Buscar

Engenharia de software - unidade 1

Prévia do material em texto

Unidade 1
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
Relacione os elementos das duas colunas abaixo, onde a primeira define o tipo de software e a segunda a sua aplicabilidade.
A - Básico
B - De tempo real
C - Comercial
D- Científico e de Engenharia
E - Embutido
F - De computação pessoal
G - De inteligência artificial
( ) Sistemas de operações comerciais e tomadas de decisões administrativas.
( ) Usado para controlar produtos e sistemas para os mercados industriais e de consumo.
( ) Coleção de programas escritos para dar apoio a outros programas.
( ) Caracterizado por algoritmos de processamento de números.
( ) Faz uso de algoritmos não numéricos para resolver problemas que não sejam favoráveis à computação ou à análise direta.
( ) Software que monitora, analisa e controla eventos do mundo real.
( ) Envolve processamento de textos, planilhas eletrônicas, diversões etc.
A sequência correta é:
Resposta Correta:
Corretae.
C, E, A, D, G, B, F
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Hoje em dia, praticamente todos os países dependem de complexos sistemas com base em computadores. Cada vez mais os produtos incorporam, de algum modo, computadores e softwares de controle. Nesses sistemas, o software representa uma grande e crescente proporção do custo total do sistema. Por isso, produzir software de um modo que apresente uma boa relação custo-benefício é essencial para o funcionamento das economias nacionais e internacionais.
Tendo o tema Crise de Software como cenário, verifique a alternativa correspondente ao conteúdo estudado nesse módulo:
Resposta Correta:
Corretae.
Os problemas que originaram essa crise tinham relacionamento direto com a forma de trabalho das equipes. Eram problemas que não se limitavam a "sistemas que não funcionam corretamente", mas envolviam também dúvidas sobre como desenvolver e manter um volume crescente de software e ainda estar preparado para as futuras demandas.
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
Um método de Engenharia de Software é uma abordagem estruturada para o desenvolvimento de software cujo objetivo é facilitar a produção de software de alta qualidade, apresentando uma boa relação custo-benefício. Os componentes apresentados abaixo estão relacionados ao conceito de métodos segundo o autor Sommerville (2003).
Relacione os elementos das duas colunas abaixo, onde a primeira define o componente e a segunda a sua descrição.
A - Descrições de modelos de sistemas
B - Regras
C - Recomendações
D - Diretrizes de processo
( ) Restrições que sempre se aplicam a modelos de sistemas.
( ) Descrições das atividades que podem ser seguidas para desenvolver os modelos de sistema e a organização dessas atividades.
( ) Heurísticas que caracterizam (distinguem) a boa prática de projeto nesse método. Seguindo essas recomendações, deve-se chegar a um modelo de sistema bem-organizado.
( ) Descrições dos modelos de sistemas a serem desenvolvidos e a notação utilizada para definir esses modelos.
A sequência correta é:
Resposta Correta:
Corretae.
B, D, C, A
Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos
Conforme estudado na unidade 1, podemos dizer, de forma mais abrangente, que softwares são programas de computador com documentação associada e, ainda, com os dados de configuração necessários para fazer com que esses programas funcionem corretamente.
Leia as afirmativas abaixo relacionadas aos atributos essenciais de um software segundo o autor Sommerville (2003).
I - O software deve ser escrito de modo que possa evoluir para atender às necessidades mutáveis dos clientes. Esse é um atributo crucial, pois as modificações em um software são uma consequência inevitável de um ambiente de negócios em constante mutação.
II - O nível de confiança do software tem uma gama de características que incluem confiabilidade, proteção e segurança. O software confiável não deve ocasionar danos físicos ou econômicos, no caso de um defeito no sistema.
III - O software não deve desperdiçar os recursos do sistema, como memória e ciclos do processador. A eficiência, portanto, inclui a rapidez de resposta, o tempo de processamento, a utilização da memória, entre outros.
IV - O software deve ser utilizável, sem esforços indevidos, pelo tipo de usuário para quem foi projetado. Isso significa que ele deve dispor de uma interface apropriada com o usuário e de documentação adequada.
Assinale a alternativa correta:
Resposta Correta:
Corretab.
as alternativas I, II, III e IV são corretas
Pergunta 5
0 em 0,2 pontos
De acordo com os conceitos de Engenharia de Software apresentados pelos autores, leia as afirmativas abaixo:
I - Engenharia de Software é a criação e a utilização de princípios sólidos de Engenharia a fim de obter software de maneira econômica, que seja confiável e que trabalhe eficientemente em máquinas reais.
II - A Engenharia de Software foi desenvolvida em resposta aos problemas de construção de sistemas de software de grande porte e personalizados, destinados a aplicações industriais, governamentais e para o setor de defesa.
III - A Engenharia de Software está relacionada a todos os aspectos do desenvolvimento de sistemas baseados em computadores, incluindo hardware, software e Engenharia de Processo.
IV - Engenharia de Software é uma disciplina da Engenharia cuja meta é o desenvolvimento de sistemas de software com boa relação custo-benefício.
Assinale a alternativa correta:
Resposta Correta:
Corretae.
somente as alternativas I, II e IV são corretas

Continue navegando