Buscar

portifolio 1 semestre gestao financeira unopar

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO A DISTÃNCIA
TECNOLOGO DE GESTÃO FINANCEIRA
KAREN MIRELLI RODRIGUES DE SOUSA
ECOSHOES 
PROPOSTA DE ABERTURA DE UMA EMPRESA DE CALÇADOS SUSTENTAVEIS
KAREN MIRELLI RODRIGUES DE SOUSA
ECOSHOES
Proposta de abertura de uma empresa de calçados sustentáveis
Trabalho apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de empreendedorismo, modelos de gestão, Homem.cultura e sociedade, gestão de projetos e legislação social e trabalhista.
Orientador: Profª Simone Cristina Izaias da Cunha
Contagem
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO--------------------------------------------------------------------------------------- 3
EMPREENDEDORISMO-------------------------------------------------------------------------- 3 
2.1 - MODELO DE NEGÓCIO – CANVAS---------------------------------------------------- 6
HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE---------------------------------------------------------- 6
3.1 - Mas quais os impactos que a abertura de uma empresa de calçados pode provocar na comunidade local? ----------------------------------------------------------------- 7
3.2 – E os pontos negativos desta implantação----------------------------------------------7
 GESTÃO DE PROJETOS------------------------------------------------------------------------- 8
MODELOS DE GESTÃO-------------------------------------------------------------------------- 8
5.1 - Conceito de modelo de gestão------------------------------------------------------------ 8
5.2 – Inovação---------------------------------------------------------------------------------------- 9
LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA-------------------------------------------------- 9
CONCLUSÃO-----------------------------------------------------------------------------------------11
REFERÊNCIAS--------------------------------------------------------------------------------------12
	
3
1- INTRODUÇÃO 
	Este trabalho visa apresentar o desenvolvimento da aprendizagem das matérias desenvolvidas neste 1° semestre, sendo elas: empreendedorismo, gestão de projetos, modelos de gestão, homem, cultura e sociedade, legislação social e trabalhista. A partir dos conhecimentos desenvolvidos deve-se apresentar uma apresentação de um plano de negócios para abertura de uma empresa que produz e vende calçados a partir de materiais recicláveis sendo assim do ramo sustentável.
	Atualmente desenvolver uma criação de  uma empresa que utiliza produtos sustentáveis é uma tarefa motivante e ao mesmo tempo desafiadora. A sociedade sabe dessa importância para o meio ambiente, mas a mesma não tem educação e estrutura para fazer o uso desses produtos, seria uma mudança de  comportamento de consumo. O empreendedor vai ter que Pesquisar as matérias primas a utilizar, a fonte dessas materiais, o melhor material, a forma de como seria tratado esse material no processo de produção, o produto semiacabado, o produto final, a exposição desse produto, o marketing para atingir o publico alvo, a venda, e o pós venda de um produto feito com materiais recicláveis, e que precisa entrar no gosto do consumidor.
	Visando esse público que está sempre em busca de práticas que contribuem para o meio ambiente e em defesa dos animais, apresentarei um plano de negócios da empresa Ecoshoes, onde o principal objetivo é se adequar ao mercado de calçados produzidos a partir de plásticos de garrafas pet. Ao logo deste trabalho desenvolverei pesquisas e demostrarei se é possível à viabilidade deste negócio.
2- EMPREENDEDORISMO
	Em tempos de recessão e crises econômicas, cada vez mais as pessoas buscam saídas para obter rendas e modos de sobrevivência ou até mesmo buscando enriquecimento.
 
4
É nesta busca constante que surge a ideia do empreendedorismo. Mas o que é empreendedorismo? Empreendedorismo significa resolver um problema ou uma situação, muitas vezes é usado no mundo empresarial, pois geralmente é a partir
desta resolução que se cria novos serviços, produtos e novas empresas, agregando valor. É saber identificar oportunidades e transforma-las em lucro. 
	No Brasil o empreendedorismo esta presente desde os tempos dos índios, passando pelos colonizadores, mais foi somente a partir da década de 90 que passou a se difundir com mais expressão, pois o governo daquela época abriu o mercado para as fronteiras internacionais, apesar de não ser tão fácil empreender no Brasil, pois o nosso país é extremamente burocrático e cobra muitos impostos de novos empreendedores. Mas com a implantação do programa MEI ficou um pouco mais fácil ser empreendedor no Brasil, isso possibilitou a muitos empreendedores informais torna-se legalizados e manter as portas de uma empresa no Brasil a partir de 2010. 
Segundo a reportagem da revista IstoÉ, dados da pesquisa GEM 2017 do Sebrae/IBQP aponta que o percentual dos empreendedores jovens no Brasil cresceu de 50% para 57% e isso é apenas sobre a população de 18 a 34 anos. Ainda segundo a revista, com base nos dados do Sebrae são 49,3 milhões de empreendedores no Brasil, 20,7% são mulheres jovens ingressando no mundo empreendedor.
O jovem brasileiro já entendeu que para ter trabalho a melhor alternativa é criar o próprio emprego, é empreender, inovar e gerar novas vagas. E eles não empreendem por necessidade, estão de olho nas oportunidades do mercado, estão atendendo demandas sociais e movimentando a economia. “Aliás, este resultado é um reflexo também do início da recuperação da nossa economia”, destaca o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.
	Assim sempre em busca de inovação e novos negócios, o empreendedorismo vai se subdividindo para o público, e um desses novos nichos é o empreendedorismo sustentável que visa produtos e serviços que não agridam o meio ambiente nem que sejam feitos teste em animais. Com o clima cada dia mais afetado por mudanças climáticas que acontecem devido ao consumismo 
5
desenfreado e despreocupado a cada vez mais pessoas preocupadas em mudar seu comportamento de consumo, procurando produtos que sejam de materiais reutilizáveis retirando assim embalagens ou lixo (que levariam anos para se decompor) do meio ambiente principalmente de oceanos onde os animais marinhos 
São os mais tem sofrido com esses rejeitos. Outra forma de empreendedorismo sustentável é o social onde os produtos podem ser feitos por uma comunidade ou pessoas de um grupo que sofrem desigualdades sociais onde ainda pode ser feito com materiais recicláveis ou não a fim de proporcionar melhora de vida aquela comunidade.
	Visando este novo público, vamos apresentar um modelo de negócio para a Ecoshoes, empresa que quer entrar no mercado visando o público preocupado com desenvolvimento sustentável, onde serão vendidos apenas calçados produzidos com materiais recicláveis e de forma que desenvolva a comunidade ao redor da fábrica, buscar fornecedores para estes materiais também será um desafio já que de acordo com a Abicalçados devido ao crescimento ainda pequeno o mercado de fornecedores destes materiais também ainda é pequeno.
6
2.1 - MODELO DE NEGÓCIO – CANVAS
	Principais Parceiros
- Fornecedores (Empresas que produzem matéria prima a partir de material reciclável, associações de catadores).
-Operador de logística 
Transportadoras, correios. 
	Atividades principais
- Oferecer calçados ao mercado produzidos de forma sustentável.
	Proposta de valor
- Produtos feitos de forma sustentável
- Exclusividade 
	Relacionamento com os clientes 
- Whatsapp comercial para atendimento.
- Email, chat do site.
- Direct do Instagram
	Segmento de clientes
- Pessoas que se preocupam com o meio ambiente e com animais.
- Mulheres
- Mães de bebês até 3 anos.
- Pessoas que buscam modelos exclusivos.
	
	Principais Recursos
- Fábrica
- Loja digital
- Mão-de-obra
-Marca
	
	Canais
- Portal da internet
- Parceiros digitais (mercado livre)
- Instagram
- Whatsapp
	
	Estrutura de custos
- Despesa fixa (energia, agua, internet, mensalidade frete transportadora, mensalidade parceiro digital ).
- Custo de mão-de-obra
- Custos da loja digital (domínio)
- Divulgação (Publi com Influencers, patrocinado instagram, divulgação de propaganda google)
	Fontes de receitas
- Vendas no site próprio
- Vendas pelos canais de rede social
- Vendas no parceiro digital
3 - HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE.
	As empresas tem um papel muito importante dentro da sociedade, é partir delas que são produzidos bens de consumos, serviços e riquezas que são distribuídos pelos proprietários e também por seus colaboradores, essa distribuição não é justa, mas ainda sim traz desenvolvimento a comunidade na qual esta empresa está inserida, há também outros papéis importantes que as empresas desempenham, pois geralmente patrocinam projetos sociais tais como os de cultura, desenvolvimentos profissionais e educacionais. 
	O maior problema das empresas é que elas se desenvolvem dentro do modelo capitalista onde a sua riqueza fica apenas concentrada em seu(s) proprietário(s), gerando assim desigualdade social, ou seja, os donos ficam cada vez 
7
mais ricos e já a comunidade trabalhadora e ao redor da empresa não se desenvolve ao mesmo ponto. Há também os problemas ambientais, pois muitas empresas não se preocupam com o meio ambiente, se utilizam de produtos nocivos, desfazem de seus rejeitos de produção sem que haja uma forma correta de trata-los provocando muitas vezes poluição e destruição ao seu redor. Os governos por sua vez também não desempenham seu papel de agente fiscalizador, deixando mesmo a cargo da sociedade o papel de fiscalizar e então boicotar determinados produtores quem não condizem com suas idéias, porém como ainda não é um assunto muito difundindo as empresas ainda não se preocupam o tanto que deveriam.
	3.1 - Mas quais os impactos que a abertura de uma empresa de calçados pode provocar na comunidade local?
· Empregos diretos e indiretos: os empregos diretos seriam de seus funcionários, porém ainda existiriam os indiretos que pode ser os catadores, associações que recebem materiais recicláveis.
· Movimentação de renda: com mais trabalhadores com renda os comércios locais aumentam suas vendas e consequentemente abrem mais postos de empregos, o que torna um ciclo.
· Aumento de intelecto: a medida que a empresa cresce ela necessitará de mão-de-obra qualificada, o que pode proporcionar um aumento na procura 
por escolas, faculdades, cursos de qualificação proporcionando novamente abertura de postos indiretos de trabalho.
	3.2 – E os pontos negativos desta implantação?
· Aumento da poluição ambiental: muitas empresas não se preocupam com a forma que vai descartar seus rejeitos, descartando produtos químicos para tratamento das matérias primas.
É possível evitar os impactos negativos aumentando a fiscalização nas empresas, bem como o treinamento de seu capital humano a fim de demostrar a importância do meio ambiente ao qual a empresa está inserida. Uma empresa de 
8
calçados sustentáveis por se só já trás uma boa imagem e a preocupação deve-se manter ao descartar os seus rejeitos.
2 - GESTÃO DE PROJETOS
	DECLARAÇÃO DE ESCOPO
	Descrição do escopo do produto: Tênis e sapatos femininos leves e confortáveis, feitos a partir de plásticos descartados no meio ambiente, recolhidos por catadores e associações.
	Critérios de aceitação do produto: Oferecer um produto confortável, bem acabado com a principal ideia diminuir a poluição que os plásticos deixam no meio ambiente.
	Entregas do projeto: Desenhos dos modelos, tipos de tecidos gerados a partir de plásticos, plano de marketing digital, planejamento logístico.
	Exclusões do projeto: treinamento da montagem dos modelos para os funcionários.
	Restrições do projeto: Verificar normas do IMETRO deve-se respeitar o tempo estipulado para a montagem de cada modelo não podendo ultrapassar a data, respeitar o orçamento estipulado evitando assim ao máximo o desperdício.
	Premissas do projeto: Será contratado um desenhista especializado a fim de se desenvolver novos modelos, todo modelos depois de pronto, apresentado e testado deverá entra em no máximo 30 dias no mercado para venda, será criado uma lista de cliente fidelidade a fim de se vender novos modelos primeiro a título de exclusividade.
5 - MODELOS DE GESTÃO 
5.1 - Conceito de modelo de gestão
	O conceito de modelo dentro do estudo social e empresarial é demonstrar através de um desenho ou um esquema a teoria de algo. Já gestão é a forma ou regras que deve se seguir para que um determinado assunto, ou seja, é a forma como as coisas serão conduzidas. Sendo assim modelo de gestão são as formas como será definida uma diretriz a fim de se buscar o sucesso de um negócio.
9
5.2 - Inovação
	Inovação é o processo de implantação de uma ideia nova em busca de aumentar lucro ou visibilidade, parece simples e fácil mais não é. É necessário um processo de formulação para que as novas ideias se tornem Inovações. A inovação em uma empresa é muito importante, pois é ela que permite a empresa se manter no mercado ou atingir mercados novos. 
	A constante mudança de mercado devido a crises econômicas e até climáticas exige que a empresa Ecoshoes se mantenha sempre em alerta a novas ideias, pois o mercado sustentável vem crescendo a cada dia, buscar materiais inovadores, modelos que sejam diferentes e exclusivos mas que se preocupem com meio ambiente é cada dia mais evidente. 
6 - LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA
	A reforma trabalhista aprovada no ano de 2017 foi uma tentativa do governo da época para a grande quantidade de desempregados, o Brasil vem de uma crise recessiva desde o ano de 2014 e acreditava-se que a reforma iria facilitar a abertura de novos postos de trabalho. Algumas mudanças foram feitas como o fim da contribuição sindical entre outras, foi uma boa evolução, mas infelizmente não o suficiente para acabar com o grande desemprego. Assim sendo vamos observar algumas situações a respeito da nova legislação trabalhista.
a) A empresa poderá estipular a licença maternidade das empregadas em 90 dias com o sindicato, ao contrário da lei que prevê o prazo de 120 dias?
	Não, a reforma promoveu muitas mudanças mais a licença maternidade não sofreu mudança, sendo assim de acordo com a lei 11.770 de 09 de setembro de 2008 a licença maternidade é de 120 dias sendo que na mesma lei foi criado um incentivo as empresas para que elas possam dar 180 dias a suas funcionarias, porque de acordo com a organização mundial de saúde os bebês necessitam de amamentação exclusiva até os 6 meses de idade.
10
b) O acordo coletivo poderá dispor sobre normas de saúde, higiene e segurança que afrontam literalmente a Norma Regulamentadora nº 23 (Proteção contra incêndios) do Ministério do Trabalho, impondo novas regras, menos protetivas, a respeito do controle de incêndio na empresa.
 De forma alguma, de acordo com o regime trabalhista nenhum empregador poderá dispor de itens básicos descritos na NR 23, todos os estabelecimentos devem conter planos de fugas em caso de incêndios, portas corta fogo, e até funcionários treinados para que possam ajudar aos demais em caso de incêndio, não esta a cargo de nenhum empregador escolher se coloca ou não. 
c) A empresa poderia fixar com o sindicato o intervalo intrajornada (aquela pausa de descanso que ocorre durante a jornada) em 30 minutos, independentemente da carga horária diária/ jornada diária dos empregados. 
Não, os sindicatos podem negociar condições de trabalho em convenções coletivas, desde que não alterem os direitos principais como licença maternidade, seguro, etc. Já as intrajornadas podem ser negociadas, mas devem obedecer aos critérios de horas diárias trabalhadas.
d). Caso a empresa celebrasse o acordo coletivo nesses termos estaria cumprindo a sua função social?
Não estaria cumprindo sua função social não pois está estabelecendo regras que vai contra a lei prevista na constituição, e estaria prejudicando os trabalhadores a até mesmo os submetendo as situações desumanas que acontecem em países como china por exemplo, seria quase trabalho escravo.
11
7 - CONCLUSÃO
	A partir de toda analise feita é possível entenderque um bom planejamento é o ideal para a abertura desta nova empresa, é importante pensar que um bom projeto a analise dele é que levará ao sucesso dessa 
nova empresa. Também é importante se manter sempre atualizado sobre o mercado ao qual ela será inserida, além da constante busca pela inovação.
	Estar atento ao meio ambiente e a comunidade ao redor será vital, pois também é a propaganda do negocio, engajamento social e ambiental está cada vez mais em evidencia e as novas gerações parecem estar mais atentas a isso.
	Por fim foi possível desenvolver conhecimento e aprendizado para desenvolver crescimento pessoal e profissional para quem sabe futuros empreendimentos.
12
REFERÊNCIAS
Paes, Evandro Silva. Gestão de Projetos. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2016.
Juliano, Marcio Cassio. Empreendedorismo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
IstoÉ, Cresce número de jovens empreendedores no Brasil – Publieditorial. 07/06/2019 - Edição 2580.Disponível em: <https://istoe.com.br/cresce-numero-de-jovens-empreendedores-no-brasil/>Acessado em 05/05/19.
Gestão Portal, Qual é o papel das empresas na sociedade? – 07/01/2011. Disponível em: <https://www.portal-gestao.com/artigos/6317-qual-e-o-papel-das-empresas-na-sociedade.html> Acessado em 06/05/2019.
Cabral, Dom. Qual a real importância da inovação empresarial e como investir nisso? – Blog Especialização Fundação Dom Cabral em 27/03/2018. Disponível em: <http://blogespecializacao.fdc.org.br/qual-a-real-importancia-da-inovacao-empresarial-e-como-investir-nisso/> Acessado em 06/05/2018.
Mais, Gestão Ponto. Gestão + Inovação = Sucesso garantido. Blog Ponto Mais – 26/01/2018. Disponível em: <https://pontomais.com.br/blog/inovacao-para-empresas-de-sucesso/> Acessado em 06/05/2019.
Cizoto, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
Rodrigues, Edna de Almeida. Modelos de gestão– Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
Testa, Janaina Carla da Silva Vargas. Legislação social e trabalhista– Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.

Continue navegando