Buscar

AV LEGISLAÇÃO DE ENFERMAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM
	 
	 
	 1.
	Ref.: 1127211
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, e marque a alternativa CORRETA, no que diz respeito ao Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. (1) Princípios Fundamentais (2) Dos Direitos (3) Das Responsabilidades (4) Dos Deveres (5) Das Proibições ( ) Recusar a execução de atividades que não sejam de sua competência legal. ( ) Profissional de Enfermagem presta assistência à saúde visando a promoção desta no ser humano como um todo. ( ) Negar Assistência de Enfermagem em caso de Urgência ou Emergência. ( ) Assegurar ao paciente uma Assistência de Enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia , negligência ou imprudência. ( ) Cumprir e fazer cumprir os preceitos éticos e legais da profissão A alternativa que apresenta a seqüência CORRETA de correlações é:
		
	
	5,3,2,1,4
	
	4,1,2,3,5
	 
	2,3,5,4,1
	
	4,1,5,2,3
	 
	2,1,5,3,4
	
	
	 2.
	Ref.: 1127207
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem dispõe sobre direitos, deveres, responsabilidades, proibições e infrações, entre outros assuntos. Baseando-se no Código, analise as afirmativas a seguir. I - É proibida a recusa da execução de atividades que não sejam de sua competência legal. II - Não são permitidas as participações em movimentos reivindicatórios por melhores condições de assistência, trabalho e remuneração. III - É permitido suspender as atividades, individual ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada não oferecer condições mínimas para o exercício profissional, ressalvados os casos de urgência e emergência. IV - É dever prestar à clientela uma assistência livre de riscos decorrentes de imperícia, negligência e imprudência. Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	III e IV, apenas;
	
	I e III, apenas.
	
	II e IV, apenas;
	
	I e IV, apenas;
	
	I e II, apenas;
	
	
	 3.
	Ref.: 1127172
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Tomando por base o Código de Ética dos profissionais de enfermagem, é correto afirmar que:
		
	
	o enfermeiro deve conter um adulto enfartado que se recusa a ser submetido a um cateterismo cardíaco, desde que o médico tenha prescrito o procedimento e decidido realizá-lo mesmo sem o consentimento do paciente.
	
	o enfermeiro exerce a profissão com relativa autonomia,reconhecendo que deve se subordinar às decisões médicas, conforme legislação recentemente aprovada;
	 
	o enfermeiro deve evitar falta cometida por imperícia, imprudência ou negligência;
	
	o enfermeiro não pode ser responsabilizado, durante o seu plantão, por negligência ou imperícia cometida por auxiliar de enfermagem do seu setor;
	
	o enfermeiro deve desligar o respirador, antecipando a morte de uma paciente em estágio terminal de câncer, visando evitar um sofrimento inútil;
	
	
	 4.
	Ref.: 1127311
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Relativamente às situações limite do segredo profissional por nós colocadas, podemos constatar que em relação à situação limite do segredo profissional, em que uma parturiente VIH-positivo pede à equipa de enfermagem para não divulgar ao marido que é seropositiva, pois contraiu o vírus com o anterior companheiro, a maioria dos enfermeiros entende que não se deve divulgar ao marido, pois está em causa, uma quebra de segredo profissional. Em relação, à situações limite de uma mulher que se dirige ao serviço de urgência e demonstra marcas evidentes de ter sofrido agressões físicas, e confessa que foi agredida pelo marido, mas que não pretende efectuar queixa, e pede ao profissional de enfermagem para não o fazer. O enfermeiro, é obrigado a guardar o segredo profissional sobre o que toma conhecimento no exercício pleno de sua profissão, assume o dever de: O enfermeiro, é obrigado a guardar o segredo profissional sobre o que toma conhecimento no exercício pleno de sua profissão, assume o dever de da humanização dos cuidados. Marque a opção correta abaixo, de acordo com o segredo profissional.
		
	 
	Manter no desempenho das suas atividades, em todas as circunstâncias, um padrão de conduta pessoal que dignifique a profissão ou para prejudicar o paciente/cliente.
	
	Dos deveres para com a profissão Consciente de que a sua ação se repercute em toda a profissão, o enfermeiro assume o dever de revelar o segredo em qualquer circunstância, seja ela qual for a sua natureza.
	
	Não ser solidário com os outros membros da profissão em ordem à elevação do nível profissional do enfermeiro, que constitui a revelação do segredo profissional.
	
	Integrar a equipa de saúde, em qualquer serviço em que trabalhe, colaborando, com a responsabilidade que lhe é própria, nas decisões sobre a promoção da saúde, a prevenção da doença, o tratamento e recuperação, promovendo a qualidade e dando valor para os serviços do hospital e não respeitando o seu cliente/pacinte.e Assim, revelando o segredo.
	 
	Abster-se de receber benefícios ou gratificações além das remunerações a que tenha direito; e manter seguro o segredo profissional uma vez que lhe foi revelado e que não venha prejudicar a outra pessoa.Assim, o profissional não deverá revelar o segredo que lhe foi confiado.
	
	
	 5.
	Ref.: 1127297
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	O enfermeiro na sua prática assistencial realiza o processo de enfermagem e cumpre os requisitos necessários para o cuidado especializado buscando a qualidade e autonomia. Baseado na RESOLUÇÃO COFEN N° 272/2002 - Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem ¿ O Artigo 3º - descreve que a Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE deverá ser registrada formalmente no prontuário do paciente/cliente/usuário, devendo ser composta por:
		
	
	Entrevista ou anamnese ¿Prescrição de enfermagem ou plano de cuidados de enfermagem são Resultados esperados do cuidado de enfermagem e da terapêutica.
	 
	Entrevista ou anamnese ¿ coleta de dados , exame físico céfalo-caudal, diagnóstico de enfermagem Prescrição de enfermagem ou plano de cuidados de enfermagemResultados esperados do cuidado de enfermagem e terapêutica.
	 
	Entrevista ou anamnese ¿ coleta de dados , diagnóstico de enfermagem, Prescrição de enfermagem, resultados esperados do cuidado de enfermagem e terapêutica.
	
	Prescrição de enfermagem ou plano de cuidados de, entrevista ou anamnese ¿ coleta de dados , exame físico céfalo-caudal, (podal), plano de cuidados de enfermagem e resultados esperados do cuidado de enfermagem
	
	Nenhuma das afirmativas acima, contempla a Resolução 272/02 da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE)
	
	
	 6.
	Ref.: 3346378
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Um enfermeiro atuante em uma Unidade Básica de Saúde  desenvolve atividades de Práticas Integrativas ou Complementares. Para essas atividades, a Resolução do COFEN 326/2008, autoriza o Enfermeiro a usar autonomamente a: (adaptada TRE AP/2011)
		
	
	quiropraxia como recurso coadjuvante do tratamento fisioterápico.
	
	bio-hemoterapia como recurso alternativo na terapêutica de doenças de etiologia idiopática.
	
	reflexologia, após comprovação de conclusão de curso.
	
	auto-hemoterapia como recurso terapêutico.
	 
	acupuntura em suas condutas profissionais, após a comprovação da sua formação técnica específica, perante o COFEN.
	
	
	 7.
	Ref.: 1127305
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Paciente que foi transplantado, tendo recebido o coração de uma vitima de arma de fogo, retorna a unidade hospitalar a procura da enfermeira plantonista que acompanhou o doador. Após longos agradecimentos, solicita que ela diga o nome do doador e o endereço da família para que ele possa ir agradecer pessoalmente pela nova vida que ganhou. A Enfermeira recusa-se a dar essa informação e o transplantado diz que se necessário irá a justiça para saber o nome do doador. Assinale a única alternativa correta.
		
	 
	A Enfermeira agiu em conforme com a lei que garante o anonimato do doador e da sua família.
	
	A Enfermeira poderá sofrer penalidade ética por ir de encontro à lei que garante ao receptorsaber o nome do doador para poder se precaver de possíveis doenças hereditárias.
	
	A lei deixa o médico nesses casos livre para decidir se deve ou não fornecer essa informação solicitada, devendo ela julgar se as intenções do receptor de órgãos são boas ou não e a partir desse julgamento fornecer ou não os dados.
	
	A lei deixa a Enfermeira nesses casos livre para decidir se deve ou não fornecer essa informação solicitada, devendo ela julgar se as intenções do receptor de órgãos são boas ou não e a partir desse julgamento fornecer ou não os dados.
	
	Nesta situação a Enfermeira poderá responder processo judicial por estar negando direito do receptor, Uma vez que ele recebeu tecido vivo e pode estar sujeito a doenças.
	
	
	 8.
	Ref.: 1127292
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Na Resolução 300/ 2005 ¿. A lei se destina principalmente para a atuação de enfermagem. Determina um conceito para o atendimento de pacientes/clientes, visando a qualidade da assistência profissional de Enfermagem, que contempla a frase abaixo. Marque a opção correta.
		
	
	Regulamenta a atividade de enfermagem no programa de saúde da família e saúde coletiva
	
	Define as atividade do enfermeiro no tratamento de paciente submetidos as quimioterapia em oncologia
	
	Regulamenta a atividade de enfermagem no programa de saúde da família e saúde do homem, e saúde da criança.
	
	Dispõe sobre a atuação do enfermeiro na clínica médica e na sala de recuperação pós-anestésica.
	 
	Dispõe sobre a atuação do profissional de Enfermagem no atendimento pré-hospitalar e inter-hospitalar.
	
	
	 9.
	Ref.: 1139717
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A regulamentação sobre ética em pesquisa em seres humanos ganhou importância internacional em razão das atrocidades cometidas contra prisioneiros durante a II Guerra Mundial. E em 1947, temos o primeiro documento com abrangência internacional que trata dos aspectos éticos em pesquisa, conhecido como:
		
	
	Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
	 
	Código de Nuremberg.
	
	Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres.
	
	Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial
	
	Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio.
	
	
	 10.
	Ref.: 1127382
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Segundo o artigo 135 do nosso Código Penal Brasileiro estará caracterizado a omissão de socorro quando o agente - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública. Diante da afirmação a natureza do perigo está configurada quando:
		
	
	Agir de acordo com a necessidade, até em situação de heroísmo.
	
	A situação se configure baixa complexidade e não um perigo qualquer iminente.
	 
	A situação se configure um perigo grave e iminente. Ex: Infarto do Miocárdio.
	
	Apenas em situação que seja configurada infração administrativa.
	
	Apenas em situação que seja configurada infração penal.

Outros materiais