Buscar

Proibições do Servidor Público

Prévia do material em texto

Marque a errada:
Escolha uma:
a. Sociedades personificadas são aquelas cujos atos constitutivos (contrato social) estão inscritos no registro próprio e na forma da lei.
b. As sociedades não personificadas são aquelas que não possuem personalidade jurídica própria.
c. As sociedades não personificadas são reguladas por contrato ou acordo firmado entre seus sócios, razão pela qual o ajuste torna-se não oponível a terceiros.
d. Nas sociedades personificadas, a responsabilização dos sócios pelas dívidas contraídas pela sociedade ocorre diretamente. 
Feedback
Resposta: Letra "d"
(Módulo 3, Inciso X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário)
“As sociedades não personificadas são aquelas que não tiveram seus atos constitutivos inscritos no registro próprio, isto é, não possuem personalidade jurídica própria. (...) Regem-se pelas regras dispostas nos arts. 986 a 996 do Código Civil, e tem como principal diferença em relação às sociedades personificadas a responsabilização direta de seus sócios pelas dívidas contraídas pela sociedade.”
A resposta correta é: Nas sociedades personificadas, a responsabilização dos sócios pelas dívidas contraídas pela sociedade ocorre diretamente..
Questão 2
Correto
Atingiu 20,00 de 20,00
Marcar questão
Texto da questão
Marque se a alternativa é verdadeira ou falsa, quanto às proibições do servidor, segundo a Lei nº 8.112, de 11/12/90, Art. 117:
Participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de único proprietário, cotista ou comanditário; (Redação dada pela Lei nº 11.784, de 22/09/08) 
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
X -participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário; (Redação dada pela Lei nº 11.784, de 22/09/08) 
A resposta correta é 'Falso'.
Questão 3
Correto
Atingiu 20,00 de 20,00
Marcar questão
Texto da questão
Marque a errada:
Escolha uma:
a. Conforme o inciso X do Artigo 117 da Lei 8812, o servidor pode participar de sociedade privada, desde que como cotista, acionista ou comanditário.
b. O inciso X do Artigo 117 da Lei 8812 explicita a vedação de participar em sociedade privada, pois isso poderia comprometer a dedicação.
c. O inciso X do Artigo 117 da Lei 8812 explicita a vedação de participar em sociedade privada, pois isso poderia representar conflitos de interesse o patrimônio público e o patrimônio particular dos servidores.
d. O inciso X do Artigo 117 da Lei 8812 determina que o servidor não pode participar de gerência ou administração de sociedade privada, caso ela seja personificada; já a não personificada fica fora dessa proibição. 
Feedback
Resposta: Letra "d"
(Módulo 3, Inciso X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário) “ Lei 8112. (...) Art. 117. Ao servidor é proibido: (...) Inciso X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário.”
A resposta correta é: O inciso X do Artigo 117 da Lei 8812 determina que o servidor não pode participar de gerência ou administração de sociedade privada, caso ela seja personificada; já a não personificada fica fora dessa proibição..
Questão 4
Parcialmente correto
Atingiu 15,00 de 20,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue as frases como verdadeiras(V) ou falsas(F)
	O inciso V do artigo 117 da Lei 8812 (proibição de apreço ou desapreço) refere-se à perturbação do ambiente de trabalho.
	Resposta 1Escolher...VerdadeiroFalso
	Configura manifestação de desapreço, a desfavor do representado, o fato do representante coletar assinatura de outros servidores com o intuito de reforçar a notícia de fatos supostamente irregulares consubstanciados em representação.
	Resposta 2Escolher...VerdadeiroFalso
	O inciso VI do artigo 117 da Lei 8112 informa que é ilícito a transferência do desempenho de atribuições do cargo a um subordinado, pois o cargo é intransferível.
	Resposta 3Escolher...VerdadeiroFalso
	O inciso VII do artigo 117 da Lei 8112 (não coagir para que haja filiação) refere-se exclusivamente a servidores que exercem cargo de chefia.
	Resposta 4Escolher...VerdadeiroFalso
Feedback
Resposta: Letras "a" e "d"
Item b:(Módulo 3, Inciso V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição)
“Não configura manifestação de desapreço, a desfavor do representado, o fato de o representante coletar assinatura de outros servidores com o intuito de reforçar a notícia de fatos supostamente irregulares consubstanciados em representação.”
Item c:
(Módulo 3, Inciso VI - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição)
O inciso refere-se a terceiros: “Inciso VI - Cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado”
A resposta correta é: O inciso V do artigo 117 da Lei 8812 (proibição de apreço ou desapreço) refere-se à perturbação do ambiente de trabalho. → Verdadeiro, Configura manifestação de desapreço, a desfavor do representado, o fato do representante coletar assinatura de outros servidores com o intuito de reforçar a notícia de fatos supostamente irregulares consubstanciados em representação. → Falso, O inciso VI do artigo 117 da Lei 8112 informa que é ilícito a transferência do desempenho de atribuições do cargo a um subordinado, pois o cargo é intransferível. → Falso, O inciso VII do artigo 117 da Lei 8112 (não coagir para que haja filiação) refere-se exclusivamente a servidores que exercem cargo de chefia. → Verdadeiro.
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 20,00
Marcar questão
Texto da questão
Marque a errada:
Escolha uma:
a. A proibição contida no inciso VIII, do art. 117, da Lei nº 8.112/90, alcança ocupantes de cargos efetivos e em comissão, além de funções de confiança.
b. O inciso VIII do artigo 117 da Lei 8112 estabelece como vínculo familiar: cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil.
c. O inciso VIII do artigo 117 da Lei 8112 limita a proibição aos casos de relações de parentesco entre chefe imediato e subordinado. 
d. O inciso VIII do artigo 117 da Lei 8112 não limita a subordinação caso haja um nível hierárquico intermediário entre os servidores com vínculos familiares, de forma que um não seja o chefe imediato do outro.
Feedback
Resposta: Letras "a"
(Módulo 3, Inciso VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil)
“Interpretando-se o disposto no art. 4º do referido decreto, infere-se que a proibição contida no inciso VIII, do art. 117, da Lei nº 8.112/90, alcança somente os ocupantes de cargos em comissão e funções de confiança, sendo legalmente aceitável a subordinação de familiar ou parente, desde que este ocupe cargo de provimento efetivo.
Vale ressaltar, ainda, que a redação do dispositivo limita a proibição aos casos de relações de parentesco entre chefe imediato e subordinado, não se aplicando quando há um chefe intermediário entre os servidores que sejam parentes, nem entre colegas do mesmo nível hierárquico.”
A resposta correta é: A proibição contida no inciso VIII, do art. 117, da Lei nº 8.112/90, alcança ocupantes de cargos efetivos e em comissão, além de funções de confiança..

Continue navegando