Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
PROVA sistemas de gest e auditoria

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	Tiago da Silva Santos (1691553)
	
	Disciplina:
	Sistemas de Gestão e Auditoria Ambiental (GAM45)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:638431) ( peso.:1,50)
	Prova:
	19342920
	Nota da Prova:
	6,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O Marketing Ambiental (MA), também denominado de Marketing Verde ou Ecomarketing, é um mecanismo originado a partir da percepção da responsabilidade ambiental dentro das empresas, perante o ambiente do entorno (moradores, clientes, investidores). A respeito dos aspectos que permeiam a utilização da ferramenta do MA, analise as sentenças a seguir:
I- Reduz os riscos de punição (p. ex. multas) por parte dos órgãos ambientais governamentais a respeito de sérios impactos ambientais negativos que possam ocorrer somente quando forem lesadas populações humanas.
II- Promove um aproveitamento mais eficiente da matéria-prima utilizada nos processos fabris, pois reduz os custos de produção.
III- Auxilia na obtenção de financiamento junto a bancos de fomento, tais como o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).
IV- Possibilita uma melhoria na imagem da empresa perante as organizações não governamentais (ONGs) e, consequentemente, com relação à opinião pública frente às atividades que realiza.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	2.
	Os ecossistemas naturais têm sofrido diversos processos de degradação causados pelas atividades antrópicas. Entretanto, estes ambientes apresentam uma característica fundamental, a autodepuração. Sobre a autodepuração, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Trata-se da capacidade do ambiente em recuperar-se após uma perturbação (p. ex. queimada).
	 b)
	Ecossistemas aquáticos apresentam uma capacidade de autodepuração maior em relação aos ambientes aquáticos.
	 c)
	A intensidade da perturbação que ocorreu em um ecossistema não influencia sua capacidade de autodepuração.
	 d)
	A autodepuração pode ocorrer somente nos ecossistemas terrestres em áreas florestais.
	3.
	A fim de que seja obtida uma avaliação mais acurada sobre o cumprimento dos objetivos estabelecidos durante o planejamento do Sistema de Gestão Ambieintal (SGA), é importante definir os Indicadores de Desempenho Ambiental (IDA). Tratando destes indicadores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O montante de ideias sugeridas de forma voluntária visando à melhoria do SGA constitui um IDA.
(    ) A quantidade de dúvidas efetuadas e respondidas pela empresa em se tratando de sua atuação ambiental é pouco importante para ser utilizada como um IDA.
(    ) A quantidade de reclamações da comunidade do entorno da empresa com relação a problemas ambientais é um exemplo de IDA.
(    ) Subsídios empregados no SGA devem ser contabilizados junto ao faturamento da organização. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	4.
	O desenvolvimento tecnológico originado a partir da Revolução Industrial, com início no século XVIII, trouxe inúmeros benefícios. A partir do século XX, as tecnologias foram aprimoradas para as mais diversas finalidades (p. ex. indústrias química, automobilística, têxtil). Entretanto, este montante de inovações tecnológicas acarretou prejuízos significativos à saúde das pessoas e do meio ambiente. Sobre estes acontecimentos negativos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A facilidade de comunicação com o advento de novos meios de comunicação (p. ex. Internet).
	 b)
	A ocorrência de acidentes ambientais nucleares (p. ex. explosão nuclear na usina de Chernobil).
	 c)
	A criação de novas leis de modo a regulamentar as atividades realizadas pelas empresas.
	 d)
	O engajamento de organizações não governamentais (ONGs) em prol do meio ambiente.
	5.
	Um dos instrumentos mais importantes para a proteção dos recursos naturais, trata da avaliação de impacto ambiental, a qual é prevista no art. 225, inciso IV, § 1º, da Constituição Federal do Brasil/1988, incumbindo ao Poder Público: "exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade". Sobre o processo de licenciamento ambiental de empreendimentos ou atividades sujeitas à elaboração de EIA-RIMA, analise as sentenças a seguir:
I- O diagnóstico ambiental deve apresentar variáveis do meio físico, biológico e socioeconômico. 
II- Caso a elaboração de EIA-RIMA seja exigida no processo de licenciamento ambiental, a compensação ambiental é dispensável.
III- A área de influência abrange à dimensão espacial que pode sofrer impactos ambientais relativos ao empreendimento a ser instalado.
IV- Os impactos ambientais devem ser identificados e qualificados, considerando-se as fases de implantação e operação do empreendimento e, quando couber, a fase de desativação deste. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE:<http://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_14.12.2017/art_225_.asp>. Acesso em: 23 jan. 2019.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
Você não acertou a questão: Atenção! Esta não é a resposta correta.
	6.
	Para que uma política ambiental traduza as intenções de uma empresa no que tange às questões que envolvem a matéria ambiental/variáveis ambientais (p. ex.: geração de resíduos, comprometimento com a sustentabilidade, redução da poluição ambiental, entre outros), esta deve considerar algumas características. A respeito destas características, analise as sentenças a seguir:
I- Deve ser explanada à sociedade como um todo.
II- Deve ser divulgada para todos os colaboradores da empresa.
III- Deve apresentar um comprometimento de melhorias constantes.
IV- Deve ser criada unicamente para fins de obtenção da ISO 14001.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	7.
	Uma empresa, ao estabelecer sua política ambiental (PA), deve vislumbrar que esta é composta por uma gama de intenções da alta administração a respeito de todas as variáveis que permeiam sua relação com o meio ambiente. Desta forma, a PA deve apresentar as algumas características. Sobre essas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A PA deve apresentar comprometimento com a melhoria contínua da qualidade e com a prevenção de impactos ambientais negativos.
(    ) O estabelecimento de uma PA deve estar em consonância com as exigências da legislação perante os aspectos ambientais.
(    ) A publicação da PA deve abranger unicamente o público interno da empresa, sendo proibida a divulgação para a sociedade em geral.
(    ) A PA deve ser apresentada a todos os colaboradores da empresa, sem a necessidade de ser documentada.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	8.
	Na Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305 de 2010, encontra-se a seguinte definição: "material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou semissólido, bem como gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d'água, ou exijam para isso soluções técnica ou economicamente inviáveis
Página12