Buscar

ÉTICA NA SAÚDE - ex 05

Prévia do material em texto

ETICA NA SAÚDE
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	SDE0622_A5_202001007679_V1 
	
	
	
	
	
	
	
		Aluno: ELLA AREIAS DOS SANTOS 
	Matr.: 202001007679
	Disc.: ÉTICA NA SAÚDE  
	2020.1 - F (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Leis relativas à interrupção da gravidez variam bastante de país para país, da proibição absoluta à despenalização em alguns casos e à permissão em todas as circunstâncias. Segundo dados da ONU, em dois terços de 195 países analisados, a interrupção da gravidez só é permitida quando a saúde física ou psíquica da mulher está ameaçada. Na metade desses países, a intervenção é permitida quando a gravidez é resultado de estupro ou incesto, ou se é comprovado que o feto possui alguma malformação que pode colocar sua vida em risco.  Somente um terço desses países leva em consideração a situação econômica ou social da mãe para permitir um aborto. (https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/deutschewelle/2017/11/18/). No BRASIL, o aborto:
	
	
	
	o aborto não é permitido em nenhuma circunstância.
	
	
	não é regulamentado por nenhuma lei.
	
	
	 
o aborto só é permitido em caso de estupro.
 
	
	
	a lei do aborto leva em consideração a situação econômica e social da mãe.
 
	
	
	só é permitido quando há risco de morte para a gestante, quando a gravidez resulta de  estupro ou quando o feto é anencéfalo.
	
Explicação: 
Existem condições previstas na legislação brasileira para a autorização de abortos legais (estupro e risco de vida materno) e propostas que flexibilizam estas condições estendendo-as à existência de anomalias fetais que implicam na possibilidade de doenças congênitas graves e irreversíveis (anencefalia, por exemplo). O código penal brasileiro, em seu artigo 128, desqualifica o aborto como crime em caso de gestação proveniente de estupro.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Leia a reportagem a seguir: "Cientistas das Universidades de Kyoto, no Japão, e Winsconsin, nos Estados Unidos, conseguiram recentemente obter iPS (sigla em inglês para 'célula-tronco pluripotente induzida'). (...) Induzí-las a um estado pluripotente (significa que elas passaram a ter o potencial de desenvolver-se em qualquer tipo de célula do corpo humano). Como este procedimento não carrega o peso moral envolvido na pesquisa com células embrionárias e tem custo reduzido, acredita-se que muitos laboratórios irão começar a trabalhar neste campo" (Jornal do Brasil, 02/12/2007). O desenvolvimento de novas tecnologias traz novas questões a serem pensadas. Assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	A implantação de novas tecnologias pode afetar diretamente o modo de vida da população, seu comportamento e hábitos.
	
	
	O mesmo instrumento pode servir a objetivos radicalmente distintos, portanto deve-se considerar a diferença existente entre a tecnologia em si e o uso que se fará dela.
	
	
	Certas tecnologias impactam a esfera macro da sociedade, envolvendo princípios de justiça e alocação de recursos na área de saúde.
	
	
	A cada nova tecnologia implementada, novos debates éticos se colocam para responder aos seus impactos.
	
	
	As novas tecnologias impactam negativamente a forma de vida da população, pois seus efeitos adversos são desconhecidos.
	
Explicação: 
Os conceitos morais dessas ações precisam estar fundamentados no Regulamenta os incisos II, IV e V do § 1o do art. 225 da Constituição Federal, estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados ¿ OGM e seus derivados, cria o Conselho Nacional de Biossegurança ¿ CNBS, reestrutura a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança ¿ CTNBio, dispõe sobre a Política Nacional de Biossegurança ¿ PNB, revoga a Lei no 8.974, de 5 de janeiro de 1995, e a Medida Provisória no 2.191-9, de 23 de agosto de 2001, e os arts. 5o, 6o, 7o, 8o, 9o, 10 e 16 da Lei no 10.814, de 15 de dezembro de 2003, e dá outras providências.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Acerca da reprodução humana e assistida, marque a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	Existem aspectos éticos vinculados à doação de espermatozoides, óvulos, embriões, à seleção dos embriões com bases na evidência da possibilidade de doenças congênitas e à maternidade substitutiva.
	
	
	A Resolução CFM 1358/92 institui que, a doação deve ser gratuita e não tem obrigatoriedade de preservar o anonimato entre receptores.
	
	
	Existem cerca de vinte diferentes critérios para o estabelecimento do início da vida humana.
	
	
	A história da medicina relata tentativas de realização de reprodução assistida a partir do final do século XVIII. 
	
	
	Existem aspectos éticos vinculados ao consentimento informado e à seleção de sexo da criança. 
	
Explicação: 
O artigo IV, parágrafo segundo, aponta que: Os doadores não devem conhecer a identidade dos receptores e vice-versa.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		As novas tecnologias têm sido aplicadas em relação às alternativas de manipulação genética, no desenvolvimento de técnicas de transplantes e também nos aspectos relacionados à fertilização e reprodução humana. Elas estão diretamente relacionadas à:
	
	
	
	Saúde Bovina
	
	
	Aquecimento Global
	
	
	Saúde Coletiva
	
	
	Doença Mental
	
	
	Intervenção Animal
	
Explicação: 
As  tecnologias desenvolvidas para a saúde e fertilização são sempre planejadas para o benefício coletivo.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Devemos entender o contexto cultural e social em que estamos inseridos. Desta forma abordaremos as três modalidades que exercem grande influência na reflexão ética: o individualismo, o hedonismo e o utilitarismo.
Qual destas afirmativas se aplica ao Utilitarismo?
	
	
	
	- considera que no hedonismo, a felicidade está no prazer, sendo ele sexual, no exercício da atividade intelectual ou artística ou na fruição da tranquilidade tirada do deleite. Na sociedade em que vivemos atualmente, é considerada hedonista porque troca todos os demais objetivos pela busca incessante pelo prazer.
 
	
	
	- Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	- quando não é possível encontrar o prazer, é preciso suprimir a dor a qualquer custo, ficando pelo menos, anestesiado. Por exemplo: pelas drogas (cocaína), que não trazem a felicidade ao usuário (muito pelo contrário, lhe cria muitos problemas), mas o tiram da realidade.
 
	
	
	- Assim, consideramos que a liberdade de escolha do indivíduo é o valor maior que deve ser respeitado. Qualquer situação que interfere na liberdade do sujeito é considerada incorreto.
 
 
	
	
	- o parâmetro utilizado é a relação custo/benefício. Ou seja, nesse contexto, o lucro e o prejuízo banalizam as ações morais, pois as ações e as relações são baseadas mediante os interesses, geralmente financeiros, do indivíduo.
 
	
Explicação: 
Em um primeiro momento, valoriza-se algo positivo: o justo desejo de que nossas ações produzam frutos. O problema desse raciocínio utilitarista é que, facilmente, entende-se que ¿só o que é útil tem valor¿. Na sociedade capitalista em que vivemos, rotineiramente vemos que nossas ações são determinadas pelo mercado. Isso é, que aqueles sujeitos considerados improdutivos, que representam um custo para a sociedade, que perderam ou que nunca tiveram condições físicas ou mentais para participar do sistema de produção de bens e valores eficientemente, são classificadas como ¿inúteis¿.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Devemos entender o contexto cultural e social em que estamos inseridos. Desta forma abordaremos as três modalidades que exercem grande influência na reflexão ética: o individualismo,o hedonismo e o utilitarismo.
Qual destas afirmativas se aplica ao Individualismo?
	
	
	
	- Os problemas surgem quando essa busca se torna o único referencial para todas as nossas ações. Reduz o desejo de felicidade a uma perspectiva de nível físico, material, sensorial.
	
	
	- coloca que a atitude mais importante para tomarmos uma decisão seja a reivindicação da liberdade, alinhada à garantia incondicional dos espaços individuais. Claramente todos concordam que a liberdade é um bem moral que precisa ser defendido.
	
	
	- Nenhuma afirmativa está correta.
	
	
	- o parâmetro utilizado é a relação custo/benefício. Ou seja, nesse contexto, o lucro e o prejuízo banalizam as ações morais, pois as ações e as relações são baseadas mediante os interesses, geralmente financeiros, do indivíduo. Em relação a esse parâmetro custo/benefício, Sgreccia 1996, relata: ¿Mas esse princípio não pode ser usado como único e fundamental, ¿comparando¿ bens não-homogêneos entre si, como quando se compara os custos em dinheiro com o valor de uma vida humana.¿
 
	
	
	- defende que a supressão da dor e a extensão do prazer constroem o sentido do agir moral. Quando se fala em suprimir a dor e estender o prazer, em um primeiro momento, pode parecer algo positivo.
	
Explicação: 
O individualismo coloca que a atitude mais importante para tomarmos uma decisão seja a reivindicação da liberdade, alinhada à garantia incondicional dos espaços individuais. Claramente todos concordam que a liberdade é um bem moral que precisa ser defendido. Porém, especialmente nesse caso, trata se de uma liberdade que se resume à busca de uma independência total. Dessa maneira, se partirmos do princípio que nós somos seres sociais, frutos de relações familiares e dependentes de vínculos sociais, essa independência torna-se impossível. Essas relações limitam as liberdades individuais e colocam responsabilidades diante das consequências dos atos individuais na vida dos outros. Os vínculos nos fortalecem, a independência nos fragiliza. Quando falamos de ¿liberdade¿ logo devemos considerar a ¿responsabilidade¿ dos nossos atos. Assim, consideramos que a liberdade de escolha do indivíduo é o valor maior que deve ser respeitado. Qualquer situação que interfere na liberdade do sujeito é considerada incorreto. 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		No que diz respeito ao Aborto o Brasil autoriza legalmente o mesmo em casos de: I ¿ Estupro II ¿ Risco de vida materno III ¿ Qualquer gravidez indesejada Está correto apenas o que se afirma em: 
	
	
	
	I e III
	
	
	I, II e III
	
	
	I e II
	
	
	III
	
	
	II e III
	
Explicação: 
Naturalmente que todas estas motivações ou condições, independente de aspectos legais, são profundamente conflitantes em termos éticos, pois implicam no direito a impedir o desenvolvimento da vida em função de critérios nem sempre absolutos.
 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		"No Brasil, as mulheres pobres, jovens e nordestinas são mais vulneráveis aos abortos inseguros. No ano passado [2006], a média diária foi de 686 internações no Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de complicações pós-aborto. O estudo diz que a população pobre é principal vítima porque não tem acesso a clínicas particulares nem remédios abortivos de menor risco do que práticas medievais como a introdução de agulhas de tricô que perfuram o útero, atingindo muitas vezes a bexiga ou o intestino da gestante." (WEBER, O Globo, 2007). A situação apresentada estabelece uma crítica a atual posição do Brasil no que diz respeito ao aborto. Sabe-se que atualmente o aborto é legalizado em algumas situações específicas. São elas:
	
	
	
	anencefalia, gravidez indesejada e solicitação do pai
	
	
	risco materno, solicitação do pai e síndrome de Down
	
	
	estupro, má formação congênita e gravidez indesejada
	
	
	risco de vida materno, estupro e anencefalia
	
	
	estupro, gravidez indesejada e paralisia infantil
	
Explicação: 
Existem condições previstas na legislação brasileira para a autorização de abortos legais (estupro e risco de vida materno) e propostas que flexibilizam estas condições estendendo-as à existência de anomalias fetais que implicam na possibilidade de doenças congênitas graves e irreversíveis (anencefalia, por exemplo).

Continue navegando