Buscar

Atividade 3 - SISTEMÁTICA DE IMPORTACAO E EXPORTAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade 3 - SISTEMÁTICA DE IMPORTACAO E EXPORTAÇÃO
A escolha da modalidade de pagamento é realizada de comum acordo entre o exportador e o importador e depende, sobretudo, do nível de confiança comercial efetivo, das imposições do país importador e dos recursos disponíveis em linhas de financiamento. Nesse contexto, analisando os processos de importação e exportação e as diversas modalidades de pagamento existentes no comércio exterior, cite e explique duas modalidades de pagamento de importação e duas modalidades de pagamento de exportação.
Modalidades de pagamento na exportação e importação.
Existem quatro formas de pagamento: o pagamento antecipado, remessa simples também conhecida como direta ou cobrança sem saque, cobrança documentária ou bancária e carta de crédito. Cada uma destas modalidades possui vantagens e desvantagens e tem que ser estudado o que é mais seguro e beneficiário para a sua empresa.
Pagamento Antecipado.
O importador remete antecipadamente o valor do pagamento da transação, e somente após, o exportador providencia a exportação da mercadoria e o envio da respectiva documentação, cabendo ao exportador providenciar, obrigatoriamente, o contrato de câmbio, antes do embarque, junto a um banco, pelo qual receberá reais em troca da moeda estrangeira, cuja conversão é definida pela taxa de câmbio vigente no dia. 
Esta modalidade de pagamento coloca o importador na dependência do exportador, não sendo portanto a mais frequente. Acaba sendo muito vantajosa para o exportador, já que é o importador que assume todos os riscos
Demanda uma relação de muita confiança entra as partes, já que não há garantia de recebimento da mercadoria, com isso é recomendável que o importador assine um contrato com o exportador. 
Embora não seja procedimento muito adotado, pode ocorrer quando houver relação de confiança entre as partes envolvidas, podendo ainda ser utilizado entre matrizes e filiais, e também pela empresa importadora que procura garantir-se quanto a possíveis oscilações futuras de preço. Tão logo a mercadoria seja embarcada, o exportador deverá encaminhar ao importador os documentos originais de exportação, para que este possa desembaraçá-la (liberar a carga) no local de destino, bem como, fornecer cópias desses documentos ao banco responsável pela contratação do câmbio. 
Remessa simples, direta ou sem saque:
Nesta modalidade o vendedor envia a mercadoria e a documentação e, só depois da liberação da mercadoria no local de destino, recebe o pagamento. O importador recebe diretamente do exportador os documentos de embarque, sem o Saque; promove o desembaraço da mercadoria na alfândega e, posteriormente, providencia a remessa da quantia respectiva diretamente para o exportador.
O saque, também conhecido como cambial, letra de câmbio ou draft, é um título de crédito que pode ser endossado, e que segue padrões internacionais. Com este documento, o exportador possui o direito às divisas vinculadas à exportação, e também poder efetuar o protesto internacional e uma ação judicial contra o importador, caso o pagamento não aconteça conforme o combinado.
Sem esse saque, não há qualquer garantia real de que o exportador terá a obrigação de pagar, o que oferece elevado risco a transação comercial, uma vez que o importador possuirá todos os documentos para o desembaraço aduaneiro e assim poderá dispor da mercadoria antes de efetuar o pagamento.
É uma modalidade de alto risco para o exportador, já que em caso de inadimplência, não há nenhum título de crédito que permita uma ação judicial, entretanto caso haja confiança no importador pode ser vantajosa, por reduzir consideravelmente o tempo de tramitação dos documentos e ainda na redução ou até mesmo isenção de despesas bancárias.
Por se tratar de uma operação que não oferece qualquer garantia de recebimento para o exportador, é comum que esta operação aconteça entre empresas do mesmo grupo ou quando o importador possui larga tradição comercial com o exportador.
Cobrança Documentária: à vista ou a prazo.
A Cobrança Documentária é regida pelas Uniform Rules for Collections - Regras Uniformes para Cobranças da CCI - Câmara de Comércio Internacional. Esse conjunto de regras é também conhecido como URC 522 ou Brochura 522, sendo esta modalidade caracterizada pelo trânsito de documentos entre os bancos do exportador e importador. 
O exportador deve embarcar a mercadoria e remeter os documentos de embarque à um banco, o qual envia para o banco do importador, para que sejam apresentados para pagamento (à vista) ou para aceite e posterior pagamento (cobrança a prazo). Para que o importador possa desembaraçar a mercadoria na alfândega, ele precisa ter em mãos os documentos apresentados para a cobrança.
Os bancos intervenientes aqui são meros cobradores internacionais de uma operação de exportação, cuja transação foi fechada diretamente entre o exportador e o importador, não lhes cabendo a responsabilidade quanto ao resultado da cobrança documentária, sendo necessário para que o importador possa desembaraçar a mercadoria na alfândega, que ele tenha em mãos os documentos apresentados para cobrança. Portanto, somente após retirar os documentos do banco, pagando à vista ou aceitando (assina, manifestando concordância) a cambial para posterior pagamento, o importador estará apto a liberar a mercadoria.
Carta de crédito
A carta de crédito, conhecida também por crédito documentário, é a modalidade de pagamento mais difundida no comércio internacional, visto oferecer garantias tanto para o exportador como para o importador. 
Nesta modalidade, o importador solicita à uma instituição bancária crédito, esta por sua vez irá analisar o processo e, caso aprovado, se comprometerá a efetuar o pagamento em benefício do exportador, desde que confirmado envio da mercadoria.
É um instrumento emitido por um banco emitente, a pedido do tomador do crédito. De conformidade com instruções deste, o banco compromete-se a efetuar um pagamento a um beneficiário, contra entrega de documentos estipulados, desde que os termos e condições do crédito sejam cumpridos.
Termos e condições do crédito, se entendem como a concretização da operação de acordo com o combinado, especialmente no que diz respeito aos seguintes itens: valor do crédito, beneficiário e endereço, prazo de validade para embarque da mercadoria, prazo de validade para negociação do crédito, porto de embarque e de destino, discriminação da mercadoria, quantidades, embalagens, permissão ou não para embarques parciais e para transbordo, conhecimento de embarque, faturas, certificados, etc.
Por fim podemos dizer que a carta de crédito é uma ordem de pagamento condicionada, ou seja, o exportador só terá direito ao recebimento se atender a todas as exigências por ela convencionadas.
Fontes:
http://www.efficienza.com.br/quais-as-vantagens-de-cada-modalidade-de-pagamento/
https://www.comexblog.com.br/exportacao/as-modalidades-de-pagamento-na-exportacao/
https://enciclopediaaduaneira.com.br/modalidades-de-pagamento/
http://www.aprendendoaexportar.gov.br/index.php/negociando-com-importador/modalidades-de-pagamento

Continue navegando