Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Questões:
1) Quais eram os maiores obstáculos ao desenvolvimento capitalista no Brasil, durante o período de auge da economia cafeeira?
R: Os maiores obstáculos foram o desemprego descontrolado atrelado a mão de obra escrava nas industrias, o desinteresse de Portugal em fortalecer a economia das colônias por medo de em um futuro gerar concorrência com a economia de Portugal e os equipamentos primitivos que eram usados.
2) Como se deu o amadurecimento das premissas do capitalismo no Brasil?
R: Com o surgimento de um mercado com mão de obra assalariada, mas também a intensificação da concentração de riquezas e o desenvolvimento de relações monetário-mercantis.
3) Que fatores internos e externos estimularam o desenvolvimento da indústria brasileira?
R: A imigração em massa aumentava a mão de obra assalariada, assim como a demanda agregada; elevação da oferta monetária; abolição da escravatura; deterioração da estrutura pré-capilistas e circulação mercantil intensificou-se.
4) De que grupos sociais provinham os primeiros industriais brasileiros?
R: O grupo social do qual saiu grande parte dos empresários locais era o dos comerciantes importadores e exportadores de origem estrangeira e empresários-imigrantes pertencentes a nova corrente migratória.
5) Que regiões do Brasil foram pioneiras no desenvolvimento industrial? Por quê?
R: Começaram a surgir empresas de diversos ramos em outras regiões, como no Nordeste, onde foram construídas, sobretudo com a ajuda de créditos ingleses, 50 refinarias de açúcar, que substituíram em parte os engenhos de tipo colonial. Iniciava-se também a construção de modernas refinarias de açúcar na região do Rio de Janeiro e São Paulo.
6) Havia grandes divergências entre cafeicultores e industriais, ou seus interesses eram complementares? Qual era a força política de cada um dos grupos?
R: O interesse de ambos eram complementares, pois os cafeicultores conseguiam investimentos em suas plantações e as indústrias conseguem seu lucro através das exportações.
7) Qual foi o papel desempenhado pelos investimentos estrangeiros no processo de industrialização brasileiro?
R: Foi de fundamental importância, pois havia um investimento enorme onde tinham acesso a tecnologias e escalas de produção inacessíveis antes para explorar recursos naturais brasileiros.
8) Como estava constituído o quadro de forças político-econômicas no Brasil no final da década de 1930?
R: Os aprofundamentos das crises da economia tradicional e das estruturas politicas herdadas do passado aceleraram o advento da nova etapa de desenvolvimento capitalista do Brasil, inaugurada pela revolução de 1930.

Mais conteúdos dessa disciplina