Buscar

AVALIAÇÃO I I DE GESTÃO FINANCEIRA

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Gestão Financeira (EMD05)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:513195) ( peso.:1,50)
	Prova:
	18090152
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Quando uma organização decide pelo abandono de uma posição de conforto, buscando novas alternativas para crescimento, naturalmente ficará exposta ao risco, evento esse que deverá ser minimizado ao máximo, caso contrário, poderá levar a empresa à insolvência financeira. Com a finalidade de evitar tal situação, algumas ferramentas são utilizadas, denominadas métodos de análise de investimentos. Dentre essas ferramentas, temos a taxa interna de retorno. Assinale a alternativa CORRETA que está alinhada com a TIR:
	 a)
	A TIR determina o custo do capital investido.
	 b)
	A TIR tem a finalidade de zerar o VPL do fluxo de caixa projetado.
	 c)
	A TIR tem como base a taxa SELIC.
	 d)
	A TIR determina o tempo de retorno do investimento.
	2.
	Na seleção de projetos mutuamente excludentes através da utilização da análise incremental, envolvendo dois projetos, onde um é o desafiante (A), outro desafiado (B), são utilizadas duas regras, ou seja, a regra da TIR, e a regra do VPL. Considerando a regra da TIR, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Se a TIR (B-A) for maior que a TMA, logo, o projeto A deverá ser escolhido.
	 b)
	Se a TIR (B-A) for menor que a TMA, logo, o projeto B deverá ser escolhido.
	 c)
	Se a VPL (B-A) for maior que a TMA, logo, o projeto B deverá ser escolhido.
	 d)
	Se a TIR (B-A) for maior que a TMA, logo, o projeto B deverá ser escolhido.
	3.
	Aplicando as ferramentas de análise de fluxos de caixa futuros, pode-se decidir a viabilidade financeira de um investimento. Com base no uso da técnica do Payback para análise de investimentos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pode-se aceitar um projeto de investimento se o payback for maior que o período máximo projetado.
	 b)
	Deve-se rejeitar um projeto de investimento se o payback for menor que o período máximo projetado.
	 c)
	Deve-se rejeitar um projeto de investimento se o payback for maior que o período mínimo projetado.
	 d)
	Pode-se aceitar um projeto de investimento se o payback for menor que o período máximo projetado.
	4.
	A calculadora HP 12 C é uma calculadora financeira muito manuseada para a realização de cálculos financeiros. Normalmente, esses cálculos envolvem juros, taxas, amortização. A história salienta que essa calculadora teve seu lançamento em 1981 pela empresa Hewlett-Packardem (HP). Referente às teclas da calculadora HP 12 C, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I - Tecla "ON".
II - Tecla "CLx".
III - Teclas "f" "REG".
IV - Tecla "CHS".
(    ) Limpa a memória da calculadora.
(    ) Tecla que troca o sinal.
(    ) Limpa o visor da calculadora HP 12 C.
(    ) Tecla que liga a calculadora.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - IV - III - I.
	 b)
	III - IV - I - II.
	 c)
	III - IV - II - I.
	 d)
	II - I - IV - III.
	5.
	A avaliação de projetos de investimento envolve um conjunto de técnicas que buscam estabelecer parâmetros de sua viabilidade. Esses parâmetros podem ser expressos pelo payback, TIR e VPL. O payback é o prazo de retorno do investimento inicial, a TIR é a taxa interna de retorno, e o VPL é o Valor Presente Líquido, que resumidamente, considera-se o resultado dos fluxos de caixas, descontados a data zero pelo custo de capital do projeto e subtraído do investimento inicial. Referente às diversas técnicas de avaliação de projetos de investimento, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Payback.
II- TIR.
III- VPL.
(    ) Representa a diferença entre os fluxos de caixa futuros trazidos a valor presente pelo custo de oportunidade do capital e o investimento inicial. Se positivo deve ser aceito; e se negativo, rejeitado.
(    ) Representa o valor do custo de capital que torna o VPL nulo, sendo então uma taxa que remunera o valor investido no projeto.
(    ) Representa o prazo necessário para a recuperação do capital investido, podendo ser simples ou não.
(    ) Informa se o projeto de investimento aumentará o valor da empresa, bem como considera o valor do dinheiro no tempo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens; SIQUEIRA, Jose de Oliveira. Análise do risco na avaliação de projetos de investimento: uma aplicação do método de Monte Carlo. Caderno de pesquisas em Administração, v. 1, n. 6, p. 62-74, 1998.
	 a)
	III - I - II - III.
	 b)
	III - II - I - III.
	 c)
	II - II - I - III.
	 d)
	II - II - III - I.
	6.
	Os fluxos de caixa apresentam, de forma clara e direta, a capacidade de pagamento das contas da empresa, que devem ser analisadas ao decidir a compra de ativos da empresa. Na elaboração do orçamento de um investimento, o que precisamos considerar?
	 a)
	Investimento operacional, investimento financeiro e fluxo de caixa.
	 b)
	Entradas de caixa, fluxo de caixa e saída de caixa.
	 c)
	Investimento inicial, entradas de caixa operacional e fluxo de caixa final.
	 d)
	Organização informal, investimento operacional e fluxo de caixa.
	7.
	O método do Valor Presente Líquido é a principal ferramenta na seleção de novos projetos de investimentos, considerando uma taxa mínima de atratividade. Baseado nessa premissa, assinale a alternativa CORRETA que está alinhada com o método Valor Presente Líquido (VLP):
	 a)
	O método VPL é uma técnica que visa a atualizar o fluxo de caixa projetado, considerando uma taxa mínima de atratividade.
	 b)
	O método VPL é uma técnica que visa a atualizar o fluxo de caixa projetado, não considerando uma taxa mínima de atratividade.
	 c)
	O método VPL é uma técnica que visa a atualizar o fluxo de caixa projetado, considerando uma taxa interna de retorno.
	 d)
	O método VPL é uma técnica que tem por objetivo determinar o tempo de retorno do capital investido.
	8.
	O orçamento de capital auxilia o gestor financeiro na projeção de um retorno futuro da empresa, com base nas alternativas de investimentos em projetos. Analise as seguintes sentenças:
I- Os projetos independentes não dependem um do outro, seus fluxos não estão relacionados e a aceitação de um deles não exclui os demais.
II- Os projetos mutuamente excludentes não competem entre si; optando-se por um deles, automaticamente os demais não são descartados.
III- Os projetos independentes dependem um do outro, seus fluxos estão relacionados e a aceitação de um deles exclui os demais.
IV- Os projetos mutuamente excludentes competem entre si; optando-se por um deles, automaticamente os demais são descartados.
V- Os fluxos relevantes de um orçamento de capital compreendem o investimento inicial, as entradas de caixa operacional e o fluxo de caixa terminal.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, IV e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, IV e V estão corretas.
	9.
	O fluxo de caixa é a principal ferramenta para análise de investimentos. Sua formação compreende o investimento inicial, mais as entradas periódicas no decorrer do tempo futuro. Essa elaboração deverá ser precisa, porque, caso contrário, poderá levar um projeto ao fracasso. Baseado nessa premissa, assinale a alternativa CORRETA que corresponde à formação do investimento inicial:
	 a)
	O investimento inicial são recursos necessários para a execução de um projeto.
	 b)
	O investimento inicial demonstra o fluxo de caixa final do investimento ou projeto.
	 c)
	O investimento inicial expressa o valor presente líquido.
	 d)
	O investimento inicial compreende o somatório das entradas de caixa.
	10.
	Todo e qualquer investimento representa uma saída de caixa, do qual se tem expectativa de gerar entradas. Esta movimentação de caixa pode ser representada por uma série de fluxos de caixa convencionais e não convencionais.Quanto aos fluxos de caixa convencionais, como estes podem ser caracterizados?
	 a)
	Por saídas de caixa.
	 b)
	Por entradas de caixa.
	 c)
	Por uma saída de caixa inicial e entradas fixas no decorrer de um período.
	 d)
	Por investimentos fixos.
Parte inferior do formulário

Continue navegando