Buscar

Museu da Imigração do Estado de São Paulo

Prévia do material em texto

Museu da Imigração do Estado de São Paulo
Museu
O Museu da Imigração do Estado de São Paulo é uma instituição pública vinculada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Está localizado na sede da extinta Hospedaria dos Imigrantes, na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no tradicional bairro da Mooca, na cidade de São Paulo.
Exposição Migrar
Migrar: Experiencias, memorias e identidade
Em visita a exposição Migrar, saiamos de lá com algo mais do que um bloquinho cheio de anotações e momentos históricos, mas com uma experiência sobre o que é ser um imigrante!
Tudo que estava no museu nos chamou muito a atenção, a todo o momento a exposição ressalta o papel da imigração na construção da cultura e da identidade paulista com fotos, vídeos, áudios e reproduções dos originais de cartas escritas por homens e mulheres que passaram pelo local.
A experiencia de ver os bairros onde esses imigrantes criaram raízes e ali permaneceram formando família e construindo o comércio local dos bairros do Brás, Mooca, Bom Retiro e Santo Amaro, mostrada através de imagens e fotografias que nos contam muito sobre traços arquitetônicos vistos até hoje nestes bairros.
Podemos ver uma geração onde as pessoas se comunicavam através de cartas que estavam expostas dentro de gavetas, cada gaveta que abríamos encontrávamos uma história diferente, a curiosidade e emoção nos tomava a cada carta lida, cada vez mais curiosos e com uma sede de informação não podemos deixar de nós emocionar com algumas histórias que ali dentro estavam, momento mais incrível da nossa visita!
O jardim a frente do museu nos convida a sentar embaixo de uma arvore e ali observar a imponência da antiga hospedaria. Observamos a configuração atual da fachada que possui elementos de linguagem clássica conferindo ao edifício um aspecto de erudição, principalmente em seus elementos decorativos como arcos, molduras das janelas e frisos.
E uma visita a maquete da hospedaria nos faz viajar até a década de 1930, com tijolos aparentes, varandas vazadas e estruturas de madeira, maquete muito bem feita que nos deixou boquiabertos. 
Condições
A experiencia foi muito boa, nos emocionamos, podemos ver como era a vida dos imigrantes que na cidade chegavam, porem alguns objetos expostos em vitrines não estavam nítidos aos olhos pois o reflexo e a baixa iluminação atrapalharam um pouco.
Nome e RA
Flávia Regina Rossetti R.A 20222 
Marcio de Souza Moura R.A 17179
Marcelo Barbosa R.A13805
Marcelo dos Anjos R.A 16377
Viviane de Oliveira Novaes Lima R.A 17022

Continue navegando

Outros materiais