A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Atividade 2 - Laboratório de Gestão Sistema Contabil

Pré-visualização | Página 1 de 3

Atividade 2 – Laboratório de Gestão: Sistema Contabil
Revisar envio do teste: ATIVIDADE 2 (A2)
 
	Usuário
	VANESSA SOUZA DOS SANTOS
	Curso
	GRA1396 LABORATÓRIO DE GESTÃO: SISTEMAS DE CONTABILIDADE CICN201JB1 - 202010.ead-5293.01
	Teste
	ATIVIDADE 2 (A2)
	Iniciado
	17/06/20 09:56
	Enviado
	17/06/20 10:28
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	10 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	31 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Demonstrativo de Fluxo de Caixa - DFC é uma ferramenta essencial para uma boa análise da viabilidade financeira de uma companhia. O principal objetivo do demonstrativo de fluxo de caixa é apresentar as entradas e saídas de caixa de uma empresa em determinado período. Estes fluxos de caixa podem ser divididos em atividades operacionais, de investimentos e de financiamento.
 
Fonte: WAINBERG, R. Demonstrativo de fluxo de caixa: entenda como analisar a DFC. Suno Research, 2018. Disponível em: <https://www.sunoresearch.com.br/artigos/demonstrativo-fluxo-de-caixa/>. Acesso em: 9 ago. 2019.
 
De acordo com o pronunciamento do Comitê de Pronunciamento Contábil - CPC, a estrutura do DFC é composta por atividades. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir e verifique quais fazem parte da estrutura do DFC.
 
I   -  Atividades operacionais;
II  -  Atividades de investimento;
III -  Atividades de financiamento;
IV - Atividades de operações.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. As afirmativas I, II e III encontram fundamento, pois, de acordo com CFC, as três atividades descritas fazem parte da estrutura do Demonstrativo de Fluxo de Caixa - DFC. Atividades operacionais: referem-se à atividade principal da empresa que gera recursos para a empresa. Esse grupo de atividades reúne dados do DRE e do Balanço Patrimonial. Atividades de investimento são caracterizadas como as sobras de caixa que são aplicadas para obter benefícios futuros. Atividades de financiamento são atividades em que a empresa toma emprestado recursos para suprir o caixa, aumentos de capital, dentre outras. Dentre as contas do balanço patrimonial que compõem essas atividades estão o financiamento e empréstimo, ambas do grupo passivo circulante, exigível a longo prazo, e as do patrimônio líquido.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	A estruturação de demonstrações contábeis está instituída no Comitê de Pronunciamentos Contábeis, que prevê, em sua base, a apresentação das demonstrações contábeis por meio de requisitos gerais, diretrizes para a sua estrutura e os requisitos mínimos para seu conteúdo.
 
De acordo com o exposto, sabe-se que existem vários tipos de demonstrações contábeis. Sendo assim, analise as assertivas a seguir e identifique qual(is) são os tipos de demonstrações contábeis.
 
I   -  Balanço patrimonial ao final do período;
II  -  Demonstração do resultado do período;
III -  Demonstração do resultado abrangente do período;
IV -  Demonstração das mutações do patrimônio líquido do período.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. As assertivas encontram respaldo, pois todas são consideradas demonstrações contábeis. Tais demonstrações são extraídas por meio de informações e dados da contabilidade.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Patrimônio Líquido (PL) é uma subcategoria do passivo total da organização e localiza-se logo abaixo do passivo não circulante. É a mensuração dos recursos próprios da empresa, representando uma obrigação perante acionistas e, por isso, não é exigível.
 
Fonte: TUDO que você precisa saber sobre patrimônio líquido. Investor, 2019. Disponível em: <https://investorcp.com/gestao-empresarial/patrimonio-liquido/>. Acesso em: 9 ago. 2019.
 
Dentro do Patrimônio Líquido, há contas que formam sua estrutura. Tais contas podem sofrer variações por inúmeros motivos. Analise, a seguir, as alternativas e identifique quais são os motivos das variações do PL.
 
I   -  Acréscimo pelo lucro ou redução pelo prejuízo líquido do exercício;
II  -  Redução por dividendos;
III -  Aumento de capital com utilização de lucros e reservas;
IV -  Acréscimo por doações e subvenções para investimentos recebidos.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa que apresenta, como corretas, em seu cerne, as assertivas I, II e IV, sendo que I retrata o acréscimo pelo lucro ou redução pelo prejuízo líquido do exercício, a afirmativa II  indica a  redução por dividendos e a afirmativa IV apresenta o acréscimo por doações e subvenções para investimentos recebidos. As afirmativas em questão influenciam diretamente o resultado do Patrimônio Líquido, uma vez que suas oscilações impactam diretamente os ativos e passivos do Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE), evidenciando, assim, a movimentação de todas as contas do do Patrimônio Líquido durante o exercício social, inclusive a formação e utilização das reservas não derivadas do lucro.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
 
 _____________________ contém informação adicional em relação à apresentada nas demonstrações contábeis. Etas oferecem descrições narrativas ou segregações e aberturas de itens divulgados nestas demonstrações e informações acerca de itens que não se enquadram nos critérios de reconhecimento nas demonstrações contábeis. Portanto, são necessárias e úteis para um melhor entendimento e análise das demonstrações contábeis, ou seja, aplicáveis em todos os casos que forem pertinentes.
 
Fonte: CUSTOS diretos e indiretos - apuração. Portal de Contabilidade. Disponível em: < http://www.portaldecontabilidade.com.br>. Acesso em: 09 Ago. 2019.
 
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Notas explicativas.
	Resposta Correta:
	 
Notas explicativas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa correta encontra respaldo, pois, segundo o Comitê de Pronunciamento Contábil, as notas explicativas servem justamente para informar, de forma complementar, as demonstrações contábeis, ou seja, seriam dados/situações explicados em forma de esclarecimentos.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Trata-se de uma demonstração contábil obrigatória, desde a promulgação da Lei 11.638/07, que mostra as entradas e saídas de dinheiro da conta caixa para empresas com patrimônio líquido superior a dois milhões ou empresas de capital aberto. É um relatório estratégico para a tomada de decisões.
 
Fonte: BRASIL. Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007. Altera e revoga dispositivos da Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e da Lei no 6.385, de 7 de dezembro de 1976, e estende às sociedades de grande porte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras. Diário Oficial da União, Brasília, DF, dez. 2007. Disponivel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11638.htm>. Acesso em: 10 ago. 2019.
 
Considerando o exposto, analise as alternativas a seguir e identifique qual demonstração contábil o texto exposto retrata.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Demonstração de Fluxo de Caixa.
	Resposta Correta:
	 
Demonstração de Fluxo de Caixa.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa encontra respaldo, pois, na Demonstração do Fluxo de Caixa, é uma ferramenta importante de tomada de decisões, uma vez que este tipo de demonstração busca avaliar a capacidade de gerar caixa da empresa, indicando, assim, quais foram as saídas e entradas de dinheiro no caixa durante o período e o resultado desse fluxo.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	O contabilista precisa adotar uma conduta profissional que

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.