Buscar

Consórcio Nordeste e o Combate ao COVID 19

Prévia do material em texto

Consórcio Nordeste e o Combate ao COVID 19 
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste é uma iniciativa que busca uma parceria entre os estados do Nordeste para a realização de compras em bloco de produtos e serviços voltados para a saúde, educação e segurança pública, a partir dessa cooperação entre os estados é possível baratear os custos e diminuir a concorrência entre eles. 
Atualmente devido a pandemia o Consórcio Nordeste veio com a iniciativa da criação de um comitê cientifico que ajudasse os governadores a combater o COVID 19 em seus estados. 
O comitê cientifico é dividido em nove subcomitês temáticos que ajudam no monitoramento do avanço do vírus no Nordeste, além de buscar estratégias para o enfrentamento do mesmo e orientar estados e municípios que estão com altos índices de contaminação. 
O subcomitê 1 – Faz um clipping científico que consiste no processo de selecionar notícias de jornais, revistas científicas, sites sobre o Covid 19 no mundo e no Brasil. Fazem perfis dos membros do comitê, além de coletas de dados, aplicativos de suporte de TI (como o aplicativo Monitora Covid19 que ajudam nos mapeamentos de infectados), simulações, estimativas e cenários, logística e comunicação pública. 
Subcomitê 2 – Produzem protocolos de assistência médica e ambulatorial, clínica e terapêutica, estudos clínicos e o desenvolvimento de drogas. 
Subcomitê 3 – Equipamentos hospitalares, ventiladores e alternativas, EPI e insumos, recursos hospitalares e de UTI. 
Subcomitê 4 - Interação entre indústria, startups e laboratórios, e unidades de pesquisa locais.
Subcomitê 5 - Fomento a redes de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, fontes de recursos e novas linhas de financiamento.
Subcomitê 6 - Contatos nacionais e internacionais.
Subcomitê 7 - Virologia, vacinas e diagnóstico laboratorial.
Subcomitê 8 - Políticas públicas de intervenção (medidas econômico-sociais)
Subcomitê 9 - Epidemiologia, modelos matemáticos e medidas de enfrentamento. 
Ao todo já foram oito boletins lançados pelo comitê científico do consorcio nordeste dando orientações aos estados. 
O último boletim disponibilizado no dia 01/06/2020 mostra a criação de uma Matriz de Risco Unificada para o Nordeste que tem como objetivo facilitar a tomada de decisão dos gestores por toda a Região do Nordeste permitindo ações de estabelecimento de diferentes níveis de isolamento social, dependendo dos dados da localidade se é viável uma flexibilização, propondo também um critério quantitativo e homogêneo para guiar os gestores dentro das especificidades de cada estado ou cidade. 
A Matriz de Risco Unificada foi criada por meio de analises de várias matrizes de risco internacionais e também pelo modelo implementado no governo da Paraíba onde apresentou resultados efetivos. 
São 13 parâmetros agrupados em 3 categorias principais como demonstra a tabela 1 a seguir: 
1 – Tensão sobre o Sistema de Saúde C1
2 – Situação Local da Epidemia C2 
3 – Isolamento Social e Influência Geográfica 
Tabela 1: Imagem disponível no site: https://www.comitecientifico-ne.com.br/boletim
Para facilitar o entendimento cada uma das categorias também recebeu cores como o verde (Baixo Risco), Amarelo (Médio Risco), Vermelho (Alto Risco). Como podemos ver na tabela 2. 
Tabela 2: Imagem disponível no site: https://www.comitecientifico-ne.com.br/boletim
 O Boletim demonstra a situação em que se encontra todo o Nordeste, evidenciando que estamos entrando na zona de alto risco descrita nas tabelas. Enquanto não houver uma vacina a recomendação é que se permaneça o isolamento social. 
A imagem corresponde a uma análise feita entre os dias 24 a 30 de maio, o documento também analisa os estados nas suas especificidades, chamo atenção para a Bahia, por seu meu estado de origem. 
A situação da pandemia na Bahia continua evoluindo, análises da evolução de casos dos últimos 14 dias revelam que a situação de cidades como Feira de Santana, Itabuna e Vitória da Conquista preocupam. Juazeiro também passa a ser um ponto de preocupação do Comitê Científico. A disponibilização mais frequente de dados de ocupação de leitos nessas localidades ajudaria o Comitê a emitir recomendações mais precisas sobre esses Municípios nos comunicados futuros.
Os dados referentes a primeira semana de junho ainda serão disponibilizados. Todas essas informações podem encontradas na página oficial do comitê cientifico do Consórcio Nordeste. 
Referências 
 Comitê Científico: Disponível em: https://www.comitecientifico-ne.com.br/boletim - Acessado no dia 11 de Junho de 2020.

Continue navegando