Buscar

ATIVIDADE3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. (FUVEST-2013/Adapt.) Ao longo da história da Taxonomia, os fungos foram estudados como membros do Reino Plantae e, ainda hoje, são estudados pela área da Botânica. Inclusive a forma de nomenclatura de novas espécies de fungos é dada seguindo as regras botânicas de nomenclatura. Em termos biológicos, pode-se dizer que essa aproximação entre fungos e plantas:
se justifica, pois, as células dos fungos têm o mesmo tipo de revestimento que as células vegetais.
se justifica, pois os fungos e as algas verdes possuem o mesmo mecanismo de reprodução.
não se justifica, pois, a organização dos tecidos do corpo dos fungos assemelha-se muito mais à dos animais que à das plantas.
não se justifica, pois, a forma de obtenção e armazenamento de energia nos fungos é diferente da encontrada nas plantas.
se justifica, pois, os fungos possuem as mesmas organelas celulares que as plantas.
2. (Mackenzie-2005/Adapt.) O “branqueamento dos recifes de coral” tem sido um dos desastres ambientais mais preocupantes. O fenômeno caracteriza-se pela morte de algas microscópicas que vivem, de forma mutualística, na cavidade gastrovascular desses cnidários. A respeito desse processo, considere as seguintes afirmativas. I. A destruição de recifes afeta grande parte da teia alimentar marinha, uma vez que eles são importantes locais de abrigo e reprodução de várias espécies marinhas. II. As algas, ao realizarem fotossíntese, fornecem parte da matéria orgânica para o cnidário e este, por sua vez, fornece abrigo e elementos necessários para a fotossíntese. III. Como se trata de uma relação mutualística, os corais não são capazes de sobreviver sem as algas em seu interior. Assinale:
se todas as afirmativas forem corretas.
se somente as afirmativas II e III forem corretas.
se somente as afirmativas I e III forem corretas.
se somente a afirmativa I for correta.
se somente as afirmativas I e II forem corretas.
3. (FURG-2008/Adapt.) Os cnidários são animais de estrutura corporal relativamente simples e de hábito predador. O cnidócito é a principal estrutura que reúne os organismos neste filo, e é utilizado no ataque e na defesa do animal. Marque a alternativa que melhor define este tipo de célula.
Célula capaz de disparar descargas elétricas nas presas.
Célula que contém uma cápsula cheia de líquido urticante e um filamento protrátil.
Célula capaz de gerar calor que queima os tecidos da presa e permite a sua captura.
Célula que produz muco adesivo que permite a captura do alimento.
Célula com um tipo de rede que permite a filtração de partículas presentes na água.
4. (UEL-2006/Adapt.) “Para nenhum povo da antiguidade, por mais que consumissem a cerveja, ela foi tão significativa e importante como para os egípcios. Entre eles, além de ter uma função litúrgica determinada no banquete oferecido aos mortos ilustres, a cerveja era a bebida nacional [...]. (VIDA biblioteca. Como fazer cerveja. 3.ed. São Paulo: Três, 1985. p. 51-52.) Ainda que a cerveja seja fabricada há milhares de anos, a essência de sua produção continua a mesma. Com base nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que a cerveja é originada a partir da fermentação de cereais por meio de:
Fungos microscópicos, liberando álcool etílico e água.
Fungos macroscópicos, liberando álcool etílico e oxigênio.
Bactérias, liberando álcool metílico e gás carbônico.
Bactérias, liberando álcoois aromáticos e oxigênio.
Fungos microscópicos, liberando álcool etílico e gás carbônico.
5. (UFV-2006/Adapt.) A hipótese mais aceita para a evolução dos animais, é que o ancestral deles tenha sido uma colônia de protozoários “coanoflagelados”, constituídos por células semelhantes às que recobrem as cavidades internas do corpo das esponjas (os coanócitos). O principal papel dos coanócitos nos poríferos é:
originar elementos reprodutivos.
dar origem a outros tipos de célula.
formar o esqueleto do animal.
provocar a circulação da água no animal.
transportar substâncias para todo o animal.
6. (UECE-2009/Adapt.) As esponjas, pertencentes ao filo Porífera, são animais bastante simples e tiveram sua origem há aproximadamente um bilhão de anos. Apresentam relativa simplicidade estrutural e, por conta disso, podem ser consideradas organismos pluricelulares bastante primitivos. Quanto as esponjas, e correto afirmar que:
são animais exclusivamente marinhos.
não possuem tecidos verdadeiros e podem apresentar espículas calcáreas ou silicosas.
possuem tecidos verdadeiros e apresentam seu esqueleto composto por espongina.
possuem tecidos verdadeiros e podem apresentar espículas CaCO3 ou silicosas.
não possuem tecidos verdadeiros e apresentam apenas espículas silicosas.
7. (UEL-2011/Adapt.) Estudando-se o ciclo de vida de um verme parasita do ser humano, obtiveram-se os seguintes dados: - Os ovos do verme são eliminados com as fezes do hospedeiro; - Os ovos eclodem sobre a terra úmida, liberando larvas que penetram ativamente na pele do ser humano; - A implantação de um saneamento básico poderá reduzir acentuadamente os casos desse verme na população humana. Esses dados indicam tratar-se da espécie:
Ascaris lumbricoides.
Schistosoma mansoni.
Ancylostoma duodenale.
Enterobius vermicularis.
Taenia saginata.
8. (ENADE-2014/Adapt.) As relações filogenéticas entre as espécies vêm sendo cada vez mais compreendidas com o aprimoramento das técnicas de sequenciamento genético e dos estudos moleculares. Recentemente, pesquisas mostraram que o Reino Fungi é mais próximo evolutivamente do Reino Animalia do que do Reino Plantae. Essa proximidade evolutiva pode ser confirmada porque esses seres têm em comum:
o fato de serem pluricelulares.
a capacidade de produzir compostos nitrogenados.
a presença de cloroplastos em suas células.
o fato de serem heterotróficos.
a quitina como proteção da parede celular.
9. (IFMS-2016/Adapt.) O filo Platyhelminthes reúne animais de corpo achatado, com simetria bilateral, triblásticos, acelomados, vermiformes de corpo mole. São em sua maioria vermes aquáticos, pequenos, que não se enterram, mas, ao contrário, movimentam-se sobre e entre as rochas, detritos, algas, partículas de sedimento, e no tecido de suas presas. São os primeiros animais na escala evolutiva a apresentar um princípio de cefalização onde se encontra os órgãos dos sentidos e sistema nervoso central (RUPPERT, E. E., BARNES, R. D. Zoologia dos Invertebrados. 6ª ed. São Paulo: Roca, 1996). Sobre as características dos vermes platelmintos, analise as alternativas e assinale a correta.
As espécies da família Taeniidae estão entre as solitárias mais conhecidas. A solitária suína (Taenia saginata) é cosmopolita, sendo uma das espécies mais comumente ocorrentes no intestino dos seres humanos e podendo atingir um comprimento de mais de 3 metros. As proglótides contendo ovos embrionados são eliminadas através do ânus, geralmente com as fezes.
A solitária Taenia solium também é parasita de humanos, mas o hospedeiro intermediário é o bovino e o cisticerco provém de sua carne. O ciclo de vida desta solitária é indireto e não envolve larva.
As solitárias são ectoparasitas nos intestinos de todas as classes de vertebrados. Seu ciclo de vida exige um hospedeiro intermediário, que pode ser um artrópodo ou um vertebrado.
A esquistossomose, causada pelo platelminto Schistosoma mansoni, é uma doença seriamente debilitante e pode ser letal. A penetração dos ovos através da parede intestinal e da bexiga, o alojamento dos mesmos em vários órgãos e os estágios de desenvolvimento no pulmão e no fígado podem resultar em inflamação, necrose ou fibrose, dependendo do grau de infecção.
Os platelmintos que são adaptados a vida parasitária apresentam especializações no corpo para maior fixação ao hospedeiro, por esse motivo, as formas parasitárias não possuem uma estrutura em comum, entre eles.
10. (UPE-2009/Adapt.) Na evolução dos seres do reino Animalia, o surgimento dos filos Platyhelminthes e Nematoda veio acompanhado por inovações evolutivas na organização do corpo, capacitando-os a uma melhor adaptaçãoao meio ambiente em que estão inseridos. Com relação às características dos animais pertencentes a esses filos, analise as afirmativas e conclua.
Ambos possuem simetria bilateral, apresentam cefalização e centralização do sistema nervoso. O órgão para trocas gasosas é uma expansão da parede do corpo que funciona semelhantemente a um pulmão.
Apesar de os animais dos filos Platyhelminthes e Nematoda não apresentarem desenvolvimento de segmentação corporal e de sistemas esqueléticos, são capazes de movimentar-se por meios de contrações das células musculares localizadas sob a epiderme do corpo.
Há, nesses dois filos, estruturas especializadas na excreção de resíduos. Para excreção, os platelmintos desenvolveram os renetes, célula gigante com formato semelhante à letra H, e os nematódeos desenvolveram as células-flama.
A reprodução dos platelmintos é muito diversificada. Nas planárias, a reprodução é exclusivamente assexuada por fragmentação do corpo. Os esquistossomos e as tênias têm reprodução sexuada e são hermafroditas. Os nematódeos são, na maioria, dióicos, com dimorfismo sexual.
Os platelmintos são diblásticos e pseudocelomados, enquanto os nematódeos são triblásticos e celomados.
_1647171175.unknown
_1647171183.unknown
_1647171187.unknown
_1647171189.unknown
_1647171190.unknown
_1647171188.unknown
_1647171185.unknown
_1647171186.unknown
_1647171184.unknown
_1647171179.unknown
_1647171181.unknown
_1647171182.unknown
_1647171180.unknown
_1647171177.unknown
_1647171178.unknown
_1647171176.unknown
_1647171159.unknown
_1647171167.unknown
_1647171171.unknown
_1647171173.unknown
_1647171174.unknown
_1647171172.unknown
_1647171169.unknown
_1647171170.unknown
_1647171168.unknown
_1647171163.unknown
_1647171165.unknown
_1647171166.unknown
_1647171164.unknown
_1647171161.unknown
_1647171162.unknown
_1647171160.unknown
_1647171151.unknown
_1647171155.unknown
_1647171157.unknown
_1647171158.unknown
_1647171156.unknown
_1647171153.unknown
_1647171154.unknown
_1647171152.unknown
_1647171147.unknown
_1647171149.unknown
_1647171150.unknown
_1647171148.unknown
_1647171145.unknown
_1647171146.unknown
_1647171143.unknown
_1647171144.unknown
_1647171142.unknown
_1647171141.unknown

Outros materiais