Buscar

ECLIPSE DA SOBERANIA

Prévia do material em texto

Mariana Cristina de Oliveira Morais
RA: 102190047 – 2ADM
Identifique no Dicionário de Política o verbete Soberania (pag. 1179) e o subitem O ECLIPSE DA SOBERANIA e discorra sobre “a crise do conceito de Soberania e suas implicações”.
A realidade da sociedade democrática está cada vez mais pluralista e diferentes Estados estão cada vez se unindo mais em relação ao aspecto jurídico, econômico, político e ideológico. E com isso está desaparecendo a plenitude do poder estatal. 
O envolvimento internacional começou a desgastar os poderes tradicionais dos Estados soberanos, mas o golpe maior veio com a possibilidade de conseguir que Cortes de Justiça ditem a maneira pela qual o direito "supranacional" deve ser aplicado, sendo alterado o poder de impor taxas alfandegária e a limitação do poder de emitir moeda. As alianças militares também tiram do Estado parte de suas forças armadas ou determinam uma "soberania limitada" das potências menores com relação à potência maiores. E a abertura do mercado mundial possibilitou a formação de empresas multinacionais que possuem poder de certa forma indiretamente, pois por serem poderosas não possuem “superiores” perante elas. A influencia da mídia faz com que hoje muitas vezes o governo seda por pressão, mesmo que não querendo, dando a sensação, mas na verdade sendo algo ilusório de que pequenas possam fazer guerra. 
Após o estado absolutista e a chegada da democracia começou uma competição entre os partidos e com isso o conflito eleitoral, ocorrendo de diferentes maneiras, desde assuntos simples, como guerras cíveis. Sendo ultrapassado fronteiras ideológicas em todo mundo e com a industrialização empresas e sindicatos estão cada vez mais poderosas e suas escolhas afetam cada vez mais toda sociedade, dando também a ilusão de poder para empresas pública em relação aos gastos e na emissão de moedas. Concluindo então com a plenitude do poder estatal está em declínio. É preciso buscar racionalização entre o direito e poder da sociedade política e disciplinar juridicamente as novas formas de poder, as novas "autoridades" que estão surgindo.

Continue navegando