Buscar

Tópicos especiais (TE2015)

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Valdileia Pereira dos Santos (1048351)
	
	Disciplina:
	Tópicos Especiais (TE2015)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637255) ( peso.:3,00)
	Prova:
	20239151
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O multiculturalismo significa a existência de grupos de diversas culturas, assim como o embate político, econômico e social travado pelos diferentes grupos sociais na luta pelo respeito à diversidade. Sobre multiculturalismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Multiculturalismo significa a existência de grupos de diversas culturas convivendo de forma desarmônica.
(    ) O multiculturalismo é pluralista, porque as diferenças coexistem em um mesmo país ou região. 
(    ) Multiculturalismo implica na conquista de reivindicações das minorias ou grupos marginalizados, como os negros e índios.
(    ) No multiculturalismo há diálogo e convivência pacífica entre as culturas diversas. No entanto, esta coexistência pacífica significa negar as diferenças.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	2.
	Exclusão digital é um conceito que diz respeito às extensas camadas sociais que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da extensão das redes digitais. O problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contemporânea. Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a competição global. É fundamental para a invenção, para a inovação e para a geração de riqueza. As tecnologias de informação e comunicação (TIC) proveem uma fundação para a construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados. É nesse contexto que se aplica o termo exclusão digital, referente à falta de acesso às vantagens e aos benefícios trazidos por essas novas tecnologias, por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um mapeamento da exclusão digital no Brasil permite aos gestores de políticas públicas escolherem o público-alvo de possíveis ações de inclusão digital.
(    ) O uso das TIC pode cumprir um papel social, ao prover informações àqueles que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econômica.
(    ) O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses estão focados nas relações entre os indivíduos e, aqueles, na relação entre o indivíduo e a natureza.
(    ) O maior problema de acesso digital no Brasil está na deficitária tecnologia existente em território nacional, muito aquém da disponível na maior parte dos países do primeiro mundo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	3.
	De acordo com Braga et al (2005), o desenvolvimento de nossa sociedade, tanto industrial como a urbana, ocorreu de forma desordenada, principalmente por não conhecer limites e planejamentos, causando, assim, poluição e degradação ambiental. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Conforme a população expande, a natureza se mantém estagnada.
(    ) O ser humano buscar intervir na natureza quando se trata de satisfação de desejos e necessidades sem possuir o pensamento global.
(    ) O aumento mundial da população gera conflitos quando se trata de assuntos que abrangem os recursos e uso de espaço.
(    ) As demandas socioambientais surgiram do resultado de mudanças de atitude e contextualização política das demandas ambientais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRAGA, Benedito et al. Introdução à engenharia ambiental. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	4.
	Os biomas se desenvolvem em diferentes ambientes, podendo ser florestas, campos etc. As florestas podem ser temperadas e equatoriais  (tropicais). Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um exemplo de floresta temperada:
	 a)
	Floresta Amazônica.
	 b)
	Floresta da Indonésia.
	 c)
	Floresta do Congo.
	 d)
	Mata de Araucária, no sul do Brasil.
	5.
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB - (Lei Nº 9.394/96) tem como objetivo enfatizar que a educação é um direito. Ela fortalece um currículo integrado e é a base para assegurar os direitos fundamentais da sociedade, partindo do princípio de que um caminho para se chegar a este objetivo é a valorização do profissional da educação escolar. Sobre os fundamentos necessários à formação dos profissionais da educação, analise as afirmativas a seguir:
I- O profissional da educação terá formação básica sólida.
II- Associação entre diversas teorias, mediante os estágios em bibliotecas.
III- Aproveitar-se-ão experiências anteriores, por meio das quais o profissional ampliou a sua formação.
IV- O profissional da educação escolar tem o desafio de construir um novo conhecimento e prová-lo através de capacitações.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	6.
	A discussão sobre a probabilidade de um desenvolvimento da humanidade ser compatível com as necessidades atuais e futuras ? o chamado desenvolvimento sustentável (DS) ? tem marcado diversos setores. A pesquisa do setor turístico no Brasil é um importante objeto de estudo no país, particularmente o setor de gestão de hospedagem de pequeno e médio porte, que tem encarado a questão ambiental (PERES JR.; REZENDE, 2011). Sobre o tema da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em 2012, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Desenvolver a estrutura institucional para o DS.
(    ) Recomendar a criação de uma revolução no saneamento básico.
(    ) Criar o relatório Brundtland.
(    ) Falar sobre a importância da economia verde.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PERES JR., Miguel R.; REZENDE, Daniel C. de. Gestão da sustentabilidade no segmento hoteleiro: estudo dos meios de hospedagem de Monte Verde, MG. Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 234-252, ago. 2011. Disponível em: <http://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/index.php?journal=caderno>. Acesso em: 24 jul. 2015.
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	7.
	A cultura, assim como a arte, é dinâmica, vai mudando conforme o tempo e o espaço. A cultura deve ser estudada a partir de três concepções: erudita, popular e de massa. Sobre essas três concepções de cultura, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Cultura erudita. 
II- Cultura popular. 
III- Cultura de massa.
(    ) Cultura proveniente de estudos, pesquisas e que geralmente está associada às instituições acadêmicas.
(    ) Cultura ligada às novas tecnologias e com os meios de comunicação. 
(    ) Cultura relacionada ao que pertence à maioria do povo e que não é ensinada necessariamente em espaços formais de educação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	II - III - I.
	8.
	Quando falamos em avanços tecnológicos logo vem em mente os celulares de última geração, multifuncionais. Interessante observar que, no início da revolução tecnológica, o desafio dos fabricantes era produzir um aparelho com o menor tamanho e peso, bem diferente dos antigos "tijolos". Contudo, na atualidade as pessoas preferem celularescom telas cada vez maiores, dada a infinidade de funções que o aparelho oferece para comunicação e entretenimento. Sobre as tendências organizacionais do século XXI, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O aumento do acesso aos meios de comunicação portáteis e a agilidade no envio de mensagens via internet, favoreceram a criação de redes sociais, comunidades virtuais e vendas on-line.
	 b)
	A ampliação das redes sociais e WhatsApp comprometeu a efetiva comunicação entre as pessoas, de modo a garantir a eficácia na comunicação e o aprendizado coletivo.
	 c)
	O surgimento das redes sociais e WhatsApp dificultou a efetiva comunicação entre as pessoas, de modo a garantir a eficácia na comunicação e o aprendizado coletivo.
	 d)
	A redução no acesso aos meios de comunicação portáteis e a agilidade no envio de mensagens via internet, favoreceram a criação de redes sociais e comunidades virtuais.
	9.
	Com a globalização da economia social por meio das organizações não governamentais, surgiu uma discussão do conceito de empresa, de sua forma de concepção junto às organizações brasileiras e de suas práticas. Cada vez mais é necessário combinar as políticas que priorizam modernidade e competitividade com incorporação dos setores atrasados mais intensivos de mão de obra. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O terceiro setor, em geral, é uma mistura dos dois setores clássicos da sociedade, o público representado pelo Estado, e o privado representado pelo empresariado.
(    ) É o terceiro setor que viabiliza o acesso da sociedade à educação e ao desenvolvimento de técnicas industriais, econômicas, financeiras, políticas e ambientais.
(    ) A responsabilidade social tem resultado na alteração do perfil corporativo e estratégico das empresas, que têm reformulado a cultura e a filosofia que orientam as ações institucionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - V - V.
	10.
	O Brasil possui uma divisão sociopolítica, na qual encontramos o Primeiro Setor (caracterizado pelo Estado), o Segundo Setor (que abarca as instituições privadas) e o Terceiro Setor contempla as Organizações Não Governamentais (ONGs), que têm algumas particularidades:
"No que concerne às formas como as ONGs se movem no espaço público, vale chamar a atenção para o potencial de construção de redes, abrangendo os espaços locais, regionais e globais, como também as potencialidades de incluir, nessas redes, desde organizações internacionais, como as do sistema ONU e fundações financiadoras, até grupos semimarginalizados em bairros da periferia das grandes cidades. A noção de rede em relação às ONGs pode ser pensada de duas formas: uma é a rede entre ONGs incluindo também os movimentos sociais, na qual cada organização é ponto de transmissão para outras, maiores ou menores, locais ou globais. Outra forma de pensar a rede é como um espaço tridimensional onde as ONGs funcionam não apenas como pontos de transmissão, mas como pontos nodais, que acumulam e distribuem informações, acumulam poder, credenciam-se como representantes fazendo a ligação entre o Estado e a sociedade em geral." (PINTO, 2006, p. 658)
Sobre as ONGs, analise as afirmativas a seguir:
I- Atualmente servem para pressionar o governo para que tenha uma atuação mais social, e não apenas com fins políticos.
II- Por depender de repasses financeiros, as ONGs possuem uma limitação em um determinado conjunto da sociedade.
III- Tem fins políticos e financeiros e prestam poucos serviços sociais, apenas se limitando a uma classe social.
IV- A maior preocupação das ONGs são os serviços sociais, para todas as classes sociais mais especificamente com as de baixa renda, que não possuem acesso a determinados serviços.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PINTO, C. R. J. As ONGs e a política no Brasil: presença de novos atores. DADOS ? Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 49, n. 3, 2006.
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2010) No final do século XX e início do século XXI, começam a ocorrer sérias alterações na atmosfera. A emissão do CO2, resultante da queima de combustíveis em diversos tipos de motores, contribui de forma especial para o aquecimento global. Surgem, ou intensificam-se, no transcorrer desse período, correntes de pensamento voltadas à preservação do meio ambiente e preocupadas em encontrar formas pelas quais as pessoas possam satisfazer suas necessidades sem comprometer a qualidade de vida de futuras gerações. Nesse contexto, surge o chamado marketing ambiental, que divulga e promove ações como a substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis. Com relação a esse assunto e quanto à utilização da gasolina e do etanol, avalie as afirmativas a seguir:
I- O consumo do etanol é incentivado por ações de marketing ambiental, pois o CO2 emitido pela queima desse biocombustível é mais leve e, logo, menos poluente.
II- A utilização do etanol deve ser incentivada pelo fato de esse biocombustível, ao contrário da gasolina, não agregar carbono proveniente de material fóssil ao ciclo de carbono que se desenvolve na superfície do planeta.
III- O etanol e a gasolina geram praticamente a mesma emissão quantitativa de CO2, resultando, portanto, em prejuízo ambiental semelhante, pois não há diferença química entre o CO2 emitido pela queima da gasolina e aquele emitido pela queima do etanol. 
IV- O uso do etanol em substituição à gasolina é medida incentivada pelo marketing ambiental devido principalmente às vantagens que pode trazer aos usineiros e à população que vive dos ganhos com a cultura de cana-de-açúcar, já que os benefícios ao meio ambiente são mínimos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	I e IV.
	 b)
	II.
	 c)
	I.
	 d)
	III.
	12.
	(ENADE 2008) A educação, direito público subjetivo do cidadão e dever do Estado, tem etapa compulsória na qual as crianças devem ser matriculadas em unidade escolar a fim de receber instrução obrigatória. A duração dessa etapa compulsória foi ampliada pela Lei n. 11.274/2006, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), concedendo um prazo para sua implantação pelos diferentes sistemas de ensino. Julgue os itens a seguir, relativos à etapa compulsória da educação no Brasil.
I- A fixação da etapa compulsória foi feita pela Constituição Federal, que estabelece o Ensino Fundamental como etapa obrigatória e gratuita para todos os cidadãos.
II- O Ensino Fundamental, de oito anos segundo a LDB de 1996, passou a ter nove anos em 2006, com a alteração daquela lei, tendo agora início aos seis anos.
III- A Lei n. 11.274/2006 incorporou a Educação Infantil ao Ensino Fundamental, daí a ampliação da duração dessa etapa da educação básica.
Assinale a opção correta:
	 a)
	Apenas os itens I e III estão certos.
	 b)
	Apenas os itens I e II estão certos.
	 c)
	Apenas o item I está certo.
	 d)
	Apenas os itens II e III estão certos.
Prova finalizada com 12 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando