Buscar

projeto artes

Prévia do material em texto

PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA NA ESCOLA
I. Justificativa
O Brasil é o país com a segunda maior população negra do mundo. Apesar disso, situações racistas ainda acontecem com certa frequência em diversas esferas da sociedade. A principal maneira de gerar avanços em pensamentos como esses, é justamente por meio da educação.
E esta não só no sentido apresentado legalmente, mas como meio de fomentar discussões, rever o que foi posto ao longo do tempo, e principalmente estimular reflexões e soluções práticas para que o fim da discriminação racial finalmente seja alcançado em nosso país.
Celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra é uma forma de levantar questões fundamentais a respeito da importância dos negros na construção da história do povo brasileiro. Para que uma mudança de pensamento aconteça, de fato, é preciso estimular o respeito pelas diferenças desde muito cedo.
Nos últimos tempos, vários estereótipos foram deixados de lado, entretanto, ainda há muito o que se fazer nesse sentido. Há muitos conceitos presentes no imaginário popular que precisam ser esclarecidos e desmistificados.
O povo africano contribuiu muito para a formação da nossa cultura, pois eles foram trazidos ao nosso país como escravos na época do “descobrimento” do Brasil. Essa contribuição foi espalhada por todo o nosso país.
Ao selecionar os materiais para esta sequência, escolhemos o livro “O cabelo de Lelê”, da autora Valéria Belém.
II. Objetivo Geral 
Conhecer e valorizar a cultura africana que originou a diversidade cultural que temos atualmente no Brasil.
III. Objetivo Específico
Conhecer um pouco sobre a cultura africana; Valorizar a cultura africana; Explorar as possibilidades de expressão criativa dos alunos; Instigar a curiosidade e a busca de conhecimentos;
IV. Metas
Envolvimento de professores, pais e alunos para uma melhor conscientização sobre o assunto, construindo assim um futuro com pessoas que cuidem e respeitem uns aos outros.
 
V. População Alvo 
Alunos de 6 anos da Educação Infantil.
VI. Equipe Responsável 
Professores da Educação Básica, Coordenadores e Diretores.
VII. Parcerias
Secretaria da Educação do Município.
VIII. Prazo
2º Semestre 2020
IX. Apoio Pedagógico e Recursos Materiais 
Coordenação da Instituição, livro, materiais (lápis de cor, tintas, cola, pincel, papel sulfite, papel cartão, entre outros.)
 
X. Ações 
Montar um mural confeccionado pelos alunos, cada aluno confeccionara a Lelê da história com as características observadas por cada um no desenvolver da história e a partir daí desenhar ou reproduzir a imagem escolhida.
XI. Culminância 
Todas as atividades desenvolvidas pelos alunos, em conjunto com os professores foram expostas no final de todas as atividades na escola, aberto a toda a comunidade.
XII. Avaliação 
A participação e envolvimento de cada aluno, no individual e coletivo.
XIII. Referências Bibliográficas
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Ed. Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. e PCNs.

Continue navegando