Buscar

Atividade Estrutura de mercado

Prévia do material em texto

Faculdade Evolução
Aluna: Ana Paula Freitas do Nascimento
Atividade - Estrutura de Mercado
· Faça uma pesquisa a respeito das estruturas de mercado explicitadas abaixo.
Concorrência Monopolista
A concorrência monopolista é um tipo de concorrência imperfeita. Ela ocorre quando uma só empresa é responsável por comercializar um produto que possui características em termos de qualidade e aparência, por exemplo, sem oportunizar que outra também oferte o produto. A característica principal da concorrência monopolista é essa, a falta de opções para que o cliente possa decidir de qual empresa vai comprar.
No mercado monopolista, as organizações apresentam um poder que tem como resultado a persuasão do cliente. Assim, o produto particular, por ser diferenciado dos outros concorrentes, pode apresentar uma diferença de preço expressiva. O consumidor não tem acesso fácil a outros similares e os concorrentes encontram dificuldades em entrar no ramo.
Monopsônio
Monopsônio é a estrutura de mercado em que um comprador controla substancialmente o mercado em que atua, sendo o principal demandante de um determinado bem ou serviço. Com isso, esse comprador possui poder de mercado e pode influenciar no preço da mercadoria que será praticado nesse negócio em seu benefício.
No Monopsônio, os produtores de um determinado bem não têm outra opção que não vender para o único demandante existente por isso, geralmente os vendedores se encontram em uma guerra de preços para conseguir fechar negócio com o único comprador. O resultado é uma queda de preços e/ou aumento da quantidade ofertada. 
Oligopsônio
É um mercado onde existem poucos compradores que dominam o mercado para muitos vendedores. O oligopolista tem poder de mercado, devido ao fato de poderem influenciar os preços de determinado bem, variando apenas a quantidade comprada. Os seus ganhos dependem da elasticidade da oferta.
Monopólio Bilateral
O monopólio bilateral é um mercado onde coexistem o monopólio da oferta e da demanda, e onde tanto o vendedor quanto o comprador podem influenciar diretamente os preços. O monopólio bilateral é bastante comum, pois se situa principalmente em mercados que negociam bens não comuns, como é o caso da indústria de peças aeroespaciais. Geralmente ocorre quando um monopsonista, na compra de fator de produção, defronta com um monopolista na venda deste fator.

Continue navegando