Buscar

QUESTIONÁRIO Sociologia Pré-científica UNAR

Prévia do material em texto

Sociologia Pré-Científica
O homem, como um ser natural, é guiado por instintos e inclinações naturais que tem como finalidade a manutenção e proteção da vida humana. Todavia, o ser humano para sobreviver foi necessário a invenção da cultura e do aprendizado como forma de superar os obstáculos naturais.
Assinale a alternativa que indique as características básicas de todas as culturas:
 
a. As características presentes em todas as culturas são: a criação, a transmissão e o compartilhamento de experiências e conhecimento. 
A cultura do homem é formada por estruturas simbólicas, como a linguagem e costumes. Os ritos é uma das melhores maneiras de manifestar a cultura de um determinado povo, ao tentar responder os problemas inerentes da existência humana. Dentro dos ritos existe uma carga cultural que impede o homem de começar do zero a busca de novos conhecimentos, fornecendo a base necessária para a construção do conhecimento. Esse conjunto de ritos e tradições gera o paradigma científico de uma época, definindo o modo como é produzido conhecimento e a forma de pensar.
Assinale a alternativa que expresse a forma de pensar predominante da antiguidade:
c. A forma de pensar predominante na antiguidade era o pensamento abstrato representado pela metafísica. 
Uma das primeiras análises realizadas sobre a sociedade, foi com o filósofo Aristóteles de Estagira. Aristóteles por não ser um ateniense de nascença, procurou analisar como a sociedade ateniense se comportava e qual era a essência de seus costumes. Desde a instauração da democracia até o uso de escravos em sua economia, o filósofo analisou o espírito do cidadão ateniense que se expressava nestas tradições da cidade.
Assinale a que represente a definição de justiça expressa por Aristóteles:
c. A justiça, segundo Aristóteles, é retribuitiva, dando a pessoa o que ela merece devido ao seu mérito. 
O sistema feudalista foi o sistema que sucedeu o sistema escravocrata da antiguidade. Com a queda do império romano, as pessoas deixaram de freqüentar os grandes centros para morar em pequenas áreas rurais chamadas de feudos. A igreja nessa época adquire um grande poder pelo fato de ter o domínio da maioria das terras no período medieval.
Assinale a alternativa que represente a divisão de classes na era medieval:
b. A divisão social existente na época era entre suserano e vassalo. 
O renascimento é considerado um momento muito importante para a história mundial. O homem renasce novamente para o humanismo, buscando os ideais na cultura antiga, relendo as obras clássicas de Platão, Aristóteles e dos cientistas da antiguidade. Esse movimento foi uma saída do pensamento escolástico existente na época, onde a doutrina da igreja era a única verdade e nada podia contesta-a.
Assinale a alternativa que expresse o espírito do homem renascentista:
e. O homem renascentista era estimulado a viver o individualismo, assumindo como agente dos acontecimentos. 
Com o pensamento renascentista se ampliando cada vez mais na Europa, vários pensadores buscavam ideia e prática na literatura antiga. O senso crítico se tornando cada vez mais explorado pelos pensadores renascentistas, a suas críticas eram representadas em obras utópicas, onde descrevia um governo perfeito habitado por pessoas virtuosas e sábias. Thomas Morus foi o principal representante da literatura utópica.
Assinale a alternativa que expresse os conceitos modernos antecipados na obra de T. Morus:
d. Os conceitos modernos antecipados na obra de T. Morus são: vontade social e liberdade do indivíduo. 
Maquiavel inicia uma nova fase no pensamento político mundial. A política realista elaborada pelo filósofo, parte da análise concreta da realidade, vendo como realmente o poder funciona, investigando os meios para manter, conquistar e defender o poder do príncipe. Somente com a garantia do poder, o Estado estará seguro contra qualquer mal exterior ou interior que possa afetar os cidadãos.
Assinale a alternativa que represente a concepção do homem para Maquiavel:
b. O homem para Maquiavel é representado como uma somatória das condições política e econômica. 
O filósofo inglês Francis Bacon realizou uma grande crítica ao método científico e sobre a utilidade da ciência desenvolvida até o século XVII. Para ele, a ciência antiga e medieval era muito contemplativa e abstrata, fazendo os homens se afastarem do verdadeiro da natureza. Através dessa crítica, Bacon propôs o método indutivo e a utilização da ciência como instrumento de poder para a obtenção de conhecimento da natureza. Para alcançar o verdadeiro conhecimento, o filósofo alertou a existência de ídolos que enganam e conduzem os homens para o erro.
Assinale a alternativa que faz referência ao ídolo do teatro denunciado por Bacon:
c. O ídolo do teatro são os preconceitos que nascem no espírito humano por meio de diversas doutrinas filosóficas e científicas. 
René Descartes é considerado o pai da filosofia moderna, pois os princípios que o filósofo definiu, foram utilizado por toda a filosofia moderna. Descartes procurava estabelecer um método certo para a ciência que estava se desenvolvendo na época. Para superar o ceticismo decorrente do pensamento renascentista, Descartes procura algo que não podia ser questionado, algo indubitável para o método científico moderno.
Assinale a alternativa que corresponde área do conhecimento que colaborou para o desenvolvimento do novo método científico:
a. O campo matemático contribuiu com os princípios matemáticos que faziam um paralelo com a natureza dos fenômenos.
John Locke teórico e fundador a doutrina empirista, criticava a teoria das ideias inatas desenvolvidas pelo filósofo Descartes. Para Locke, o conhecimento surge com os sentidos, à mente do homem é como se fosse uma folha de papel em branco e os sentidos vão preenchendo-as através das experiências sensíveis. O homem, segundo Descartes, possui certas ideias que não vem por meio da experiência, e isso Locke afirma ser impossível já que não existe fatos observáveis em relação a afirmação de Descartes. John Locke escreveu também sobre política discutindo com outro filósofo importante de sua época.
Assinale a alternativa que corresponde à política desenvolvida por John Locke:
a. A teoria Política de Locke afirma que o Estado deve ter o mínimo de interferência na vida do cidadão, garantindo a sua liberdade.
O iluminismo foi um dos movimentos que sucederam o renascimento. O homem no renascimento é retratado como um ser que interfere no seu meio, buscando alterá-lo através da razão. No iluminismo, esse ideal manter-se-á e se tornará mais intenso com o crescimento da consciência do homem, gerando a emancipação social, política, econômica e ideológica.
Assinale a alternativa que represente o objetivo específico do movimento iluminista:
a. A libertação do homem da ignorância e da superstição era o objetivo do iluminism
O pensamento político de Hobbes tinha como finalidade, a defesa do regime monárquico das ideias liberais. Para fundamentar o seu pensamento, Hobbes busca a base de todo o seu pensamento político na concepção de natureza do homem, afirmando que a essência de sua natureza é má e egoísta. O filósofo afirma que para por fim a esse estado de guerra de todos contra todos, os homens se reuniram e firmaram um contrato social, estabelecendo a base para o governo e o início da sociedade civil.
Assinale a alternativa que represente o poder gerado pelo contrato social para o rei:
b. O contrato social fornece um poder ilimitado ao rei, pois o rei teve ter o total poder para garantir a paz.
No século XVIII, com o desenvolvimento da ciência e da indústria, houve uma mudança radical nas estruturas da sociedade e no pensamento do homem. Com a pouca atenção dada ao social, às sociedades desafiavam os cientistas, pois ansiavam por uma melhor qualidade de vida e, com isso, a busca por uma longevidade e uma predisposição das pessoas em adquirir tudo o que se apresentasse de bom e de bens.
Assinale a alternativa que represente o aspecto negativo do desenvolvimento das indústriasem relação ao empregado:
d. O aspecto negativo desse processo, é que a mão de obra assalariada foi vista como mercadoria, perdendo toda a sua humanidade.
Considerado um dos principais representantes do iluminismo francês, Rousseau trás consigo uma crítica profunda da sociedade moderna. O filósofo afirmava que o homem nasce bom, mas é a sociedade que o corrompem, por meio das suas instituições, costumes e política, o homem que é naturalmente bom acaba desviando das suas inclinações naturais para seguir a lógica instituída pela sociedade. Para solucionar esse problema e também garantir a liberdade de cada um, Rousseau propõe um novo contrato social.
Assinale a alternativa que represente o fator que gerou a corrupção e separou o homem do seu estado natural:
e. O fator que distanciou o homem do seu estado natural foi à criação da propriedade privada. 
O Barão de Montesquieu analisou como as leis são criadas na sociedade. Através de uma análise empírica e teórica, o filósofo investiga a noção de espírito existente nas leis, esse espírito é responsável por dar uma identidade as leis que regem um determinado povo. Cada povo tem os seus costumes próprios e o que é certo para um povo, pode ser errado para outro, assim, Montesquieu defende um relativismo normativo entre os povos, pois o espírito existente em suas leis é diferente.
Assinale a alternativa que corresponde a concepção de liberdade política defendida por Montesquieu:
d. A liberdade política está em não fazer o que quer, mas sim naquilo que é permitido pela lei.
Com a modernidade, a vida das pessoas, principalmente dos burgueses, foram modificadas em virtude do desenvolvimento científico e tecnológico  da época. Os costumes e a religião também sofreram alterações, antes o caráter especulativo e social da igreja católica foi substituído por uma postura mais prática e individualista da igreja protestante.
Assinale a alternativa que represente o objeto principal dos burgueses no campo econômico:
.
e. O objetivo principal era a busca constante de lucro que o capitalismo oferecia. 
A preocupação com o desenvolvimento da economia se inicia no século no século XVIII em vários países da Europa. Com o movimento iluminista, as pessoas começaram a acreditar no poder da razão em transformar a realidade de acordo com a vontade humana. Através desse princípio, a economia passou a ser analisada e estudada profundamente, assim o sucesso econômico de uma nação dependeria do planejamento dos especialistas que se basearam na razão. A primeira forma racional de estudo econômico foi à fisiocracia.
Assinale a alternativa que defina o estudo da fisiocracia:
c. O estudo da agricultura e da terra como forma de riqueza é a análise da fisiocracia
Adam Smith é considerado o pai da economia moderna e do liberalismo econômico. No século XVIII, onde viveu Smith, a política absolutista não deixava margens para a liberdade individual se manifestar, com isso, a burguesia que ansiava por desenvolvimento econômico se sentia prejudicada, pois o rei limitava muito a produção de mercadorias de uma nação. Smith foi um grande crítico da economia mercantilista e da política que se desenvolvia com ela.
Assinale a alternativa que represente a origem das riquezas das nações segundo Smith:
e. A riqueza da nação é derivada do trabalho e da produtividade de cada indivíduo.
O século XIX foi marcado por um forte movimento anticlerical.Esse movimento tinha por base, a crítica a denúncia do clero como algo que limitava a busca por conhecimento e também o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Vários pensadores contribuíram para que esse movimento se intensificasse, entre eles, o filósofo alemão Ludwig Feuerbach desenvolveu uma teoria sobre a essência divina e sua finalidade.
Assinale a alternativa que defina a visão sobre Deus segundo Feuerbach:
a. A teoria de Feuerbach afirma que Deus foi inventado a imagem e semelhança do homem. 
Através das ideias de progresso e cientificismo que predominou o ambiente intelectual da Europa do século XVIII e XIX, resultou em avanços em várias áreas do conhecimento, tais como: a química, a farmácia, a medicina, entre outros. Com esses avanços, a vida moderna foi se consolidando e se definindo na forma que conhecemos hoje. Diante a tanta mudança, o homem sentiu necessidade de interagir com os acontecimentos, procurando esclarecimentos sobre as grandes mudanças da época.
Assinale a alternativa que defina os principais elementos da primeira Revolução Industrial que iniciou a vida moderna:
e. Os elementos principais são os nascimentos das indústrias (têxteis, cerâmica e metalurgia) e da utilização do carvão mineral.

Continue navegando