MÉTODOS SÍSMICOS
11 pág.

MÉTODOS SÍSMICOS


DisciplinaGeologia9.279 materiais68.157 seguidores
Pré-visualização1 página
MÉTODOS SÍSMICOS
Geologia
1
Integrantes
Isaac Rodrigues
Pablo Rodrigues
Pedro Henrique
Vinicius Davi
2
MÉTODOS SÍSMICOS
MÉTODOS SÍSMICOS
Baseia-se na emissão de ondas sísmicas artificiais em sub-superfície ou no mar captando os ecos depois de percorrerem determinada distância para o interior da crosta terrestre e então retornando para a superfície.
ONDAS SÍSMICAS
Qualquer vibração mecânica percebida pelos sentidos humanos que parte de uma fonte geradora e se propaga até onde possa ser detectado.
	Ondas compressionais 		 Ondas cisalhantes
Como podem ser gerados?
Explosivos
Ar comprimido Queda de pesos Vibração
MÉTODOS SÍSMICOS
Ondas compressionais 			 Ondas cisalhantes
REFLEXÃO
Método que observa o comportamento das ondas sísmicas após penetrarem na crosta e serem refletidas à superfície e então detectadas por sensores.
É o principal método utilizado na prospecção de gás e petróleo por fornecerem detalhes e estrutura da crosta, bem como de propriedades físicas da camadas que a compõem.
5
REFRAÇÃO
Método que observa o comportamento das ondas sísmicas que propagam-se em uma sub-superfície e viajam a grandes distâncias , sendo captadas por sensores.
As informações obtidas por este método geralmente trazem informações pouco detalhadas das regiões abaixo da superfície, situadas entre o ponto de detonação e o ponto de captação
6
EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO
INVESTIGAÇÕES HIDROLÓGICAS
INSTRUMENTAÇÃO UTILIZADA
GPR
GEOFONE
AMPLIFICADOR ELETRONICO
9
APLIACAÇÃO NA ENGENHARIA CIVIL
10
CONCLUSÃO
A análise sísmica nos dias atuais tem crescido muito em função dos avanços no desenvolvimento de algoritmos, associados ao incremento de tecnologias computacionais como o desenvolvimento de máquinas com múltiplos processadores, onde a comunicação entre os processadores é mais eficiente e permite alocação de grandes volumes sísmicos, monitores e óculos para visualização em outras dimensões, diminuindo o tempo de investigação, administração das reservas e economia de recursos.
11