Buscar

Avaliação final (discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	O término do contrato de trabalho não é o que se espera de uma relação de emprego, contudo, muitas vezes é inevitável. Com esse rompimento, surgem direitos e obrigações para ambas as partes, e pode se dar por vontade do empregado ou do empregador. Por parte do empregado, podemos citar a rescisão indireta, e, por parte do empregador, a justa causa. Disserte sobre essas duas formas de rescisão contratual.
	Resposta Esperada:
A rescisão indireta é a forma que o empregado possui de pôr fim ao contrato de trabalho por uma falha cometida pelo empregador. Podemos dizer que o empregado "demite o empregador". Só pode ser requisitada através do Judiciário.
Já o empregador pode demitir o empregado por justa causa, desde que esse tenha cometido alguma falta grave prevista na CLT, como abandono de emprego, por exemplo.
	2.
	Juca precisou afastar-se de seu emprego para cumprir o serviço militar obrigatório. Contudo, está muito receoso, haja vista ter ouvido falar que será demitido por conta desse afastamento, pois a empresa deixou de depositar seu salário. Feitas essas considerações, responda às seguintes questões: pode Juca ser demitido da empresa durante o período de cumprimento do serviço militar? O que ele deverá fazer caso queira retornar ao antigo cargo exercido na empresa, após a baixa do serviço militar?
	Resposta Esperada:
Não pode a empresa demitir Juca durante o cumprimento do serviço militar obrigatório. Para que Juca possa retornar ao antigo cargo exercido, deverá notificar o empregador desse intento, através do envio de telegrama ou carta registrada.

Outros materiais