Buscar

ATIVIDADE 1 A1 - Cálculo Aplicado a Uma Variável

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 (A1)
 
	Usuário
	BRUNO LUIZ MACENA DE MORAES SANTOS
	Curso
	GRA1569 CÁLCULO APLICADO � UMA VARIÁVEL CCOMP201 - 202010.ead-2181.08
	Teste
	ATIVIDADE 1 (A1)
	Iniciado
	06/06/20 16:10
	Enviado
	06/06/20 17:24
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	7 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	1 hora, 13 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
7 em 10 pontos
	
	
	
	Com intuito de facilitar a locomoção de pessoas deficientes, a acessibilidade é um tema muito discutido na atualidade. A norma técnica que regulamenta esse tema é a ABNT NBR 9050 (2015), que trata da “acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos”. Em relação à construção de rampas, essa norma técnica regulamenta o projeto de rampas em seu item 6.6.2.1.
As rampas devem ter inclinação de acordo com os limites estabelecidos na Tabela 6. Para inclinação entre 6,25 % e 8,33 %, é recomendado criar áreas de descanso (6.5.) nos patamares, a cada 50 m de percurso. Excetuam-se deste requisito as rampas citadas em 10.4 (plateia e palcos), 10.12 (piscinas) e 10.14 (praias) (ABNT, 2015, on-line).
   Fonte: ABNT(2015, on-line).
Um engenheiro precisava projetar uma rampa de acesso a uma escola e solicitou aos seus três estagiários que projetassem uma rampa de acordo com a norma da ABNT (2015) supracitada. Cada estagiário consultou a norma técnica e projetou a rampa solicitada, levando-se em consideração a razão entre a variação da altura e o deslocamento linear muito usado por engenheiros e arquitetos em seus projetos.
 
A figura a seguir mostra o resultado encontrado por cada um dos estagiários.
Fonte: Elaborada pela autora (2019).
Nesse contexto, faça o que se pede nas alternativas a seguir:
a) Após análise dos três modelos apresentados pelos estagiários, informe qual deles se aproxima das necessidades de um cadeirante, segundo a ABNT (2015). Justifique sua resposta com base nos devidos cálculos, descrevendo cada situação em relação ao problema proposto.
 b) A partir da problemática levantada na reportagem utilizada pelo engenheiro, redija um texto dissertativo com, no máximo, 15 linhas a partir do tema proposto a seguir: a trigonometria contribui para minimizar as dificuldades existentes no dia a dia de pessoas cadeirantes. O texto deve evidenciar conteúdos e objetivos, de acordo com a atividade proposta pelo professor.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	A  ) 
Estagiário 01 -  i =(h/d) . 100 = ( 0,5m / 10 m ) . 100 = 0,05 . 100 = 5% de inclinação, e mais próximo das necessidades do cadeirante.
B )   
         Sim, com certeza, no qual em razão da trigonometria, é diminuindo de forma demasiada o desgaste físico dos cadeirantes, devido a sua restrição e limitação de motricidade, no qual  muitas vezes , as rampas de acesso serem a sua única opção para  transpor obstáculos,  e chegarem ao seu destino final.
         No qual , na maioria das vezes, os deficientes físicos  ainda se deparam com todos os tipos de impedimentos possíveis e imaginários, sejam eles: calçadas, degraus, obstáculos diversos, meio fio alto e etc.  Sem o devido acesso facilitado como deveria ser , tendo como regra  e em nível  suave de aclive e declive  para os mesmo.
         Em virtude disso, as referidas rampas são primordiais para o pleno exercício dos seus direitos e da sua cidadania , tendo em vista o seu deslocamento em vias e transportes públicos, no qual quanto maior for a inclinação  apresentada, maior será o seu desgaste físico e a dificuldade de lograr êxito em função da gravidade exercida.
 
 
 
 
	Resposta Correta:
	[Nenhuma]
	Feedback da resposta:
	Boa tarde Estudante
Analisando a sua atividade, verificou-se que os valores estão em desacordo com a atividade, segue a atividade com os devidos cálculos:
 
Ao analisar os três modelos apresentados pelos estagiários é possível chegar a conclusão que o modelo de rampa apresentado pelo estagiário 1, embora esteja dentro da norma técnica  da ABNT NBR 9050 (2015), com 5% de inclinação, estabelece que o usuário cadeirante percorra distância maior para chegar em altura proporcional aos outros modelos de rampa feito pelos estagiários 2 e 3. Ao passo que, o segundo modelo de rampa apresenta nível de inclinação muito elevado (80%), logo não atende requisito para suprir a necessidade de um cadeirante quanto ao acesso a lugares elevados conforme seu referencial. Portanto, o modelo que mais se aproxima das necessidades de um cadeirante, segundo a ABNT (2015), é o terceiro modelo de rampa, visto que, possui inclinação confortável (8%) fazendo com que o usuário percorra menor distância.
 
Rampa 1:
INCLINAÇÃO      i=50/10        i=5%
Rampa 2:
INCLINAÇÃO      i=80/1          i=80%
Rampa 3:
INCLINAÇÃO      i=80            i=8%
	
	
	
Domingo, 14 de Junho de 2020 16h48min08s BRT

Continue navegando