Buscar

Conhecimentos sobre Dengue, Hipertensão Arterial, Distúrbios Ácido-Base e Puerpério

Prévia do material em texto

Prova do supervisionado
O Dengue é uma doença infecciosa, onde o paciente apresenta febre aguda que pode evoluir de forma benigna ou grave. Analise as afirmativas abaixo:
I – Arbovírus do gênero Flavivirus, pertencente a família Flaviviridae.
II – Possui 4 sorotipos DENV1, DENV2, DENV3, DENV4.
III – Os vetores são os mosquitos do gênero Aedes.
IV – O paciente pode evoluir para instabilidade hemodinâmica, com hipotensão arterial, taquisfigmia e choque.
V – Seu período de incubação é de no máximo 7 dias.
Está INCORRETA:
Escolha uma:
a. I, apenas.
b.  II, apenas
c. III, apenas.
d. IV, apenas
e.  V, apenas.
A hipertensão arterial é definida como pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mmhg e uma pressão arterial diastólica maior ou igual a 90 mmhg, em indivíduos que não estão fazendo uso de medicação anti-hipertensiva. A maioria dos pacientes no início da doença não possui sintomas, o organismo se adapta aos níveis pressóricos, com o passar do tempo, o paciente começa a desenvolver sinais e sintomas revelando lesões vasculares. O tratamento envolve medidas não farmacológicas como, mudanças de estilo de vida, redução de sal, consumo de alimentos saudáveis, redução de peso se necessário, prática de atividade física, abandono do tabagismo e do álcool. O tratamento farmacológico deverá ser realizado de acordo com avaliação do nível pressórico e das comorbidades, Com relação ao tratamento medicamentoso analise as afirmativas a seguir:
 
a)   O mecanismo de ação dos Antagonistas dos canais de cálcio é fundamentalmente dependente da inibição da enzima conversora, bloqueando, assim, a transformação da angiotensina I em II no sangue e nos tecidos.
b)   Qualquer grupo de medicamentos, com exceção dos vasodilatadores de ação direta, pode ser apropriado para o controle da pressão arterial em monoterapia inicial.
c)   O mecanismo anti-hipertensivo dos diuréticos está relacionado, numa primeira fase, à depleção de volume e, a seguir, ao aumento da resistência vascular periférica decorrente de mecanismo isolado.
d)   Os diuréticos poupadores de potássio apresentam elevada potência diurética quando isolados, o uso dessa classe de medicamentos em pacientes com redução de função renal pode acarretar hipopotassemia.
e)   O mecanismo anti-hipertensivo dos betabloqueadores é complexo, envolve diminuição do débito cardíaco (ação inicial), redução da secreção de renina, readaptação dos barorreceptores e diminuição das catecolaminas nas sinapses nervosas.
 
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.  A e C, estão corretas;
b.  A, C e D, estão corretas;
c. B e C; estão corretas;
d. B e E, estão corretas;
e.  A, B, D e E, estão corretas.
Paciente de 33, chega na UTI proveniente do Box de Emergência em estado de coma, apenas respondendo aos estímulos físicos na avaliação neurológica. No momento da admissão sua respiração é superficial e bradipneica. Paciente com histórico de depressão em uso contínuo de ansiolítico. Realizado coleta de exames do protocolo, gasometria arterial: pH= 7,28; PaCO2= 75mmHg; HCO3: = 24 mEq/l; BE= -1,0. Com base nesse quadro analise as alternativas.
A) Como o pH está menor que 7,35 trata-se de uma acidose. A PaCO2 maior que 45 mmHg mostra que existe um importante componente respiratório. O HCO3 normal mostra que não há compensação metabólica. Portanto o distúrbio ácido-básico é acidose mista.
B) Como o pH está menor que 7,35 trata-se de uma alcalose. A PaCO2 maior que 45 mmHg mostra que existe um importante componente respiratório. O HCO3 normal mostra que há tentativa de compensação respiratória. Portanto o distúrbio ácido-básico é acidose metabólica aguda.
C) A causa provável, em função da história, é a estimulação excessiva do centro respiratório por excesso de tranquilizantes.
D) Neste caso o tratamento inicial é o suporte da vida: estabelecer vias aéreas permeáveis através de intubação traqueal e normalizar a ventilação alveolar com uso de ventilação mecânica.
E) O mecanismo do distúrbio nesta paciente é pelo mecanismo de hipoventilação causada pelos tranquilizantes, resultando na diminuição da eliminação de CO2 pela redução da ventilação alveolar e insuficiência respiratória aguda. 
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A e C estão corretas
b.  A, C e D estão corretas
c. D e E estão corretas
d. A, C, D e E estão corretas
e. C e E estão corretas
O puerpério consiste no período do ciclo Gravídico-Puerperal em que as modificações locais e sistêmicas decorrentes da gravidez e do parto retornam a situação do estado pré- gravídico. Sobre este período, analise as alternativas abaixo.
I. As contrações uterinas no puerpério são mais intensas e de menor frequência.
II. A amamentação é um fator que interfere na regressão uterina que acontece mais lentamente.
III. O aspecto dos lóquios são sanguinolentos até aproximadamente o 10º dia e após se torna seroso.
IV. A deambulação precoce é importante para evitar fenômenos tromboembólicos devido ao aumento das plaquetas e fatores de coagulação no período do pós-parto.
V. Normalmente, a temperatura pode se elevar por dois dias do pós-parto ultrapassando os 38ºC sem ser um indicativo de infecção puerperal.
Estão corretas, apenas:
Escolha uma:
a. I e II.
b. II, III e IV
c. I, III e IV
d. III,  IV e V.
e. Todas estão corretas.
Identificar a situação de violência é necessário para garantir o encaminhamento adequado, de modo a ajudar a romper o ciclo de violência. A violência doméstica e familiar pode se manifestar de diferentes formas. Sobre o tema, analise as situações abaixo.
I.  Violência física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal;
II. Violência sexual, entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força
II. A vigilância constante, inclusive de aparelho celular e computador de uso pessoal, configura um padrão de ciúmes normal em relacionamentos;
III. A subtração de bens, valores e recursos financeiros da mulher é conduta entendida como violência patrimonial;
IV. A violência moral compreende qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.
Está correto somente o que se afirmar em:
Escolha uma:
a.  I e III.
b.  I, II e II.
c. I, II, III e VI.
d.  I, II e IV;
e.  II, III e IV.
Os distúrbios hipertensivos persistem como maior causa de mortes maternas no Brasil. A forma mais grave e que é responsável por um número significativo de óbitos é a eclampsia. Com base no diagnóstico de eclâmpsia, as medicações que devem ser utilizadas para cessar a crise convulsiva e diminuir a pressão arterial na emergência hipertensiva são, respectivamente:
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.  Sulfato de Magnésio e Metildopa.
b.  Diazepam e Metildopa.
c.  Sulfato de Magnésio e Hidralazina
d. Hidantal e Hidralazina.
e. Diazepam e Hidralazina.
Na ausculta cardíaca, o enfermeiro deve avaliar presença de sopros, frequência e ritmo das contrações, mas para isso é necessário que se conheçam os focos de acordo com os pontos identificados na anatomia humana. 
I.            Aórtico                     A.   2° Espaço intercostal na linha external esquerda.
II.            Tricúspide               B.  5° espaço intercostal esquerdo na linha hemiclavicular.
III.            Pulmonar                C. 2° Espaço intercostal direito próxima à linha external.
IV.            Mitral                      D.  Apêndice xifoide ao lado esquerdo.
Marque a alternativa que correlaciona às colunas.
Escolha uma:
a.  I-C, II-A, III-B, IV-D.
b.  I-B, II-A, III-D, IV-C.
c. I-A, II-D, III-B, IV-C.
d.  I-C, II-D, III-A, IV-B.
e. I-A, II-C, III-B, IV-D.
A sala de vacina em uma Unidade Básica de Saúde é de responsabilidade da equipe de enfermagem. Portanto, deverão atender as condições preconizadas de conservação dos imunobiológicos. Para isso é necessária a utilização de alguns insumos na cadeia de frio, como bobinas reutilizáveis e caixas térmicas.
1. As bobinas reutilizáveis são indicadaspara manter a temperatura no interior da caixa térmica, que contém gelo e pode ser reutilizada.
PORTANTO
2. Deve-se retirá-la do freezer e deixar sair o “vapor” de sua superfície, enquanto coloca-se o termômetro de cabo extensor sob uma das superfícies para controle de temperatura. Assim que confirmada a temperatura (+9°C aproximadamente), deve-se colocá-las no interior da caixa. Depois, é preciso mensurar a temperatura interna até chegar na marcação esperada e adequada para, então, colocar as vacinas em seu interior.
Analise as asserções do texto base e em seguida assinale a alternativa correspondente:
Escolha uma:
a. Alternativas 1 e 2 são verdadeiras, mas não se complementam.
b. Alternativas 1 e 2 são falsas, mas se complementam.
c. Alternativas 1 e 2 são verdadeiras e se complementam
d. Alternativas 1 e 2 são verdadeiras e se complementam
e.
Alternativa 1 é verdadeira e a 2 é falsa.
A Manobra de Leopold consiste em um método palpatório do abdome da gestante seguido de 4 passos. De acordo com essa técnica, assinale a alternativa que corresponde os passos na ordem sequencial correta para a realização.
1.      Deslize as mãos do fundo uterino até o polo inferior do útero, procurando sentir o dorso e as pequenas partes do feto.
2.      Delimite o fundo do útero com a borda cubital de ambas as mãos e reconheça a parte fetal que o ocupa.
3.      Determine a situação fetal, colocando as mãos sobre as fossas ilíacas, deslizando-as em direção à escava pélvica e abarcando o polo fetal, que se apresenta. As situações que podem ser encontradas são: longitudinal (apresentação cefálica e pélvica), transversa (apresentação córmica) e oblíquas.
4.      Explore a mobilidade do polo que se apresenta no estreito superior pélvico.
Assinale a alternativa CORRETA.
Escolha uma:
a.     1  2 3  4.
b. 4  2 3  1.
c.  4 3 2  1.
d.  2 1 4  3.
e.   2 3  4  1.
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é um importante problema de saúde pública, onde as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte em adultos. Entre os portadores de HAS prevalecem os hipertensos leves (85%), para os quais a identificação do problema e o manejo dos fatores de risco modificáveis pode significar a regressão das cifras tensionais em níveis normais, com redução das consequências nocivas. (PICCINI, VICTORA 1994). Os níveis pressóricos conforme o estágio são.
Marque a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Estágio 1 (leve), sistólica: 140 a 159 mmHg e diastólica de 90 a 99 mmHg. / Estágio 2 (moderada), sistólica: 160 a 179 mmHg e diastólica de 100 a 109 mmHg. /Estágio 3 (grave), sistólica: 180 mmHg ou mais e diastólica de 110 mmHg ou mais.
b. Estágio 1 (leve), sistólica: 140 a 149 mmHg e diastólica de 80 a 89 mmHg. / Estágio 2 (moderada), sistólica: 150 a 169 mmHg e diastólica de 100 a 109 mmHg. / Estágio 3 (grave), sistólica: 180 mmHg ou mais e diastólica de 110 mmHg ou mais.
c. Estágio 1 (leve), sistólica: 140 a 159 mmHg e diastólica de 90 a 99 mmHg. / Estágio 2 (moderada), sistólica: 160 a 179 mmHg e diastólica de 100 a 109 mmHg. / Estágio 3 (grave), sistólica: 180 ou mais e diastólica de 110 ou mais.
d. Estágio 1 (leve), sistólica: 140 a 159 mmHg e diastólica de 90 a 99 mmHg. / Estágio 2 (moderada), sistólica: 160 a 179 mmHg e diastólica de 100 a 119 mmHg. / Estágio 3 (grave), sistólica: 180 mmHg ou mais e diastólica de 120 mmHg ou mais.
e. Estágio 1 (leve), sistólica: 139 a 149 mmHg e diastólica de 89 a 99mmHg. / Estágio 2 (moderada), sistólica: 160 a 179 mmHg e diastólica de 110 a 119mmHg. / Estágio 3 (grave), sistólica: 190 mmHg ou mais e diastólica de 120 mmHg ou mais.
Atualmente, já e possível, por intermédio das vacinas, alcançar a prevenção e a diminuição significativa de ocorrência de doenças que, até pouco tempo, causavam adoecimento e morte de muitas pessoas. A administração da vacina pentavalente é muito importante para prevenção da saúde da criança. Assinale a alternativa que correspondente  a  via de administração, dose, doenças as quais idade que vacina pentavalente protege. 
A alternativa CORRETA é:
Escolha uma:
a. A vacina é administrada pela via subcutânea; dose de 0,5ml; protege contra o tétano, difteria, coqueluche, doenças causadas pelo Haemophilus influenzae b e hepatite B; iniciada aos 3 meses de vida.
b. A vacina é administrada pela via intramuscular; dose de 0,5ml; protege contra o tétano, difteria, coqueluche, doenças causadas pelo Haemophilus influenzae b e hepatite B; iniciada aos 2 meses de vida
c. A vacina é administrada pela via intramuscular; dose de 1,0ml; protege contra o tétano, meningite, doenças causadas pelo Haemophilus influenzae b, hepatite B e sarampo; iniciada aos 2 meses de vida.
d. A vacina é administrada pela via oral; dose de 0,5ml; protege contra o tétano, difteria, coqueluche, doenças causadas pelo Haemophilus influenzae b e hepatite B; iniciada aos 2 meses de vida.
e. A vacina é administrada pela via intramuscular; dose de 0,5ml; protege contra o sarampo, caxumba, rubéola, difteria, coqueluche; iniciada aos 2 meses de vida.
 A insuficiência cardíaca (ICC) constitui hoje o principal problema cardiovascular de saúde pública, sua incidência está aumentando em decorrência da redução da mortalidade por doença arterial coronária e do envelhecimento da população.  Pode-se dizer que é uma síndrome clínica caracterizada pela incapacidade do coração de atuar adequadamente como bomba, quer seja por déficit de contração e/ou de relaxamento, comprometendo o funcionamento do organismo, e quando não tratada adequadamente, reduz a qualidade de vida e a sobrevida do paciente. Acerca dessa doença analise as afirmativas.
a.  Um dos cuidados de enfermagem ao paciente com ICC é posicionar o paciente em Trendlemburg para facilitar o refluxo de líquido pulmonar, facilitar a respiração e aliviar a congestão pulmonar. 
b. Para um paciente que faz uso de captopril, digoxina, amiodarona e furosemida, posso dizer que a ação esperada por cada fármaco nessa sequência, seria: efeito inotrópico, aumentando a força de contração; Prolongar o intervalo QRS no electrocardiograma; diminui a resistência vascular periférica; eleva a excreção de urina e sódio pelo organismo.
c.    É correto afirmar que o edema pulmonar e a hipoxemia, secundários ao desequilíbrio da relação ventilação-perfusão ocasionado pela doença, acarretam prejuízos tanto na oxigenação quanto na eliminação do dióxido de carbono através da membrana alvéolo-capilar.
d.    No mecanismo da ICC a esquerda ocorre: aumento da pressão no ventrículo esquerdo, diminuição do fluxo de sangue do átrio esquerdo, aumento da pressão no átrio esquerdo, diminuição do fluxo de sangue dos vasos pulmonares, aumento na circulação pulmonar com extravasamento de líquido e comprometimento das trocas gasosas;
e.    O aumento das pressões de enchimento do ventrículo e do átrio direito promove aparecimento dos sinais de congestão sistêmica, tais como distensão venosa jugular, hepatomegalia, ascite e edema de membros inferiores.
 
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. B, C e D, ESTÃO CORRETAS;
b.  A e E, ESTÃO CORRETAS
c. A, C e E, ESTÃO CORRETAS;
d. A, APENAS ESTÁ CORRETA;
e. C, D e E, ESTÃO CORRETAS;
O edema agudo de pulmão (EAP) é uma síndrome clínica em que ocorre acúmulo de fluido nos espaços alveolares e intersticiais dos pulmões, podendo ser decorrente de causas diversas. O resultado do processo é caracterizado por hipoxemia, aumento no esforço respiratório, redução da complacência pulmonar e redução da relação ventilação perfusão. Com relação ao EAP, analise as afirmativas.
a)   Para garantirmos uma melhor troca gasosa, a conduta terapêutica recomendada relacionada à oxigenoterapia seria manter o paciente em ar ambiente. 
b)   É um achado que, na maioria das vezes está relacionado, a causas pulmonares, e em nosso meio é mais prevalente o acometimento brônquico a direita.
c)    O diagnóstico do EAP é clínico e sua gravidade depende da quantidade de líquido acumulado nos pulmões, em situação extrema ocorre a saída de líquido espumoso róseo pelaboca e pelo nariz, com tendência ao agravamento rápido e letal em caso de retardo da terapêutica adequada.
d)   A furosemida IV é o diurético de escolha no EAP, cuja dose deve ser individualizada de acordo com as condições clínicas do paciente. Seu efeito inicial é de redução aguda e substancial da pré-carga.
e)   Doença isquêmica do coração, disfunção das válvulas e do músculo cardíaco, relacionado a hipertensão, diabetes, alcoolismo crônico, infecções virais, cardiotoxicidade por medicamentos, são os grupos de doenças que aumentam o risco para o desenvolvimento do EAP não cardiogênico.
Escolha uma:
a. A e E, ESTÃO CORRETAS;
b.  B, D e E, ESTÃO CORRETAS;
c.  B e C, ESTÃO CORRETAS;
d.  C e D, ESTÃO CORRETAS;
e. A, B e D, ESTÃO CORRETAS:
O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), é um processo de morte do tecido (necrose) de parte do músculo cardíaco por falta de oxigênio, devido à obstrução da artéria coronária. A obstrução ocorre em geral, pela formação de um coágulo sobre uma área previamente comprometida por aterosclerose (placa de gordura), causando estreitamentos dos vasos sanguíneos do coração. O IAM é resultante da ruptura ou erosão dessa placa aterosclerótica, desencadeando um processo em cascata, o qual reduz de forma crítica o fluxo sanguíneo na artéria coronária.Com relação ao IAM analise as afirmativas a seguir.
A)   Os marcadores de necrose miocárdica (troponina e CKMB) mantem-se em níveis baixos e não têm papel importante no diagnóstico e prognóstico da síndrome coronariana aguda.
B)    A Reperfusão química da coronária ocorre através da infusão endovenosa de trombolítico, os mais utilizados são a estreptoquinase e a alteplase (rt-PA), essa última mais utilizada em nosso meio, devendo ser infundida no paciente em até 3 horas do início dos sintomas.
C)    Uma das principais complicações do IAM é o choque cardiogênico, no qual a síndrome é provocada pela presença de toxinas bacterianas na circulação e se caracteriza por hipoperfusão tecidual, levando à hipóxia, à acidose e à disfunção orgânica.
D)   O eletrocardiograma é um exame complementar muito utilizado na cardiologia para avaliarmos a função do coração, está correto afirmar que a onda P caracteriza a repolarização ventricular.
E)   Os achados mais frequentes no ECG são a inversão de onda T maior ou igual a 1mm, infradesnivelamento do segmento ST maior a 1 mm, supradesnivelamento do segmento ST maior que 1 mm e bloqueio de ramo esquerdo completo.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.  A, B e D, estão corretas;
b. A e D, estão corretas;
c. A, B, C e E, estão corretas;
d. A, apenas está correta;
e.  E, apenas está correta.
 A úlcera péptica era, até recentemente, considerada uma doença de etiologia desconhecida, de evolução em geral crônica, com surtos de ativação e períodos de acalmia, resultantes de perda circunscrita de tecido em regiões do trato digestivo capazes de entrar em contato com a secreção cloridropéptica do estômago. Com relação a essa condição analise as afirmativas a seguir. 
a)   Um fator discriminante importante na úlcera péptica é a ocorrência de dor noturna, acordando o paciente à noite, entre meia-noite e 3 horas da manhã.
b)   A infecção primária no sistema urinário pelo Helicobacter pylori (HP) é hoje responsável por mais de 95% dos casos de úlcera duodenal e 80% dos portadores de úlcera gástrica.
c)    Quando não tratada, as complicações podem ocorrer em até 30% dos pacientes e incluem a hemorragia digestiva alta manifestada por melena, hematêmese ou por perda de sangue oculto nas fezes, a perfuração a obstrução piloro-duodenal.
d)   A confirmação diagnóstica é realizada por meio de um exame chamado de colonoscopiaque, além de mais sensível que a radiologia, permite a retirada de material para biópsia.
e)   Os antinflamatórios não-esteróides (AINEs) por muito tempo foram considerados como uma causa estabelecida de úlcera péptica, nos dias de hoje, depois de muitos estudos evidencia-se que que esse risco não existe.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. B e D, estão corretas;
b. C, está correta, apenas;
c. B e C, estão corretas;
d. A, B e C, estão corretas;
e. A e C, estão corretas.
O Eletrocardiograma (ECG) de repouso é um método diagnóstico não invasivo, seguro, reprodutível e de baixo custo que fornece um registro da atividade elétrica do coração. A análise do traçado cardíaco, ocorre através do reconhecimento do ciclo cardíaco que consiste na contração (sístole) e relaxamento (diástole), cujos eventos podem ser gravados através do eletrocardiógrafo e observados no traçado dos registros elétricos através de ondas e linhas de base. Analise as afirmações a seguir.
A.   A colocação dos eletrodos precordiais V5 e V6, no sexto espaço intercostal, ou mesmo inferiores, pode alterar amplitudes utilizadas no diagnóstico de sobrecarga ventricular.
B.   O Ritmo Sinusal é um ritmo fisiológico do coração, que se origina no nodo atrioventricular esquerdo, observado no ECG de superfície pela presença de ondas P positivas.
C.   O segmento ST no ECG, representa a linha reta do final do complexo QRS com o começo da onda T; corresponde ao tempo final da despolarização ventricular até o início da repolarização ventricular.
D.   O bloqueio atrial é diagnosticado analisando a duração e a morfologia dos complexos QRS que se apresentam alargados com duração ≥ 120 ms como condição fundamental.
E.    É correto caracterizar arritmias cardíacas como alterações na frequência, formação e/ou condução do impulso elétrico através do miocárdio, vistas por meio do exame físico ou ECG.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A e E, estão corretas;
b. A, C e E, estão corretas;
c. B, está correta, apenas;
d. A, C e D, estão corretas;
e. A, B, D e E, estão corretas;
O fígado, a maior glândula do corpo, pode ser considerado uma fábrica química que produz, armazena, altera e excreta um grande número de substâncias envolvidas no metabolismo, tornando-se muito importante ao funcionamento do organismo. A vesícula biliar está ligada ao fígado conecta-se ao ducto biliar por meio do ducto cístico, funciona como um local de armazenamento da bile. Nesse contexto analise as afirmações a seguir.
 
a)   As principais situações que afetam a drenagem da bile para o fígado são: inflamação do sistema biliar e carcinoma que obstrui a árvore biliar.
b)   Colecistite acalculosa é caracterizada por pela inflamação da vesícula biliar em decorrência de uma obstrução por cálculo que obstrui o efluxo biliar, iniciando assim uma reação química da bile na vesícula biliar.
c)    Principais características das mulheres afetadas por colelitíase são, ter idade superior a 40 anos, multíparas e obesas, em uso de contraceptivo hormonal e ser portadora de diabetes.
d)   Uma complicação grave que pode acontecer é a pancreatite aguda de causa biliar, representando aproximadamente 60% dos casos dessa condição clínica.
e)    A principal função da bile é a emulsificação e decomposição de grandes glóbulos de lipídeos, é composta por água, sais biliares, colesterol, lecitina, pigmentos e o principal é a bilirrubina e também por diversos íons.
Assinale a alternativa correta:
 
Escolha uma:
a. A e E, estão corretas;
b)   B e D, estão corretas;
b.  B e D, estão corretas;
c.  A, D e E, estão corretas;
d.  B, está correta, apenas;
e.  C, D e E, estão corretas.
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células e que invadem tecidos e órgãos. Essas dividem-se rapidamente, com uma tendência de ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Sobre o câncer analise as afirmativas a seguir:
a.    O câncer raramente surge a partir de uma mutação genética, geralmente ele ocorre devido a exposição externa aos carcinógenos, conhecidos como substâncias teratogênicas ou mutagênicas.
b.    No mecanismo de metástase pode-se dizer que a linfa e osangue são os últimos mecanismos pelos quais as células cancerosas se proliferam, a disseminação neural é o caminho mais comum de metástase.
c.    Na disseminação hematogênica é correto afirmar que poucas células malignas conseguem sobreviver no ambiente hostil que encontram, as que sobrevivem prendem-se ao endotélio e atraem fibrina, plaquetas e fatores de coagulação como proteção contra o sistema imune.
d.    Pode-se dizer que a taxa de crescimento de uma célula benigna é baixa, enquanto na maligna é alta; atipias celulares são raras em células benignas e frequentes em células malignas; metástases não surgem nas células benignas mas podem estar presentes quando há malignidade.
e.    Na angiogênese à medida que o tumor cresce as células ficam sem oxigênio e secretam então o Fator de crescimento endotelial vascular – VEGF. Com novos vasos, terá a oferta de oxigênio e nutrientes necessários, fazendo com que o tumor estabilize seu crescimento. 
Assinale as alternativas corretas:
Escolha uma:
a. C e D, estão corretas;
b. B e D, estão corretas
c. A, B e E, estão corretas;
d. B, apenas está correta;
e. B e D, estão corretas;
O sistema de estadiamento do câncer mais utilizado é o preconizado pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), denominado Sistema TNM de Classificação dos Tumores Malignos. Esse sistema baseia-se na extensão anatômica da doença, levando em conta as características do tumor primário (T), as características dos linfonodos das cadeias de drenagem linfática do órgão em que o tumor se localiza (N), e a presença ou ausência de metástases a distância (M). Estes parâmetros recebem graduações, geralmente de T0 a T4, de N0 a N3 e de M0 a M1, respectivamente. Analise as afirmativas que seguem.
A.   O tratamento para os estágios do câncer de mama I a III geralmente inclui cirurgia e radioterapia, muitas vezes junto com a quimioterapia ou outras terapias  medicamentosas antes ou após a cirurgia. 
B.   Com relação ao câncer do colo do útero, pode-se classificar como estádio I, quando o câncer invade as estruturas bem próximas, como a vagina e o paramétrio;
C.   Ainda nesse tipo de câncer (colo do útero) o estádio III se caracteriza por invasão das estruturas vizinhas, mais distantes;
D.   No Câncer de próstata o estágio I, o tumor ainda está confinado à próstata, sem comprometimento dos nódulos linfáticos e outros órgãos;
E.    Ainda no câncer de próstata o estágio IV, o tumor se espalhou e pode ter atingido as vesículas seminais, sem comprometimento dos gânglios linfáticos ou outros órgãos.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A e C, estão corretas;
b. B, C e E, estão corretas;
c. A e E, estão corretas
d. B, está correta apenas;
e. A, C e D, estão corretas.
 A asma é uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns, juntamente com a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica. As principais características dessa doença pulmonar são dificuldade de respirar, chiado e aperto no peito, respiração curta e rápida. Os sintomas pioram à noite e nas primeiras horas da manhã ou em resposta à prática de exercícios físicos, à exposição a alérgenos, à poluição ambiental e a mudanças climáticas.
Fonte: Ministério da Saúde. Asma: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. 2019.
Sobre a asma, assinale a assertiva INCORRETA.
Escolha uma:
a. A asma não tem cura, mas com o tratamento adequado os sintomas podem melhorar e até mesmo desaparecer ao longo do tempo
b. A confirmação do diagnóstico e a classificação da gravidade da asma brônquica é feito a partir do resultado do exame de oximetria.
c. Vários fatores ambientais e genéticos podem gerar ou agravar a asma. Entre os aspectos ambientais estão a exposição à poeira e barata, aos ácaros e fungos, às variações climáticas e infecções virais
d. Para os fatores genéticos - característicos da própria pessoa -, destacam-se o histórico familiar de asma ou rinite e obesidade, tendo em vista que pessoas com sobrepeso têm mais facilidade de desencadear processos inflamatórios, como a asma.
e. A exposição a alérgenos produz uma broncoconstrição aguda em pacientes asmáticos.

Mais conteúdos dessa disciplina