Buscar

202053_153019_TRABALHO AVALIATIVO - SEGUNDO BIMESTRE - TGD - Turma 1°A - Cachoeiro - 02 06


Prévia do material em texto

FACULDADE DO ESPÍRITO SANTO
 Credenciada pela Portaria/MEC No 084 de 16.01.2002 –
 D.O.U. de 18.01.2002.
CURSO: Direito - Noturno 				TURMA: 1º A.
DISCIPLINA: Teoria Geral do Direito			PROFESSORA: Paola Yazegy Perim
ALUNO: Ana Beatriz da Costa Campos - Matrícula: 2010442	
 Ariany da Silva Paz - Matrícula: 2011014
 Maria Eduarda Morais Carriço - Matrícula: 2010663
 Maristela Leite Guedes – Matrícula: 2010885
 William Rodrigues dos Anjos - 2010522
TRABALHO AVALIATIVO - SEGUNDO BIMESTRE 
Questão 01: No espaço abaixo o grupo deverá mostrar e explicar onde estão localizados na Lei 8.245/1991: A Parte Preliminar, Parte Normativa e as Disposições Finais. (Valor da questão: 0,75 pontos)
A parte preliminar inicia no enunciado do objeto e a indicação do âmbito de aplicação das disposições normativas. A parte normativa compreende o texto das normas de conteúdo substantivo relacionadas com a matéria regulada, e as disposições finais compreende as disposições pertinentes às medidas necessárias à implementação das normas de conteúdo substantivo, as disposições transitórias, se for o caso, a cláusula de vigência e a cláusula de revogação, quando couber.
Questão 02: No espaço abaixo o grupo deverá informar na parte normativa da Lei 8.245/1991 no mínimo um exemplo de: Artigo, Caput, Parágrafos, Incisos, Alíneas e Itens. Deverá ser analisado e identificado se a norma em questão contempla em seu texto normativo o agrupamento de artigos (Subseções; o de Subseções, a Seção; o de Seções, o Capítulo; o de Capítulos, o Título; o de Títulos, o Livro e o de Livros, a Parte; Tal possibilidade poderá também compreender agrupamentos em Disposições Preliminares, Gerais, Finais ou Transitórias, conforme necessário). OBS.: Em caso de não existência de algum dos dispositivos da parte normativa, o grupo deverá salientar neste espaço sua ausência. (Valor da questão: 0,75 pontos)
Caput: "Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes"; Alínea: "Idêntico Direito terá o promissário comprador e o promissário cessionário, em caráter irrevogável, com imissão na posse do imóvel e título registrado junto a matricula do mesmo"; Inciso: "Art.8º. I. Por mutuo acordo"; Artigo: "Art. 1º A locação de imóvel urbano regula-se pelo disposto nesta lei"; Parágrafo: " Parágrafo único. Ausente a vênia conjugal, o cônjuge não estará obrigado a observar o prazo excedente"; Itens: "1- De imóveis de propriedade da união, dos Estados e Municípios de suas autarquias e fundações públicas"; Livro: Presidência da República Casa Civil; Título: Da locação; Capítulo: Disposições gerais; Seção: Da locação em geral.
Questão 03: No espaço abaixo o grupo deve citar algumas das modificações que a Lei 8.245/1991 teve depois de sua publicação (Ex: Dispositivos alterados, revogados, incluídos, nova redação de dispositivos). OBS.: Em caso de não existência de algum dos dispositivos da parte normativa ou final, o grupo deverá salientar neste espaço sua ausência. (Valor da questão: 0,75 pontos).
A Lei de Locação apossa-se sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas aptos.
 A Lei 12.112/09 foi sancionada no dia 10/12/2009, ela incorpora a antiga Lei de Locação, aprimorando-a com novas regras que propiciou clareza. Em relação ao Direito Material foi modificado o Artigo 4°, 12, 39 e 40. No Direito Processual foram alterados os Artigos 59, 63 e 64. Em relação a Ação Revisional foi alterado somente um Artigo, o Artigo 68 da Lei. Com relação a Ação Renovatória foram modificados dois Artigos, o 71 e 74. De Artigos vetados tivemos o Artigo 13 § 3°, Artigo 52 § 3°, Artigo 74 § § 1°, 2°e 3°, inciso I e II e o Artigo 3° da Lei 12.112/2009.
Questão 04: A Lei 8.245/1991 teve período de vacatio legis? Explique detalhadamente essa pergunta. (Valor da questão: 0,5 pontos)
Sim, de acordo com o art.89 esta lei entrou em vigor sessenta dias após a sua publicação. Vacatio Legis ou vacância da lei, se trata da validação da lei no sistema jurídico, em que o poder punitivo do Estado não pode ser exercido. Pois o Vacatio Legis é o intervalo entre a data de publicação da lei e de sua entrada em vigor, no qual a lei é apenas observada pelos seus destinatários, mas não aplicada. Portando nesse período, a lei não tem obrigatoriedade, embora já exista no ordenamento jurídico.
Questão 05: É possível afirmar que os atributos de Validade, Vigência, Efetividade, Eficácia e Legitimidade encontram-se respeitados na lei 8.245/1991? Justifique. (Valor da questão: 0,25 pontos)
Sim, ela é válida porque o órgão que a expediu é competente para tal, atende aos preceitos da Constituição da República Federativa do Brasil, e respeitou legalmente os processos legislativos. Ela está em vigor, pois já pode ser aplicada, tendo sido assinada pelo presidente, publicada e passado o prazo para que entrasse em vigor. É efetiva, pois é observada pelos destinatários imediatos e mediatos. É eficaz, pois produz os efeitos sociais para os quais foi elaborada. E é legitima, pois possui validade ética e é considerada justa pela sociedade.
Questão 06: Com relação a aplicação da Norma Jurídica responda o que se pede de forma justificada. (Valor total da questão: 1,5 pontos)
a) A vigência da Lei 8.245/91 é determinada ou indeterminada? Explique. (Valor da questão: 0,5 pontos)
A Lei 8.245/91 é indeterminada, pois não possui termo fixo de duração. Foi elaborada para viger por tempo indeterminado e só perderá sua eficácia se outra lei posterior a modificar ou revogar.
b) A Lei 8.245/91 quanto a sua aplicabilidade territorial é configurada como Geral ou Particular? Explique. (Valor da questão: 0,5 pontos)
A Lei 8.245/91 é configurada como Geral, pois sua aplicação se dá em todo território Nacional, e não em determinados Estados ou Regiões do Brasil.
c) Quanto ao sistema que pertence, a Lei 8.245/91 pode ser classificada como norma: Nacional, Estrangeira ou Uniforme? Explique. (Valor da questão: 0,5 pontos)
A Lei 8.245/91 é uma lei Nacional, pois foi elaborada pelo Congresso Nacional e atinge os três entes Federados: União, Estados e Municípios.
2