pdf>. Acesso em: 29 abr. 2015.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	9.
	Trabalho é um conjunto de atividades realizadas, é o esforço feito por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta. O trabalho também pode ser abordado de diversas maneiras e com enfoque em várias áreas, como na economia, na física, na filosofia, a evolução do trabalho na história etc. O dia internacional do trabalhador é celebrado no dia 1º de maio. Com relação ao trabalho e à sua evolução, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O trabalho também possibilita ao homem concretizar seus sonhos, atingir suas metas e objetivos de vida, além de ser uma forma de expressão.
(    ) O trabalho é uma tarefa que não necessariamente confere ao trabalhador uma recompensa financeira.
(    ) A Revolução Industrial foi considerada um período de transição para o trabalhador, sendo que as condições de trabalho só passaram a melhorar neste período, com o desenvolvimento do maquinário, que acabou facilitando o desenvolvimento das atividades laborais.
(    ) Na antiguidade, os egípcios, gregos e romanos utilizaram do trabalho escravo para as mais diversas funções: seja na fabricação de utensílios, em trabalhos domésticos, seja na condição de gladiadores, músicos, filósofos e até poetas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.significados.com.br/trabalho/>. Acesso em: 4 maio 2015.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	10.
	O século XX, com o desenvolvimento industrial e tecnológico e duas guerras mundiais, exigiu uma evolução da atuação médica, clínica, voltada para o trabalhador, para uma intervenção multidisciplinar e multiprofissional sobre o ambiente de trabalho, agregando conceitos e instrumental de outras disciplinas, particularmente da higiene do trabalho, da ergonomia, da toxicologia, que caracteriza a saúde ocupacional. Com relação à medicina do trabalho e à saúde ocupacional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O desenvolvimento da saúde ocupacional, no Brasil, teve um contexto bem semelhante aos demais locais, como Europa e Estados Unidos, ocorrendo simultaneamente com a Revolução Industrial.
(    ) Da medicina do trabalho para a saúde ocupacional, o foco permanece no trabalhador, enquanto objeto das ações, mas muda-se a perspectiva, passando-se a privilegiar a prevenção e a saúde.
(    ) O marco para regulamentação do capítulo que trata da segurança e medicina do trabalho no Brasil foi o ano de 1943, consolidado nas Leis do Trabalho (CLT), que foram alteradas em 1977 e, em 1978, foi publicada a Portaria n. 3.214, que aprova as Normas Regulamentadoras. 
(    ) Um dos objetivos da saúde ocupacional é a prevenção de doenças ocupacionais que podem ser adquiridas pelo trabalhador devido às condições adversas pertinentes ao trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://blogs.atribuna.com.br/direitoprevidenciario/2013/09/da-medicina-do-trabalho-a-saude-do-trabalhador/>. Acesso em: 4 maio 2015.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - F - V.
Parte inferior do formulário

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.