Buscar

As 95 Teses de Martinho Lutero

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No ano de 1517, o monge agostiniano alemão Martinho Lutero publicou as “95 Teses”, nas quais fazia críticas às práticas e aos dogmas da Igreja Católica do seu tempo. Entre os diversos aspectos do luteranismo, assinale a opção que corresponde à ênfase de que apenas através da ação individual o ser humano pode conquistar a salvação da alma. 
 Ocultar opções de resposta 
A realização dos cultos em língua pátria, não mais em latim, que dificultava a compreensão por parte dos fiéis. 
 
A condenação à idolatria dos santos, das imagens e das relíquias, permitidas pela Igreja Católica. 
 
Lutero considerava que a relação entre o indivíduo e Deus deveria ser direta, sem a interferência dos sacerdotes, pois cada pessoa poderia interpretar livremente a Bíblia, além de ela ser responsável pelos seus próprios atos e pelo arrependimento. 
 
A defesa de que o dinheiro arrecadado dos fiéis, através dos dízimos e das ofertas, deveria ser investido na própria paróquia de origem, e não enviado para Roma, sede da Igreja Católica. 
 
A venda de indulgências, o “perdão dos pecados”, o que fazia com que as pessoas mais ricas não se arrependessem de fato dos seus erros, mas sim comprassem um lugar no paraíso, sendo que, supostamente, a Igreja Católica teria a autoridade de fazer a intermediação da venda, algo concedido por Deus.

Continue navegando